terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Sessão Solene oficializa posse de Presidente e Vice do Botafogo

 

 Em Sessão Solene do Conselho Deliberativo do Botafogo, realizada nessa segunda-feira e presidida no início por Edson Alves Júnior, até então presidente do referido Conselho, tomaram posse oficialmente como Presidente e Vice-Presidente do clube, para o quadriênio 2021/2024, Durcesio Mello e Vinícius Assumpção.

 A Sessão Solene teve início com a execução do hino do Botafogo. O então presidente do Conselho, Edson Alves Júnior, citou as dificuldades enfrentadas em função da pandemia e informou que haveria transmissão da Sessão pela Botafogo TV. Foi prestado um minuto de silêncio para pessoas ligadas ao clube que haviam falecido recentemente.

 Edson agradeceu aos demais membros da mesa, não presentes por conta da pandemia, pelo trabalho durante os 2 anos que esteve a frente do Conselho e prestou sua homenagem ao Dr. Jorge Aurélio Ribeiro Domingues, já falecido, a quem considera como eterno presidente do Conselho Deliberativo.

 Passou-se então para a apuração para a mesa diretora do Conselho Deliberativo, que foi eleita com 169 votos “sim”, 29 votos “não” e nenhum voto em branco ou nulo, totalizando 198 votos. A seguir, o então presidente do Conselho, Edson Alves Júnior, chamou para ocuparem seus cargos na mesa diretora do Conselho: 1º e 2º secretários; 1º e 2º vice-presidentes; o novo presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Mauro Sodré Maia, que o substituirá a partir desse momento.

 Dando prosseguimento à Sessão Solene, o novo presidente do Conselho Deliberativo, Mauro Sodré Maia, disse que era uma honra assumir a presidência do Conselho, junto aos demais integrantes da mesa diretora. Informou os seguintes resultados:

- Conselho Fiscal - eleito com 164 votos “sim”, 29 votos “não” e 5 votos em branco;

- Junta de Julgamento e Recurso - eleita com 153 votos “sim”, 43 votos “não” e 2 votos em branco;

- Comissão Permanente - eleita com 150 votos “sim”, 45 votos “não” e 3 votos em branco;

- Vice-presidência de Esportes Gerais - indicado Daniel Pereira Junior - homologado com 135 votos “sim”, 57 votos “não” e 6 votos em branco;

- Vice-presidência de Remo - indicado Hilário Gouvea Vieira - homologado com 154 votos “sim”, 41 votos “não” e 3 votos em branco;

- Vice-presidência Social - indicado Thiago Carvalho Sallibi - homologado com 134 votos “sim”, 59 votos “não” e 5 votos em branco;

- Vice-presidência Jurídica - indicado Marcelo Chalhoub Barbieri - homologado com 128 votos “sim”, 63 votos “não” e 7 votos em branco.

 Mauro Sodré comunicou que a vice-presidência de Futebol e a vice-presidência de Finanças serão ocupadas, respectivamente e momentaneamente, pelo Presidente e Vice-Presidente eleitos do Botafogo, Durcesio Mello e Vinícius Assumpção.

 Os novos vice-presidentes, cujos nomes foram homologados na Sessão, assinaram seus respectivos termos de posse.

 Mauro Sodré fez a leitura de uma carta de Durcesio Mello, com esclarecimentos sobre a situação das demais vice-presidências, ainda sem nomes indicados, e cita a possibilidade de diminuição de vice-presidências, por meio de fusões e/ou supressões.

 Mauro Sodré, se dirigindo ao Conselho, agradeceu a confiança do Presidente Durcesio ao seu nome, agradeceu aos demais membros do Conselho e disse que é com honra que assume a presidência do Conselho Deliberativo do Botafogo, o que o enche de responsabilidade e quer traduzir em demonstrações de como o Conselho pode e deve contribuir para as transformações necessárias no clube. Segundo Mauro, o Botafogo não tem tempo e é preciso produzir ações efetivas com otimização de tempo. Disse que o Conselho precisa estar certo de suas competências, de suas atribuições, o que permitirá que trabalhe efetivamente, não podendo se perder em discussões laterais. Falou que não pretende permitir que ali se entre o rancor e que a partir de hoje somos um só Conselho, sem bandeiras de grupos políticos internos. Ressaltou que a única bandeira que deve tremular é a do Botafogo. Segundo Mauro, a Assembleia Geral mostrou que queria uma renovação, que é percebida nesse Conselho Deliberativo. A renovação não pode se dar somente em relação a pessoas, mas também em atitudes, comportamentos e posturas. Disse que será defensor de um ambiente saudável, com debate de ideias, de construção de soluções, com um Conselho propositivo, independente, como reza o estatuto, e que possa contribuir para o fortalecimento institucional. Ressaltou também que se não são responsáveis diretos pelo estágio em que o clube chegou, são a partir de agora responsáveis para uma solução e para isso precisam ser eficientes. Disse querer dedicar parte de sua vida para buscar soluções para o Botafogo e que não precisa viver de retórica, sendo uma pessoa que fala e faz. Disse que o Conselho é qualificado e precisa usar suas qualidades em favor do Botafogo, não podendo se deixar perder por vaidades ou qualquer valor que não venha ajudar o clube.

 Após seu discurso, Mauro chamou para assinarem seus termos de posse o Presidente e o Vice-Presidente eleitos, respectivamente, Durcesio Mello e Vinícius Assumpção.

 Antes de discursar, o Presidente Durcesio informou que o ex-Presidente Nelson Mufarrej não pode estar presente por estar com suspeita de covid. Elogiou o ex-Presidente pela transição ocorrida. Disse que tem um sonho de unir todos os botafoguenses em prol do clube.

 Em seu discurso, Durcesio disse que foi uma transição exemplar. Considerou que os desafios são enormes, a começar pela grave crise financeira, que exigirá grande esforço. Falou da intenção de construir um Botafogo profissional e uma gestão com ética e transparência. Destacou a apaixonada torcida como maior patrimônio do clube. Disse que mudanças, como modelo de gestão e de conduta, serão muito importantes para o Botafogo que pretendem construir e é preciso criatividade e inovação. Para o projeto da gestão, além da profissionalização, destacou:

- incentivo aos esportes olímpicos totalmente autossustentáveis, o que requer a recuperação das CND’s;

- melhorar e revitalizar as sedes;

- criação do Instituto Glorioso, visando capacitar e valorizar os ex-atletas do clube;

- viabilizar projetos sociais para o estádio Nilton Santos, para o Mourisco Mar e, eventualmente, outras sedes;

- capacitar nossas estruturas de apoio aos atletas e trabalhar para que tenhamos um CT de altíssimo nível;

- fortalecer e tornar mais amigável o programa de sócio torcedor, tornando mais factível o direito de voto dos mesmos, se possível já para a próxima eleição, afinal não é bom o destino de um clube com a grandeza do Botafogo ser decidido por apenas 800 a 1000 pessoas.

 Por fim, agradeceu aos seus familiares pelo apoio.

 Após a execução do hino do clube, o presidente do Conselho, Mauro Sodré, deu por encerrada a Sessão Solene.


 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: