domingo, 14 de janeiro de 2018

Conhecendo o Estadual 2018 - resumo do regulamento

 A fase principal do Estadual 2018 terá a participação de 12 equipes, sendo duas que virão da fase preliminar (grupo A), que é disputada por seis equipes, dentre as quais sairão também as duas rebaixadas.

 As 12 equipes estão divididas em dois grupos (B e C) e o Botafogo compõe o grupo C, ao lado de Fluminense, Madureira, Boavista, Portuguesa e Macaé (2º colocado na fase preliminar).

 A fase principal terá 1º turno (Taça Guanabara), 2º turno (Taça Rio), semifinal e final.

 Na Taça Guanabara, as equipes enfrentarão os componentes do próprio grupo, em 5 rodadas, com os 2 primeiros colocados de cada grupo se classificando para as semifinais do turno.

 Se duas ou mais equipes terminarem empatadas em pontos ganhos em seus grupos no 1º turno, os critérios de desempate serão:

- Maior nº de vitórias no grupo;
- Maior saldo de gols no grupo;
- Maior nº de gols pró no grupo;
- Confronto direto no grupo;
- Menor nº de cartões amarelos e vermelhos;
- Sorteio.

 Após as 5 rodadas da Taça Guanabara, os cartões amarelos serão zerados, com exceção do terceiro cartão, cuja suspensão automática deverá ser cumprida.

 Os cartões amarelos e vermelhos aplicados nas partidas semifinais e final da Taça Guanabara continuarão valendo para a Taça Rio.

 As semifinais da Taça Guanabara serão disputadas em partida única e terão os seguintes confrontos: 1º do grupo B x 2º do grupo C e 1º do grupo C x 2º do grupo B. As equipes que se classificaram em 1º em seus grupos terão direito ao mando de campo e vantagem do empate.

 Os vencedores dos jogos semifinais farão a final da Taça Guanabara em partida única, com sorteio do mando de campo e sem vantagem de pontos para nenhuma das equipes. Havendo empate, a decisão será por meio de cobrança de pênaltis.

 Na Taça Rio (2º turno), as equipes de um grupo enfrentarão as do outro grupo, em 6 rodadas, com as duas primeiras classificadas de cada grupo avançando para as semifinais.

 Se duas ou mais equipes de um mesmo grupo terminarem a Taça Rio com a mesma pontuação, os critérios de desempate serão os seguintes:

- Maior nº de vitórias no grupo;
- Maior saldo de gols no grupo;
- Maior nº de gols pró no grupo;
- Menor nº de cartões amarelos e vermelhos;
- Sorteio.

 Após as 6 rodadas da Taça Rio, os cartões amarelos serão zerados, com exceção do terceiro cartão, cuja suspensão automática deverá ser cumprida.

 Os cartões amarelos e vermelhos aplicados nas partidas semifinais e final da Taça Rio continuarão valendo para as semifinais e final do Estadual.

 As semifinais da Taça Rio serão disputadas em partida única e terão os seguintes confrontos: 1º do grupo B x 2º do grupo C e 1º do grupo C x 2º do grupo B. As equipes que se classificaram em 1º em seus grupos terão direito ao mando de campo e vantagem do empate.

 Os vencedores dos jogos semifinais farão a final da Taça Rio em partida única, com sorteio do mando de campo e sem vantagem de pontos para nenhuma das equipes. Havendo empate, a decisão será por meio de cobrança de pênaltis.

 Participarão das semifinais do Estadual os seguintes times:

- O campeão da Taça Guanabara;
- O campeão da Taça Rio;
- Os dois melhores colocados após a soma dos pontos conquistados nas fases de grupo das Taças Guanabara e Rio.

 *Se uma mesma equipe conquistar as Taças Guanabara e Rio, estará automaticamente classificada para a final do Estadual, com isso as semifinais serão realizadas pelas seguintes equipes:

- As 4 melhores colocadas após a soma dos pontos conquistados nas fases de grupo das Taças Guanabara e Rio.

 Na semifinal do Estadual, o mando de campo e a vantagem do empate serão de cada um dos campeões de turno (Taça Guanabara e Taça Rio), sendo que o campeão de turno com a melhor pontuação enfrentará a equipe de menor pontuação entre as outras duas semifinalistas e o campeão de turno com a menor pontuação enfrentará a equipe de maior pontuação entre as outras duas semifinalistas.

 *No caso de uma mesma equipe ser campeã dos dois turnos e ir diretamente para a final do campeonato, a definição do mando de campo e a vantagem do empate nas semifinais se dará pelo somatório dos pontos nas Taças Guanabara e Rio. Nesse caso, os que avançarem após os referidos confrontos se enfrentarão em partida única, com mando de campo e vantagem do empate para a equipe com maior soma de pontos nas Taças Guanabara e Rio e o vencedor disputará a final do Estadual contra o campeão dos dois turnos.

 A final do Estadual será disputada em duas partidas (ida e volta), não havendo vantagem de pontos para nenhuma equipe, mas aquela com maior soma de pontos ganhos nos turnos poderá optar em ter o mando de campo na primeira ou na segunda partida. Se ao final dos confrontos houver empate em pontos ganhos, será campeão o time com melhor saldo de gols nas duas partidas. Se persistir o empate, a decisão será por meio de cobrança de pênaltis.

 *Caso um dos finalistas seja campeão dos dois turnos, a final do Estadual será disputada em partida única e o referido finalista terá o mando de campo e a vantagem do empate.

 Algumas curiosidades:

- na Taça Guanabara, as 3 equipes melhor classificadas no campeonato anterior terão 3 mandos de campo nas 5 rodadas dentro do grupo. Os mandos serão determinados por sorteio, mas nos clássicos os mandos de campo serão do campeão e do vice-campeão do último Estadual;

- na Taça Rio cada equipe terá 3 mandos de campo, determinados por sorteio;

- os clássicos deverão ser realizados no Maracanã, no Nilton Santos ou no Raulino de Oliveira, a critério do mandante e aquiescência do gestor do estádio e de acordo com critérios que devem ser definidos em reunião própria. A torcida será dividida em 50% para cada clube, salvo acordo entre as partes;

- pelo regulamento, a federação pode antecipar ou adiar qualquer jogo e alterar local e horário, a seu critério ou para compatibilizar ou adequar à programação relativa ao contrato da televisão;

- consta do regulamento que, excepcionalmente, havendo acordo entre as partes e anuência da FERJ, qualquer partida do campeonato, com exceção das semifinais e final do Estadual, poderá ser realizada fora do Estado do Rio de Janeiro;

- o Maracanã será considerado campo neutro.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: