quarta-feira, 11 de março de 2020

Mínima, mas importante vantagem

 O Botafogo recebeu o Paraná no Nilton Santos, pela 3ª fase da Copa do Brasil e venceu por 1x0, gol de Luiz Fernando. A vitória foi apertada, mas deixou o alvinegro em vantagem para o jogo de volta, no próximo dia 18, em Curitiba, quando um empate garantirá a classificação para a fase seguinte. Vantagem mínima sim, mas quem terá que se desdobrar para revertê-la é o adversário, com o Glorioso atuando por dois resultados.

 Pelo que apresentou no 1º tempo, o Botafogo poderia ter terminado a partida com um placar mais dilatado. Já a atuação na etapa final, com mais uma vez o time demonstrando uma queda física e dando campo ao adversário, acabou por tornar a vitória somente por um gol de diferença até certo ponto satisfatória.

 A equipe começou o jogo tentando pressionar o adversário e atuando predominantemente no campo de ataque, abrindo o placar logo aos 11 minutos, quando Luiz Fernando recebeu belo passe de Caio Alexandre, avançou desde antes da linha de meio de campo, pela direita, entrou na área, chutou cruzado e mandou para as redes. Com a vantagem, a postura foi recuar as linhas e tentar sair em velocidade, em espaços que o adversário viesse a deixar.

 Nova oportunidade de gol aconteceu aos 33, quando Bruno Nazário arriscou um chute forte de fora da área e acertou o travessão. Um minuto depois, em erro de passe de Alex Santana no campo de defesa, foi gerado contra-ataque e Gatito foi exigido. O alvinegro chegou bem aos 37, quando Pedro Raul abriu para Luiz Fernando na direita, que cruzou e Bruno Nazário, na entrada da pequena área, cabeceou para fora. Logo depois o adversário arriscou um chute forte da meia esquerda, obrigando Gatito a mandar para escanteio. Aos 42, Barrandeguy cruzou, Pedro Raul dominou na área, de costas para o gol, tentou de bicicleta, mas o goleiro defendeu. Aos 45, após um cruzamento da direita, a bola resvalou em Danilo e saiu assustando Gatito.

 O Glorioso retornou do intervalo sem alterações. Logo aos 3 minutos a bola foi cruzada da direita, passou pela marcação alvinegra, Gatito também não saiu e o lance levou perigo. Aos 9, Luis Henrique puxou ataque em velocidade, saiu da esquerda para a direita, tocou para Pedro Raul, que arriscou o chute, mas pegou mal, mandando por cima. Aos 11, em cruzamento da direita, Luis Henrique recebeu no bico da grande área, pela esquerda, cortou para o meio, chutou e o goleiro defendeu.

 O treinador substituiu Alex Santana por Gabriel Cortez aos 21 minutos. Alguns minutos depois, Cortez perdeu uma bola no ataque, o time adversário partiu em contra-ataque, a bola foi chutada da meia lua e Gatito espalmou para escanteio. Aos 27, Danilo Barcelos deu lugar a Guilherme Santos. Aos 31, um atacante adversário recebeu na área, pela direita, chutou cruzado e Gatito espalmou. Aos 33 Caio Alexandre foi substituído por Luiz Otávio.

 Destaco as atuações de Gatito, a dupla de zaga formada por Marcelo e Kanu, Caio Alexandre (melhor do time) e Luiz Fernando. Já Luis Henrique, Bruno Nazário e Pedro Raul não renderam o que vimos em partidas anteriores. Os laterais continuam devendo bastante, com o lateral direito tendo se sobressaído em relação ao companheiro pelo desdobramento em campo. Alex Santana também não fez boa partida. Gabriel Cortez, que entrou para fazer a função do Alex, não foi bem.

 Um belo público compareceu ao jogo, numa terça-feira às 19h15. Foram 22 mil presentes no Nilton Santos.
 
Cartões
 
 Amarelo para Marcelo.
 
Escalação/Substituições
 
 Gatito, Barrandeguy, Marcelo, Kanu e Danilo Barcelos (Guilherme Santos); Caio Alexandre (Luiz Otávio), Alex Santana (Gabriel Cortez) e Bruno Nazário; Luiz Fernando, Pedro Raul e Luis Henrique.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: