quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Agora é buscar a classificação no sul

 O empate por 0x0 entre Botafogo e Grêmio nesta quarta-feira, no Nilton Santos, deixou em aberto a classificação para a próxima fase da Libertadores. Quem vencer no sul se classificará e um novo empate sem gols levará a decisão para as penalidades máximas. Em caso de empate com gols, a classificação será nossa.

 Não foi o resultado que queríamos, mas não considero que a atuação tenha sido ruim como nas semifinais da Copa do Brasil. Enfrentamos uma equipe qualificada, citada por muitos como a que apresentava o melhor futebol do país, mesmo que nesta noite estivesse desfalcada de dois de seus principais jogadores. O time gaúcho tem o ataque mais positivo do Brasileiro e é preciso reconhecer o mérito de quem está do outro lado.

 A formação com Léo Valencia de titular e Lindoso no banco não surpreendeu, pelo contrário, muitos (me incluo) queriam que o time entrasse desta forma. Infelizmente o chileno não repetiu a atuação do último domingo.

 Ainda tivemos Bruno Silva não rendendo o que pode render e Pimpão, mesmo importante taticamente, não conseguiu dar sequência em algumas jogadas ofensivas. O nosso lado direito de marcação também preocupou bastante e o adversário forçava por ali. Não podemos deixar passar em branco a não marcação de uma penalidade clara, sofrida por Gilson e ignorada pela fraca arbitragem.

 O Botafogo começou melhor no 1º tempo, mas foi o adversário quem chegou primeiro, em jogada pela esquerda e concluída para fora. Aos 20 Matheus Fernandes perdeu boa oportunidade, ao cabecear mal um cruzamento de Pimpão. A partir daí o time gaúcho equilibrou e até ficou superior no jogo, mas foi o Glorioso que quase marcou com Bruno Silva aos 30. Estávamos bem defensivamente, sem dar chances ao adversário, mas aos 34 Gatito foi exigido, após vacilo de Rabello na entrada da área. Depois do susto, voltamos a equilibrar a partida até o final da etapa.

 Mal o 2º tempo se iniciou, Gilson tocou para Roger na área, recebeu de volta e foi derrubado. Pênalti claro não marcado pelo juiz. O alvinegro tentava encontrar meios de chegar ao gol e não era importunado pelo ataque adversário. Aos 18 Roger pegou uma sobra, mas teve o arremate interceptado para escanteio.

 O treinador alvinegro sacou João Paulo da partida aos 21, para a entrada de Lindoso, e Léo Valencia aos 25, colocando Marcos Vinícius. As alterações não surtiram o efeito desejado, pelo contrário, a equipe caiu de rendimento, com os substitutos não mostrando em campo o que se esperava. Aos 30 nova alteração, saindo Pimpão e entrando Guilherme.

 O jogo seguiu equilibrado até o final, sem oportunidades para ambos os lados, com exceção de um ataque do time gaúcho aos 33, que Carli salvou de cabeça na pequena área.

 Destaco no time o nosso miolo de zaga e o lateral Gilson. Gatito só foi exigido em uma bola e foi bem na jogada.   

Lances do Jogo

1º tempo

- 8 min: em bola lançada para nosso campo de defesa, Arnaldo não conseguiu cortar de cabeça, um atacante avançou pela esquerda, chutou e a bola foi na rede pelo lado de fora;
- 20 min: o time alvinegro atacou em velocidade, Pimpão cruzou da esquerda e Matheus Fernandes cabeceou mal, por cima da meta adversária;
- 30 min: Gilson dominou na esquerda, cruzou, Bruno Silva escorou na pequena área e a bola saiu perto da trave;
- 34 min: Rabello bobeou na entrada da área, um adversário ficou com a bola, limpou a marcação, chutou e Gatito salvou para escanteio.

2º tempo

- 1 min: Gilson dominou no ataque, tocou para Roger na área, recebeu de volta, foi derrubado por um adversário, mas a arbitragem ignorou o pênalti;
- 18 min: em cruzamento de Gilson, a zaga adversária cortou mal, Roger pegou a sobra, chutou, mas a conclusão foi bloqueada para escanteio;
- 33 min: um jogador adversário cruzou na nossa área, da direita para a esquerda, houve a conclusão de primeira, mas Carli salvou de cabeça na pequena área.

Cartões

 Amarelo para Pimpão e Matheus Fernandes.
                                                   Escalação/substituições

 Gatito, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Bruno Silva, João Paulo (Lindoso) e Léo Valencia (Marcos Vinícius); Pimpão (Guilherme) e Roger.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: