segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Vitória no clássico como aperitivo para quarta-feira

 Pela 23ª rodada do Brasileiro, o Botafogo venceu o clássico no Nilton Santos e agora se prepara para o jogo de quarta-feira pela Libertadores, contra o Grêmio, também no Nilton Santos. A vitória neste domingo sobre o Flamengo, por 2x0, gols de Roger, deixou o Glorioso na 7ª colocação do Brasileiro, com a mesma pontuação do 6º colocado, ficando atrás no saldo de gols.

 O alvinegro entrou com suas linhas recuadas, esperando o adversário e tentando sair em velocidade, mas tanto Roger, fazendo o pivô, quanto Pimpão, erravam passes e não conseguiam dar sequência nas jogadas. Pelo menos, diferente do que faltou na Copa do Brasil, o time arriscou alguns chutes a gol, mas sem muita precisão. O que foi em direção à meta, de Pimpão aos 16, o goleiro pegou.

 Na 1ª etapa, mesmo sem ser brilhante, Léo Valencia deu duas boas assistências para Roger: o atacante concluiu para fora na primeira delas, com certo perigo; na outra, em contra-ataque bem encaixado, o chileno mandou na cabeça de Roger, mas o goleiro salvou.

 As únicas oportunidades da equipe adversária na etapa inicial foram em cobrança de falta, com Gatito fazendo excelente defesa, e em arremate descalibrado dentro da área. Momentos antes do intervalo, Leandro, que fazia boa partida, se contundiu e não voltou para a 2ª etapa, dando lugar a Dudu Cearense.

 Logo no início do 2º tempo, Gatito foi exigido, após chute da entrada da área, mas fez boa defesa. Não demorou e aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Roger, de cabeça, abriu o placar para o Fogão, dando um pouco mais de tranquilidade. Poderíamos ter ampliado aos 12, novamente com Roger, após vacilo da zaga adversária, mas a conclusão foi ruim.

 Bem posicionada defensivamente, a equipe alvinegra não era muito ameaçada. Aos 16 até levamos um susto, quando Rabello furou, mas ele mesmo ficou com a bola e afastou o perigo. Aos 23, em boa jogada ofensiva, com participações de Léo Valencia e Bruno Silva, Roger marcou o 2º gol alvinegro.

 Com a boa vantagem, o treinador alvinegro sacou Pimpão da partida e colocou Guilherme, para tentar jogadas em velocidade, mas infelizmente o jovem atacante não recebeu bolas em condições de criar situações de perigo. O jogo seguia sob controle do Botafogo, enquanto o adversário apenas mandava bolas para a nossa área e a zaga alvinegra, bem na partida, as interceptavam.

 Aos 35 mais uma alteração no Glorioso, saindo Léo Valencia para a entrada de Fernandes. Ainda tivemos um bom contra-ataque, aos 45, mas a conclusão de Fernandes foi bloqueada.

 Uma vitória merecida do Botafogo, que dá moral para o primeiro jogo pelas quartas de final da Libertadores. Gatito esteve seguro na nossa meta, tendo somente uma saída equivocada com os pés, mas ele mesmo se recuperou no lance. A dupla de zaga bem na partida, neutralizando as jogadas adversárias. Leandro fez um bom jogo e parece ter se encaixado melhor como segundo volante, do que propriamente como armador. Léo Valencia deu duas assistências para Roger na 1ª etapa, não aproveitadas, e participou das jogadas dos dois gols. Bruno Silva manteve o seu padrão e Roger decidiu a partida, com dois gols.

 Quarta-feira será dia de estádio Nilton Santos lotado, com a galera alvinegra empurrando o time para uma importante vitória, em busca da classificação para as semifinais da Libertadores.     

Lances do Jogo

1º tempo

- 16 min: Pimpão pegou uma sobra no ataque, chutou e o goleiro defendeu;
- 18 min: Léo Valencia recebeu na direita, lançou para Roger na área, que dominou, girou o corpo, chutou e a bola saiu com perigo;
- 20 min: em cobrança de falta da equipe adversária, a bola foi no ângulo, mas Gatito saltou e espalmou para escanteio;
- 34 min: Pimpão puxou contra-ataque pelo meio, abriu para Léo Valencia na esquerda, que cruzou na medida para Roger cabecear e o goleiro salvar;
- 35 min: em bola que foi na nossa área, a zaga dividiu com um adversário e a sobra ficou para o atacante, que chutou para fora.

2º tempo

- 4 min: em chute do time adversário, de fora da área, Gatito mandou para escanteio;
- 10 min: Léo Valencia cobrou escanteio pela direita, Rabello cabeceou, a bola bateu na trave e sobrou livre para Roger cabecear e abrir o placar: 1x0 Fogão!
- 12 min: após falha da zaga adversária, a bola sobrou para Roger na área, mas a conclusão foi para fora;
- 16 min: em bola na nossa área, Rabello furou, a bola foi dividida e sobrou para o próprio Rabello afastar o perigo;
- 23 min: Matheus Fernandes avançou, tocou para Léo Valencia, o chileno abriu para Bruno Silva na direita, que cruzou rasteiro para a pequena área, Roger se antecipou ao zagueiro e mandou para as redes: 2x0 Fogão!
- 41 min: após chute do adversário da entrada da área, a bola desviou em Dudu Cearense e saiu para escanteio;
- 45 min: em contra-ataque rápido, Fernandes entrou na área, mas teve o chute interceptado.

Cartões

 Não houve cartão aplicado para jogador alvinegro.
                                                   Escalação/substituições

 Gatito, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luis; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandro (Dudu Cearense) e Léo Valencia (Fernandes); Pimpão (Guilherme) e Roger.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: