quarta-feira, 12 de junho de 2019

Atuação e resultado frustrantes antes da parada para a Copa América


 O Botafogo, em seu último jogo antes da parada para a Copa América, foi derrotado pelo Grêmio por 1x0, no Nilton Santos. O alvinegro enfrentou uma equipe gaúcha desfalcada, que ainda teve um zagueiro vetado no aquecimento e outro zagueiro que sentiu lesão no 2º tempo, atuando boa parte da etapa final com dois volantes improvisados na defesa. Apesar disso, o time alvinegro não teve intensidade, não conseguiu infiltrações na defesa adversária, não criou absolutamente nada.

 Sabemos que o adversário tem um elenco superior e mais opções para repor as perdas, seja por suspensões ou contusões, mas as limitações podem ser compensadas com esforço redobrado. Quando isso não acontece, como hoje, qualquer equipe melhor tecnicamente acaba se sobressaindo.

 O 1º tempo teve em seu início a equipe gaúcha melhor postada em campo e mais incisiva no ataque e chegou logo nos primeiros minutos com um atacante que recebeu na esquerda, driblou Fernando, chutou cruzado e Cavalieri rebateu. Aos 8 chegou novamente, em chute de fora da área que Cavalieri defendeu.

 A primeira chegada do Botafogo aconteceu aos 27, após João Paulo driblar alguns marcadores no campo de ataque, mas o chute saiu fraco e o goleiro defendeu com tranquilidade. A próxima chegada do alvinegro ocorreu somente aos 46, quando João Paulo cobrou falta no meio de campo, Carli cabeceou e o goleiro defendeu.

 A equipe voltou do intervalo sem alterações. Tentou ser mais incisiva no início da etapa final, mas não conseguiu. O jogo seguia sem maiores emoções. O treinador alvinegro somente alterou a equipe aos 22 minutos, tirando João Paulo e Luiz Fernando e colocando Yuri e Lucas Campos. Ainda sem conseguir criar situações de gol, nova alteração foi feita aos 35, saindo Erik e entrando Lucas Barros. Em minha opinião, Erik deveria ter sido substituído antes de Luiz Fernando. Se o segundo errou bastante, foi porque tentou mais. Já Erik pouco produziu e ele é um jogador de quem esperamos que faça a diferença, até se compararmos com o nível técnico de outros do elenco.

 Um minuto após a saída de Erik, em ataque do time gaúcho, Fernando, praticamente de costas, cometeu uma falta na entrada da área e na cobrança a equipe do Grêmio marcou o gol. O gol acabou sendo um castigo merecido pela forma como a equipe atuava. A jogada de ataque mais perigosa do Glorioso aconteceu aos 46 minutos, com Yuri chutando da entrada da área e o goleiro espalmando.

Alguns pitacos:

- Fernando tem mostrado que não está pronto. Contra o Grêmio foi mal na marcação e improdutivo no apoio. Para completar, cometeu uma falta boba na entrada da área, que gerou o gol dos gaúchos. A lateral direita tem sido um problema desde Marcinho. Se for para continuar dessa maneira, que se improvise Marcelo no setor;

- Alex Santana, quando não marca o seu gol, acaba por se tornar improdutivo. No jogo dessa quarta, somente uma boa jogada, em arrancada nos minutos finais, quando sofreu falta;

- O treinador vem insistindo com João Paulo, que tem atuado mal. Com isso vai acabar fazendo a torcida se irritar com um jogador para o qual ela sempre teve carinho e respeito. Às vezes, não dar a titularidade a algum jogador em determinados momentos significa preservar o atleta;

- Diego Souza melhorou seu rendimento nos últimos jogos, porém ele não pode fazer milagre. Quando fica posicionado como centro-avante, a bola acaba não chegando, devido à falta de um meia de criação na equipe. Quando ele volta para buscar o jogo, falta alguém para tabelar com qualidade, assim como falta um outro atacante para ele lançar ou passar.

 Agora é aproveitar a parada para a Copa América e trabalhar muito, para que a equipe, além de maior posse de bola, possa atacar com maior velocidade e criar mais situações de gol.

Cartões

 Amarelo para Yuri.

Escalação/Substituições

 Cavalieri, Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana e João Paulo (Yuri); Erik (Lucas Barros), Diego Souza e Luiz Fernando (Lucas Campos).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: