segunda-feira, 10 de junho de 2019

Três pontos ao apagar das luzes. Acreditar sempre, desistir jamais


 Foi com emoção que o Botafogo conquistou seu 5º triunfo no Brasileiro, já que o gol da vitória por 2x1 diante do CSA, em Alagoas, aconteceu aos 48 minutos da etapa final e fez com que o Glorioso terminasse a 8ª rodada na 4ª colocação.

 A equipe começou controlando a partida e teve uma excelente oportunidade logo aos 6 minutos, quando Diego Souza recebeu na área, pela esquerda, chutou cruzado, encobriu o goleiro e a bola bateu no travessão. Na sequência da jogada, Luiz Fernando recebeu na área, chutou forte, o goleiro deu rebote, mas conseguiu dar um tapinha na bola antes da chegada de Diego Souza. Depois voltamos a apresentar a já conhecida dificuldade de criação. A equipe alvinegra somente voltou a chegar aos 27, após troca de passes no ataque, com Erik recebendo na área, pelo lado direito, rolando para Alex Santana, que chutou por cima.

 A equipe alagoana exigiu que Cavalieri estivesse bem atento na 1ª etapa: aos 17, a bola foi chutada de fora da área, forte e saiu perto de sua meta; aos 22, em falta cobrada pelo lado esquerdo, Cavalieri se esticou e espalmou no canto, com a bola batendo em um jogador adversário e saindo pela linha de fundo; aos 32 um jogador do CSA arriscou de bem longe, forte e Cavalieri mandou para escanteio; aos 42, um jogador adversário chutou da entrada da área, Cavalieri se esticou e espalmou.

 A equipe teve no 1º tempo um João Paulo mal em campo e Erik bem discreto, mas o treinador não efetuou nenhuma alteração no intervalo, apostando na conversa de vestiário, porém o time não voltou melhor. Logo aos 7 minutos, Fernando vacilou na defesa, a bola ficou com a equipe adversária, que não soube aproveitar e desperdiçou a oportunidade. Um minuto depois, o time do CSA avançou pela esquerda, a bola foi chutada cruzada e Cavalieri defendeu em dois tempos.

 A primeira chegada do alvinegro na etapa final ocorreu aos 9 minutos, quando João Paulo chutou forte, o goleiro rebateu, mas Fernando não conseguiu se antecipar ao marcador e chegar na bola. Um minuto depois, o time adversário respondeu em contra-ataque, a bola foi chutada e Cavalieri rebateu. Aos 16 não teve jeito: a bola foi cruzada da direita para a esquerda, o lateral ganhou de Erik na velocidade, cabeceou forte no canto e abriu o placar para o CSA. Castigo merecido pela forma como a equipe alvinegra se comportava em campo.

 Foi preciso sofrer o gol para o treinador mexer na equipe e fazê-la acordar e reagir. Aos 23, saíram Luiz Fernando e João Paulo e entraram, respectivamente, Pimpão e Lucas Campos. A equipe alvinegra passou a alugar o campo defensivo do adversário. Aos 27, Pimpão cruzou da esquerda e Diego Souza, livre, cabeceou em cima do goleiro. Aos 37, Lucas Campos abriu para Pimpão na esquerda, que cruzou na medida para Diego Souza, que ajeitou de cabeça e Cícero completou para as redes: 1x1!

 Aos 40 ocorreu a última mexida no time alvinegro, com Rickson substituindo Erik.  Aos 43, um susto, quando Alex Santana tentou driblar no meio de campo, perdeu a bola, a equipe alagoana contra-atacou, mas a conclusão foi para fora. Ao apagar das luzes, aos 48, Pimpão cobrou escanteio pela direita, Diego Souza dividiu com um marcador no meio da área, a bola ficou com Fernando, que chutou em cima do goleiro, a bola voltou para ele, que rolou para a esquerda e Alex Santana concluiu e desempatou: 2x1 Fogão!

 No sufoco, na emoção, no acreditar até o final, saiu uma importante vitória do Botafogo. Destaques para Cavalieri, Cícero e Diego Souza. Pimpão entrou e participou dos dois gols. Lucas Campos entrou e melhorou a movimentação ofensiva da equipe, tendo iniciado a jogada que gerou o primeiro gol.

 O próximo jogo do Glorioso, sendo o último antes da parada para a Copa América, será quarta-feira, às 19h15, no Nilton Santos, diante do Grêmio.

Cartões

 Amarelo para Pimpão (3º dele, que não poderá enfrentar o Grêmio).

Escalação/Substituições

 Cavalieri, Fernando, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana e João Paulo (Lucas Campos); Erik (Rickson), Diego Souza e Luiz Fernando (Pimpão).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: