sábado, 10 de fevereiro de 2018

Erro de avaliação que custou caro, MUITO CARO

 A direção do Botafogo, quando da saída do treinador Jair Ventura, avaliou que o que havia dado certo quando da efetivação do mesmo, poderia dar certo novamente, ao colocar o então auxiliar Felipe Conceição como treinador do alvinegro. A saída de Felipe, após a derrota por 3x1 no clássico, nesse sábado, mostrou que a avaliação inicial foi um equívoco. Aliás, tal saída já deveria ter ocorrido após o VEXAME de terça-feira passada, na eliminação da Copa do Brasil na 1ª fase.

 O jovem treinador pode até vir a ter sucesso e desejo que aconteça, mas que comece em equipes menores, com responsabilidades menores, com pressões menores. A responsabilidade pelo que vimos na terça-feira e refletido na semifinal desse sábado é toda da direção do clube, que foi quem o colocou como treinador e ainda o manteve, mesmo depois da vergonha, da humilhação de terça-feira passada. Essa mesma direção que não se pronunciou sobre o vexame, que em momento algum se desculpou junto aos seus torcedores.

 A eliminação na 1ª fase da Copa do Brasil trouxe um prejuízo de 1 milhão e duzentos mil reais e se considerarmos o que deixará de arrecadar nas fases seguintes da competição, o prejuízo é muito maior. Outro detalhe importante é que podemos considerar que Felipe era uma aposta e em se tratando de uma aposta, como o clube faz um contrato de três anos, conforme tem sido divulgado?

 Sobre a semifinal, um 1º tempo em que não demos um mísero chute a gol. Por outro lado, Jefferson viu um atacante, livre, cabecear a bola rente à sua trave aos 17, viu a bola estourar em seu travessão aos 27, viu, aos 35, outro atacante cabecear livre novamente, mas dessa vez para as redes alvinegras, viu um chute cruzado rente à sua trave aos 39 e esticou o pé aos 41 para evitar outro gol, após chute cruzado.

 Renatinho substituiu Léo Valencia no intervalo. Logo aos 30 segundos a equipe adversária chegou com perigo e ampliou o placar aos 3 minutos, em conclusão de dentro da área, após jogada aérea.

 O nosso primeiro chute a gol no jogo somente aconteceu aos 5 minutos do 2º tempo, mas o arremate de Renatinho foi longe da meta adversária. Aos 9, Ezequiel substituiu Pimpão e aos 18 minutos foi a vez de Brenner dar lugar a Kieza, que aos 23 marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra, ao receber de Renatinho, invadir a área e chutar forte.

 Renatinho ainda teve uma falta para cobrar na entrada da área aos 33, mas a bola passou por cima do travessão. Aos 48 eles marcaram o terceiro gol, em chute sem chance para Jefferson.

 O que vimos em campo foi desanimador, embora o trio Renatinho, Ezequiel e Kieza tenham dado outra movimentação ao time, até diante do que os titulares vinham mostrando.

 Enfim, que chegue um treinador com a devida capacidade para fazer essa equipe jogar, o que ainda não vimos esse ano. Reforços se fazem necessários, principalmente para a disputa do Brasileiro e Sulamericana.

Cartões

 Amarelo para Matheus Fernandes, João Paulo, Ezequiel e Gilson

Escalação/substituições

 Jefferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo e Léo Valencia (Renatinho); Pimpão (Ezequiel), Brenner (Kieza) e Luiz Fernando.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: