domingo, 25 de fevereiro de 2018

Evolução tática gradual

 A vitória do Botafogo sobre a Cabofriense, por 1x0, no Nilton Santos, mostrou que a equipe alvinegra vem evoluindo gradualmente no que se refere à questão tática. Em dois jogos sob o comando do novo treinador, Alberto Valentim, o time alvinegro apresenta outra postura em campo, mais organizado, mesmo com as limitações técnicas ainda existentes.

 A chegada do lateral esquerdo Moisés melhorou consideravelmente aquele lado. Foram apenas dois jogos do novo reforço, mas ele apresentou qualidades e considero, até aqui, uma grata surpresa. A efetivação de Marcinho na lateral direita, na vaga anteriormente ocupada por Arnaldo, também melhorou muito o setor. A evolução tática também acaba por fazer alguns jogadores evoluírem tecnicamente e Pimpão parece que é um que vem se recuperando.

 O treinador vem optando por uma equipe mais leve e hoje, mesmo com a vitória tendo ocorrido pelo placar mínimo, não temi pela mesma, como temi no jogo anterior, quando “cedemos” um gol para a equipe adversária. Hoje passamos sem maiores sustos.

 A equipe alvinegra começou tocando a bola, valorizando a posse da mesma, chegou aos 3 minutos, em boa jogada individual de Marcinho, que acabou chutando por cima. Teve outra boa jogada aos 6, com troca de passes entre Pimpão, Moisés e João Paulo, que chutou para fora e chegou ao gol aos 7, com Kieza concluindo de cabeça um cruzamento vindo da esquerda, feito por Pimpão. A equipe diminuiu o ritmo intenso inicial, mas a única chegada mais perigosa do adversário aconteceu aos 16, em chute da entrada da área, que Gatito pegou em dois tempos.

 No 2º tempo o time cadenciou um pouco o jogo e chegou com Ezequiel aos 13, em chute de fora da área, que passou por cima do travessão. Em seguida, Ezequiel foi substituído por Luiz Fernando. Aos 17, Léo Valencia arriscou de fora da área e o goleiro espalmou para escanteio. No minuto seguinte, Lindoso cruzou, Rabello cabeceou, o goleiro defendeu à queima roupa, a bola sobrou para Luiz Fernando, que chutou e a zaga bloqueou.

 O time alvinegro poderia ter ampliado aos 26, em bom cruzamento de Marcinho, mas Kieza não alcançou e Pimpão pegou mal na bola. O nosso treinador substituiu Pimpão aos 29, fazendo entrar Luis Ricardo, e aos 38 sacou Kieza e colocou Brenner. Aos 39, Lindoso lançou Léo Valencia, que avançou livre pela meia direita, poderia tocar ao lado para Luis Ricardo, mas esticou demais a bola e desperdiçou uma chance incrível. Aos 42, João Paulo lançou para Luis Ricardo na área, que chutou cruzado, mas o goleiro rebateu a bola.

Cartões

 Amarelo para Léo Valencia.

Escalação/substituições

 Gatito, Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Lindoso, João Paulo e Léo Valencia; Ezequiel (Luiz Fernando), Kieza (Brenner) e Pimpão (Luis Ricardo).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: