quinta-feira, 19 de julho de 2018

Não devemos nos contentar com pouco

 O Botafogo apresentou um bom futebol no seu retorno ao Brasileiro pós Copa e estreia do treinador Marcos Paquetá? Sim, apresentou. A equipe alvinegra viu o goleiro adversário brilhar e impedi-la de chegar às redes? Sim, viu. Devemos então nos contentar com isso? Não, afinal, mesmo com o exposto acima, o resultado final da partida foi 2x0 para o Corinthians, que nos ultrapassou na tabela de classificação, nos fez cair para a 10ª posição e ainda com risco de perdermos mais posições ao final da rodada.

 A análise acima, para alguns, é de quem apenas visa o resultado, mas convenhamos, o propósito do futebol é buscar fazer mais gols que o time adversário e vencer a partida. Geralmente, quando envolve o time dele, o torcedor que vai ao estádio ou que assiste pela tv quer a vitória, independente de jogar bem ou não. Se vencer jogando bem, dando show, melhor ainda. Como torcedor do Glorioso, não vou me contentar após uma derrota apenas pelo fato da equipe ter feito boa partida.

 Diante das inúmeras defesas do goleiro adversário, pode se falar que o resultado foi injusto? No futebol o que vale é bola na rede e o time adversário teve capacidade de marcar dois gols, enquanto a gente passou zerado, então méritos para a equipe paulista, para as defesas de seu goleiro e para as duas conclusões certeiras a gol, em minha opinião sem chances para Jefferson: no primeiro gol, aos 2 minutos do 1º tempo, em lance bem rápido, ele se preparava para buscar a defesa no primeiro chute, que foi interceptado, ficando batido no segundo chute, no ângulo; já o segundo gol, marcado na 2ª etapa, foi um chute cruzado, forte, no contrapé do nosso goleiro.

 A equipe alvinegra teve boa posse de bola, aparentava ter o domínio do jogo, mas também tem o fato da equipe adversária gostar de atuar mais compactada e sair em velocidade para o ataque, ainda mais tendo obtido a vantagem no marcador logo aos 2 minutos de jogo. Em muitos lances de ataque do alvinegro, a marcação adversária foi feita em dobra, então quando um jogador nosso driblava um deles, sempre tinha outro na sobra. Eles tiveram espaço nos arremates do primeiro gol, após um rebote, e na conclusão do 2º, quando o atacante recebeu livre na área.

 O goleiro adversário se destacou, foi o nome do jogo, fez belíssimas defesas, principalmente aquela que se esticou para salvar em cima da linha uma conclusão de Kieza e, na sequência do lance, salvar com o pé a conclusão de Carli. Agora, muitas defesas foram em chutes altos e, diante da altura e da envergadura do goleiro, a sequência de arremates dessa forma o consagraram ainda mais.

 Nessa quarta-feira, em minha opinião, não foram bem João Pedro, Ezequiel e Kieza. Aguirre e Luiz Fernando entraram nas vagas de Ezequiel e Léo Valencia, mas não conseguiram produzir. Positivamente, destaco Matheus Fernandes e a entrada de Pimpão, na vaga de João Pedro, melhorando o rendimento pelo nosso lado direito.

 É apenas o início do trabalho do novo treinador e devemos torcer para que ele consiga fazer a equipe evoluir a cada jogo e buscar os objetivos, passo a passo, primeiramente alcançando a pontuação necessária para que não tenhamos sustos no final do ano e, a partir daí, beliscar algo a mais na competição.

 Agora é trabalhar forte, verificar os pontos positivos da equipe na partida de ontem, assim como o que não funcionou, buscando a recuperação já no clássico do próximo sábado no Maracanã.

Cartões

 Amarelo para Gilson, Matheus Fernandes e Aguirre.

Escalação/substituições

 Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Lindoso, Matheus Fernandes, João Pedro (Pimpão) e Léo Valencia (Luiz Fernando); Ezequiel (Aguirre) e Kieza.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: