domingo, 27 de janeiro de 2019

Queda de rendimento no 2º tempo fez diferença


 Nesse sábado tivemos um clássico contra um rival que vive situação financeira bem superior a do alvinegro, mas em campo, especificamente no 1º tempo, não percebemos tal superioridade. O Botafogo fez uma boa etapa inicial, saiu na frente do marcador, poderia ter ampliado no início do 2º tempo, mas acabou sofrendo a virada quando o ritmo em campo não era mais o mesmo.

 Foi possível perceber essa queda de rendimento nos jogos anteriores. O treinador foi obrigado a fazer duas substituições por questões físicas. Soma-se a isso o fato de alguns jogadores não terem começado bem a temporada, tecnicamente falando. Podemos citar, por exemplo, Pimpão, Kieza e os nossos laterais. Não podemos deixar de citar a evidente falta de um meia de criação. Por falar em laterais, ontem tivemos a estreia do jovem Jonathan, na lateral esquerda, substituindo o suspenso Gilson e, em minha opinião, agradou bastante enquanto esteve em campo.

 Na 1ª etapa o Botafogo teve menos a bola, mas esteve bem postado em campo e não levou maiores sustos. Aos 5 minutos, Gatito, atento, segurou firme uma bola cabeceada na nossa área. Aos 14, uma bobeada de Jean no campo de defesa gerou contra-ataque, mas a conclusão passou rente à trave. Aos 22 trocamos alguns passes no campo de ataque, Alex Santana recebeu pelo lado direito, rolou em direção da meia lua, onde Jean chutou, João Paulo desviou conscientemente, enganou o goleiro e abriu o placar. Aos 31, Alex Santana arriscou de longe e o goleiro precisou se esticar todo para espalmar. Aos 38, João Paulo sentiu uma lesão muscular e foi substituído por Alan Santos.

 A equipe retornou do intervalo sem alterações. Logo aos 3 minutos poderia ter ampliado o placar, quando Erik avançou pela direita, cruzou rasteiro e Kieza concluiu na trave. Dois minutos depois, Erik avançou novamente pela direita, cortou para o meio, chutou e o goleiro mandou para escanteio. Aos 15 o jovem Jonathan sentiu câimbras e foi substituído pelo também jovem Lucas Barros, que disputou a Copinha nesse mês de janeiro.

 Aos 17, Kieza tinha a bola no campo de defesa, acabou perdendo e no contra-ataque Jean salvou para escanteio. Na cobrança do escanteio, pelo lado esquerdo, um atacante subiu mais que nossos defensores, cabeceou e empatou a partida. Aos 22, foi a vez de Marcinho tocar errado, um atacante dominou na área, pela esquerda, chutou cruzado, mas a bola foi para fora. Aos 25, a bola foi em direção da nossa área, a defesa não conseguiu interceptar, um atacante dominou livre na área, pela direita e desempatou. Aos 30 o treinador substituiu Jean por Pimpão, mas nada mais produzimos em campo.

 Gabriel fez mais uma boa partida, assim como Alex Santana, Erik e o já citado Jonathan. Com a derrota, a situação do Botafogo na Taça Guanabara ficou bem difícil, mas é importante pontuar nas rodadas finais desse 1º turno, pois além dos campeões de turno, participarão das semifinais do Estadual as duas equipes melhor colocadas, somados os pontos das Taças Guanabara e Rio.

 Agora, mais importantes que os jogos do Estadual, são as três partidas que teremos em fevereiro pela Copa Sul-Americana (dias 6 e 20 contra Defensa y Justicia) e Copa do Brasil (dia 13 contra Campinense). Que a equipe possa crescer tecnicamente até lá.

Cartões

 Amarelo para Alex Santana.

Escalação/Substituições

 Gatito, Marcinho, Marcelo, Gabriel e Jonathan (Lucas Barros); Jean (Pimpão), Alex Santana e João Paulo (Alan Santos); Erik, Kieza e Luiz Fernando.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: