domingo, 14 de julho de 2019

Empate fora de casa na retomada do campeonato


 Após a parada para a Copa América, o Botafogo voltou a campo pelo Campeonato Brasileiro neste domingo, diante do Cruzeiro, no Mineirão. A partida terminou empatada em 0x0 e o Glorioso encerrou a 10ª rodada na 6ª colocação, uma posição acima do que havia terminado a rodada anterior.

 Apesar do tempo que teve para aprimoramento tático, técnico e físico, o que se viu no 1º tempo foi aquém do que se esperava, pois não foi muito diferente do que se via antes da parada, com muita posse de bola, mas sem poder de criação e finalização. Para complicar ainda mais, Luiz Fernando, que era quem se apresentava mais intenso ofensivamente, sentiu-se mal e foi substituído por Pimpão, logo aos 19 minutos da etapa inicial. O problema não era o sistema de jogo, mas o fato de alguns jogadores não renderem a contento, como João Paulo e Alex Santana, o que refletia na falta de efetividade criativa e, por conseguinte, ofensiva.

 No 1º tempo não tivemos oportunidades de gol, já a equipe mineira chegou aos 27, após saída errada do alvinegro no campo de defesa, quando um jogador adversário recebeu livre na área, mas concluiu mal na saída de Gatito, que ficou com a bola. Aos 40, após cruzamento da direita, um jogador mineiro concluiu na pequena área, marcado por Marcinho e mandou por cima. Antes do final da 1ª etapa, eles chegaram em dois chutes, um cruzado e outro da entrada da área, mas ambos saíram pela linha de fundo.

 O Botafogo voltou com a mesma formação após o intervalo, porém com uma postura um pouco superior a do 1º tempo. Logo aos 8 minutos, o time alvinegro chegou com chute de longe de Gustavo, mas a bola foi para fora.

 O jogo seguia equilibrado e se o alvinegro não criava oportunidades, também não era ameaçado, pois se encontrava bem postado defensivamente, valorizando a posse de bola. Aos 22, o treinador alvinegro tirou Erik, com atuação apagada, e colocou o estreante Victor Rangel.

 O Glorioso teve uma boa oportunidade aos 28, quando a bola sobrou limpa para Alex Santana na meia lua, mas ele chutou mal, por cima da meta adversária. Aos 34, novamente Alex Santana chutou mal, mandando para fora, quando uma boa opção seria ter passado para Diego Souza. Aos 38, mais uma chegada do alvinegro, com Alex Santana puxando contra-ataque, rolando na direita para Pimpão, que na área chutou mal e mandou para fora. O próprio Pimpão chegou a recuperar uma bola no meio de campo, avançou, mas acabou segurando demais a bola e o sistema defensivo do time adversário se reorganizou. Aos 39, Marcinho deu lugar a Fernando, porém nada mais relevante aconteceu na partida.

 Que o time evolua nas próximas rodadas. A postura na 2ª etapa foi superior a que foi vista no 1º tempo. Quando as chances surgirem, é preciso capricho nas finalizações. O estreante Victor Rangel buscou se movimentar, voltou para ajudar, mas não teve oportunidades na frente. O próximo jogo do Botafogo será no próximo domingo, às 11 horas, diante do Santos, no Nilton Santos.

Cartões

 Não foram aplicados cartões a jogadores alvinegros.

Escalação/Substituições

 Gatito, Marcinho (Fernando), Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo, Alex Santana e João Paulo; Erik (Victor Rangel), Diego Souza e Luiz Fernando (Pimpão).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: