segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Pontos positivos na “estreia”


 Enfim, já na 3ª rodada da Taça Guanabara, estreou a equipe principal do Botafogo no Estadual 2020, já que até então quem vinha atuando era o que podemos chamar de time alternativo, mesclando alguns jogadores do elenco principal (reservas) e jovens da base. O resultado não poderia ser melhor, vitória por 3x1 diante do Macaé, no Nilton Santos, gols das novas aquisições para 2020, Pedro Raul e Bruno Nazário e do jovem da base Luiz Henrique.

 Além da vitória, na atuação do time pudemos observar pontos positivos após a pré-temporada em Domingos Martins, sobretudo do meio para a frente. Defensivamente ainda há o que se corrigir, pois mesmo diante da fragilidade do adversário, levamos alguns sustos.

 O time fez um bom 1º tempo, abriu o placar quando o cronômetro se aproximava dos 5 minutos, em bola bem esticada por Fernando para Luiz Fernando que, ao se aproximar da área, rolou para trás e Pedro Raul pegou de primeira, rasteiro, forte, vencendo o goleiro adversário. A equipe continuou dominando as ações, teve uma boa chegada em velocidade com Guilherme Santos, que chutou cruzado com perigo e depois com Bruno Nazário, que recebeu de Pedro Raul, cortou um marcador, chutou na área, pela esquerda, a bola passou entre as pernas do goleiro, mas resvalou nele, subiu e bateu no travessão.

 Somente nos minutos finais da etapa inicial que o adversário assustou, em contra-ataque em velocidade pela direita, com a bola chegando na nossa área e, após o chute, Marcelo, que voltou em velocidade desde o campo de ataque, cortou próximo da linha do gol, evitando o empate. Já aos 50, após cruzamento da direita, um atacante cabeceou forte, livre e Gatito fez uma excelente defesa, evitando que o jogo fosse para o intervalo empatado.

 A equipe retornou sem alterações e o início da etapa final começou movimentado. O Macaé tentava chegar e arriscava uns chutes e assustou em jogada aérea aos 18. Já o Botafogo tentava explorar o lado direito, com Luiz Fernando. Aos 23, Pedro Raul recebeu antes da linha de meio de campo e deu um passe primoroso para Luiz Henrique, que avançou pela direita, ganhou do marcador na corrida, driblou o goleiro e, mesmo parecendo ter perdido o ângulo, conseguiu concluir para as redes: 2x0 Fogão!

 O treinador alvinegro, aos 30, substituiu Luiz Fernando por Rhuan. Alguns minutos depois, Luiz Henrique recebeu na direita, avançou em diagonal, abriu para Bruno Nazário na entrada da área e o meia encheu o pé e ampliou: 3x0 Fogão! Com a vantagem, o treinador fez mais duas alterações, sacando Bruno Nazário para a entrada de Leandrinho e, logo depois, Cícero deu lugar a Alex Santana.

 Vencendo com folga, a equipe alvinegra pareceu satisfeita em campo e o adversário passou a buscar o gol de honra e quase conseguiu aos 41, em chute de fora, mas Gatito, atento, mandou para escanteio. Aos 43, em novo chute de fora, após rebote, a bola desviou em Carli e foi para as redes de Gatito.

 A equipe precisa melhorar a parte defensiva, a marcação, já que deixou alguns espaços, tendo no 1º tempo não sofrido gol devido a belas intervenções de Marcelo e Gatito. Já no 2º, jogadores adversários tiveram espaço para arriscar chutes e cruzamentos.

 Do meio para a frente o time fez um bom jogo, com destaque para: Bruno Nazário, bem produtivo, buscando o jogo, se aproximando da frente, atuação coroada com belo gol; Pedro Raul, que além de se mostrar bom finalizador, ainda faz bem o pivô, dá trabalho para os zagueiros e mostrou categoria ao dar bela assistência para o gol de Luiz Henrique; Luiz Henrique, com assistência para o gol de Bruno Nazário e, além de velocidade, mostrou calma e categoria para concluir no lance do 2º gol, o que é um alento para a gente, pois nos últimos tempos, questão de finalização do time era um sofrimento para o torcedor.

Cartões

 Amarelo para Luiz Fernando, Bruno Nazário e Guilherme Santos.

Escalação/Substituições

 Gatito, Fernando, Marcelo, Carli e Guilherme Santos; Cícero (Alex Santana), Thiaguinho e Bruno Nazário (Leandrinho); Luiz Fernando (Rhuan), Pedro Raul e Luiz Henrique.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: