domingo, 1 de junho de 2014

Time se aplica e arranca empate no final do jogo

 O Botafogo empatou com o Corinthians por 1x1 na casa do adversário, em sua última partida antes da parada para a copa.

 Essa reação nos dois últimos jogos fora de casa (vitória sobre o Palmeiras e empate hoje) foi muito importante para o clube ir para o recesso da copa fora da zona da degola e em busca de uma campanha mais sólida.

 De positivo no empate: o empenho do time o jogo inteiro, que foi premiado com o gol de empate nos últimos minutos; a coragem de Mancini em mexer no time, alterando o time da forma que considera a melhor, dentro das limitações do elenco, mesmo que não funcione em algumas vezes e que em outras não concordemos.

 Hoje, por exemplo, gostei da entrada de Daniel no intervalo, mas não da saída de Lucas. A meu ver quem deveria sair era Bolatti, pela forma frouxa como vinha marcando, sendo este um dos fatores negativos no jogo e exemplificado pelo gol que sofremos. Outros pontos negativos foram a apresentação fraca de Wallyson e algumas indecisões de Renan na saída de gol, como num lance em que demorou e foi encoberto, mas por sorte a bola bateu na trave.

 O 1º tempo começou amarrado. O Botafogo manteve-se fechado, não dava espaços ao ataque adversário e buscava chegar em jogadas pela direita, com cruzamentos imprecisos para Ferreyra.

 Os times não conseguiam criar uma jogada mais aguda, mas aos 22 cruzamos uma bola da esquerda para a direita e Ferreyra cabeceou da grande área, no canto, obrigando goleiro a se esticar e fazer defesa difícil.

 Aos 24 minutos foi o adversário que chegou e, diferente do lance de Ferreyra, o gol saiu, mesmo com nosso goleiro se esticando para tentar defender: o jogador do time paulista recebeu na direita e Bolatti apenas o assistiu driblá-lo e chutar colocado no canto.

 Depois do gol, a atenção que o time vinha tendo na marcação, sem dar espaços, diminuiu. Levamos dois sustos ainda na 1ª etapa: aos 33, quando a bola foi cruzada rasteira da esquerda, Renan defendeu parcialmente para o meio da área e o atacante não conseguiu concluir; aos 41, quando Renan fez difícil defesa, após chute de fora da área.

 O Botafogo voltou para o 2º tempo com Daniel no lugar de Lucas. Com 1 minuto a bola foi cruzada na nossa área, o zagueiro deles cabeceou, Renan demorou a sair e o atacante chegou primeiro na bola e encobriu o goleiro, mas ela bateu na trave e saiu.

 Aos 9, talvez a única boa jogada de Wallyson, que recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou no canto, com o goleiro espalmando para escanteio.

 Renan evitou o 2º gol duas vezes seguidas, aos 14 e 15 minutos, com boas defesas.

 O alvinegro mexeu aos 24 e 25 minutos, colocando Gegê e Jorge Wagner nos lugares, respectivamente, de Wallyson e Airton.

 O Botafogo apertava em busca do empate: Daniel e Ferreyra tabelaram aos 32, mas o meia chutou fraco; aos 35 Edílson chutou cruzado com certo perigo, mas para fora.

 A luta do time em campo foi premiada aos 41 minutos, quando Edílson fez grande jogada pela direita, entrou na área e chutou cruzado, a bola desviou no zagueiro e foi para as redes: 1x1.

 Receberam amarelo os jogadores Ferreyra e Airton. O repórter do PFC, ao entrevistar Edílson após o jogo, informou que o lateral recebeu amarelo e está fora do próximo jogo. Confesso que não percebi o cartão, que pode ter sido após o gol de empate, mas fica o registro.
*Atualização às 12h52 de 01/06/14: pela súmula publicada no site da CBF, Edílson recebeu o cartão amarelo aos 42 minutos do 2º tempo.

 Botafogo: Renan, Lucas (Daniel), Bolívar, André Bahia e Júnior César; Airton (Jorge Wagner), Edílson e Bolatti; Wallyson (Gegê), Ferreyra e Zeballos.

 Saudações alvinegras!

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

Nenhum comentário: