quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O nosso paraguaio fez a diferença em Assunção

 O Glorioso avançou para a fase de grupos da Libertadores. E, como já era esperado, foi sofrido. Após a derrota por 1x0 nos 90 minutos, a classificação veio na disputa de penalidades máximas, com Gatito Fernandez defendendo três cobranças, sendo uma de um lado, outra do outro lado e mais uma no meio do gol. Camilo, Pimpão e Victor Luis converteram para o Botafogo, decretando a vitória por 3x1.

 O Glorioso figurará no grupo que tem Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador e Estudiantes, da Argentina. O primeiro compromisso será dia 14 de março, no Nilton Santos, contra a equipe argentina.

 No Paraguai a equipe alvinegra entrou em campo com Marcelo atuando no lugar do suspenso Jonas e com Carli na zaga, estreando na competição. O treinador colocou Matheus Fernandes como titular, junto com Airton, Bruno Silva, Camilo e João Paulo. Pimpão ficou mais avançado.

 O time esteve bem postado em campo na 1ª etapa, mas não conseguiu encaixar jogadas que levassem perigo ao adversário. O mais próximo foi por meio de um chute cruzado de Pimpão, mas o goleiro segurou firme. Por outro lado, a equipe paraguaia também encontrou dificuldades com a marcação alvinegra e somente assustou aos 43 minutos, após chute de longe que Helton Leite espalmou para o lado e Victor Luis afastou de vez.

 A equipe foi para o intervalo com o 0x0, placar favorável para a classificação, mas com Marcelo e Carli com cartões amarelos. Na volta para o 2º tempo, uma surpresa, o treinador tirou Matheus Fernandes e colocou o lateral Gilson. Confesso que não entendi e nem gostei da alteração. A explicação do Jair, após o jogo, foi que Bruno Silva havia sido colocado para ajudar Victor Luis pelo lado esquerdo e tentar fazer o corredor, mas não funcionou e ele tentou João Paulo, mas também não ficou satisfeito, optando, então, pela entrada de Gilson.

 A 2ª etapa foi bem mais difícil, já que a equipe, mesmo que tenha sido de forma inconsciente, parou de jogar, deu campo ao adversário e ficou fechada, com o jogo virando um ataque contra defesa. O adversário exercia pressão, chutou duas vezes a gol nos primeiros 10 minutos, mas ambos para fora.

 Aos 17 minutos Helton Leite, que sentiu uma contusão, foi substituído por Gatito Fernandez. Não imaginávamos que aquela alteração acabaria sendo decisiva para a nossa classificação.

 O jogo permanecia difícil. Aos 28 Pimpão foi lançado na área e em minha opinião foi atropelado pelo goleiro, mas o juiz considerou como uma trombada normal. Aos 31 Gatito defendeu um chute da entrada da área, mas três minutos depois não houve jeito, quando Marcelo tentou cortar, a bola bateu em um adversário e sobrou na área para outro jogador paraguaio, que concluiu cruzado e abriu o placar. Aos 40 minutos Guilherme entrou no lugar de Airton, mas nada mais aconteceu, o jogo foi encerrado e fomos para a disputa de penalidades máximas.

 O primeiro pênalti foi cobrado por um jogador adversário e Gatito se esticou e espalmou. Camilo cobrou bem e nos colocou em vantagem. Outra cobrança deles e mais uma vez Gatito, no meio do gol, com tranquilidade, espalmou. Pimpão foi para a cobrança e converteu, fazendo 2x0. O adversário fez a terceira cobrança e dessa vez converteu. Victor Luis foi o próximo e guardou o dele: 3x1. A quarta cobrança do time adversário esbarrou mais uma vez na defesa de Gatito, que nos garantiu a vitória na disputa de pênaltis e, consequentemente, a classificação para a fase de grupos.

 Esse grupo de jogadores do Botafogo mereceu a classificação, pelo empenho, pela luta, por honrar a gloriosa camisa do Botafogo.

Cartões

 Amarelo para Marcelo, Joel Carli e Bruno Silva.
                                               Escalação/substituições

 Helton Leite (Gatito Fernandez), Marcelo, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Airton (Guilherme), Bruno Silva, Matheus Fernandes (Gilson), João Paulo e Camilo; Pimpão.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: