domingo, 5 de fevereiro de 2017

Precisou do susto para acordar

 O Botafogo venceu o Macaé por 2x1 no Nilton Santos, pela 3ª rodada da Taça Guanabara. Com a vitória, o alvinegro ganhou sobrevida na competição, embora a situação na Taça GB continue bem difícil, em função dos tropeços iniciais. Pensando em regulamento da competição estadual, os três pontos foram importantes, afinal, além dos campeões das taças Guanabara e Rio, disputarão as semifinais do Estadual outras duas equipes com mais pontos no somatório das referidas taças.

 A equipe entrou em campo com a equipe reserva, à exceção de Gatito Fernandez, dominou o 1º tempo, tocou a bola e não demorou a chegar ao gol, com Lindoso, em um belo chute aos 9 minutos. Um pouco antes do gol, Dudu Cearense foi derrubado na área e o árbitro ignorou a penalidade.

 A equipe adversária não ameaçava, mas quase chegou ao empate em escanteio que Dudu Cearense cabeceou contra a própria trave. No final da 1ª etapa, Lindoso viu o goleiro adversário adiantado, chutou do campo de defesa e a bola saiu com perigo. Logo depois o goleiro salvou uma bola de cabeça de Dudu Cearense. De se lamentar a contusão do jovem Gustavo Bochecha, com torção no joelho. Deu lugar a Matheus Fernandes aos 17 minutos.

 O 2º tempo do jogo começou e logo com um minuto Marcinho mandou um chutaço e o goleiro se esticou e espalmou. Parecia animador, mas só parecia, afinal a partida passou a ficar irritantemente sonolenta. A equipe alvinegra ficou tocando a bola sem objetividade, para o lado e para trás. Somente chegamos com algum perigo aos 22 minutos, em chute de Guilherme. Aos 24 o treinador tirou Joel, que mais uma vez ficou devendo e colocou Vinícius.

 Com a apatia e a falta de vontade presentes em campo, a equipe alvinegra foi castigada aos 34, quando Gatito falhou e soltou uma bola nos pés do atacante. O time adversário não fez nada para merecer seu gol, mas o castigo veio para quem abdicou de jogar.

 Marcinho sentiu e deu lugar a Fernandes aos 35. Precisou o gol de empate ter saído para a equipe alvinegra acordar e sair em busca da vitória. As emoções se fizeram presentes nos últimos minutos da partida: aos 44 Fernandes cruzou e Vinícius concluiu para fora; aos 47, após escanteio, a bola sobrou para Fernandes chutar dentro da área e o goleiro salvar; aos 51, em contra-ataque, um jogador adversário concluiu forte na área e Gatito salvou; no lance seguinte, aos 52, Guilherme cruzou da esquerda e Vinícius cabeceou para as redes, decretando a vitória.

 O Botafogo, mesmo com reservas, não pode passar sufoco frente a equipes pequenas. Tem que buscar a vitória o tempo todo e não se acomodar com 1x0 no placar.

 A equipe adversária reclamou da arbitragem, por saída de bola na linha de fundo, quando do cruzamento de Guilherme para o gol de Vinícius. Só lembrando que a mesma arbitragem ignorou um pênalti claro em Dudu Cearense, no início do 1º tempo.

 Destaco a boa atuação do lateral Marcinho. Lindoso e Matheus Fernandes foram bem. Leandro participou mais do jogo hoje. Guilherme buscou se movimentar no 1º tempo. Deu as assistências para os dois gols. Gilson e Joel ainda devendo. Gatito precisa ganhar confiança, falhou feio no gol do Macaé.

Lances do jogo

1º tempo

- 9 min: Igor Rabello esticou para Guilherme, que fez boa jogada pela esquerda, cortou um marcador, inverteu a jogada, Lindoso dominou no peito na entrada área, chutou forte, colocado e marcou um belo gol: 1x0 Fogão!
- 29 min: a equipe adversária cobrou escanteio pela esquerda, a bola foi na cabeça de Dudu Cearense, que mandou na trave, quase fazendo contra;
- 37 min: Lindoso dominou no campo de defesa, viu o goleiro adiantado, chutou tentando fazer por cobertura e a bola saiu com perigo;
- 39 min: após escanteio da direita, Dudu Cearense cabeceou e o goleiro salvou.

2º tempo

- 1 min: Marcinho pegou um rebote na entrada da área, chutou forte, no alto e o goleiro espalmou;
- 22 min: Guilherme chutou colocado e o goleiro mandou para escanteio;
- 34 min: um jogador adversário fez boa jogada pela esquerda, chutou cruzado, Gatito soltou a bola na frente do atacante, que só empurrou para as redes: 1x1;
- 44 min: Fernandes recebeu na direita, avançou, cruzou e Vinícius, dentro da área, concluiu para fora;
- 47 min: após escanteio da esquerda, a bola sobrou para Fernandes dentro da área, que chutou e o goleiro salvou;
- 51 min: o time adversário contra-atacou, um atacante recebeu e concluiu de frente para Gatito, que espalmou e evitou o 2º gol;
- 52 min: Renan Fonseca recebeu no campo de ataque, abriu para Guilherme na esquerda, que cruzou na área e Vinícius concluiu de cabeça e desempatou: 2x1 Fogão!

Escalação/substituições

 Gatito Fernandez, Marcinho (Fernandes), Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Gustavo Bochecha (Matheus Fernandes), Lindoso, Dudu Cearense e Leandro; Guilherme e Joel (Vinícius).

 Saudações alvinegras!

2 comentários:

turco e Doido disse...

Gosto muito de ler os blogs sobre o Botafogo. Lendo o blog Cantinho Botafoguense, percebi que o autor procura desmerecer o Jair Ventura de todas as maneiras. Para mim, ao lado das boas atuações de jogadores como Sidão. Luis Ricardo, Carli, Diogo Barbosa, Aírton, Camilo, Neílton e os gols de Sassá, e a chegada do Jair, foram os principais responsáveis de tirar o time da zona de rebaixamento e levá-lo até o 5º lugar e a Liberta. Também, acho inadmissível que um jogador como o Guilherme, que fez 2 assistências leve nota 4.5. Ontem senti falta do Sidão, que é muito mais confiável que o Gatito, ou será "Franguito"?

Cadré disse...

Particularmente, acho que quem assume um clube dado como rebaixado por muitos e o classifica para a Libertadores, tem méritos. Gosto do trabalho do Jair, o que não me impede de discordar de algumas ações, como alterações no jogo de quarta passada, assim como concordar com outras, como os relacionados também para a partida de quarta.

Em relação ao Sidão, ontem numa rede social havia quem criticasse o clube por não mantê-lo. Escrevi lá que lamento quando o clube não faz reposição à altura de quem sai, mas não lamento a saída de jogador que tinha a opção de ficar e preferiu sair. O goleiro cumpriu bem o seu papel ano passado, ajudou bastante para a classificação para a Libertadores, reconheço isso, porém o clube não perde o que não possui. Ele estava sob empréstimo, assim como Neilton estava. Foi dito sobre melhor amarrar o contrato, mas manter alguém contra a vontade traria alguma vantagem? Ele preteriu o clube, então paciência e depois da falha do goleiro ontem, haja paciência...

Saudações alvinegras.