sexta-feira, 7 de julho de 2017

Botafogo cirúrgico

 O Botafogo foi ao Uruguai e derrotou nada menos que o Nacional, por 1x0, pelas oitavas de final da Libertadores, trazendo na bagagem a vantagem para a partida da volta, que será realizada no Nilton Santos.

 O Glorioso teve uma atuação precisa, cirúrgica, jogando ao seu estilo, fechado, segurando o adversário e tentando encontrar espaços em contra-ataques. Teve duas chances na 1ª etapa, aos 20 e 37, ambas em cruzamentos de Pimpão para Bruno Silva e a 2ª oportunidade foi aproveitada por João Paulo, na sobra.

 No 1º tempo eles tiveram uma chance aos 13, com bola na trave e Gatito aparecendo muito bem para nos salvar, uma reclamação aos 27, em bola no braço de Victor Luis, em jogada aérea na nossa área e outra chance aos 42, após falha de Emerson Silva, com o atacante desperdiçando.

 O alvinegro voltou melhor postado em campo na etapa final, não deu a menor chance à equipe adversária, que teve que abusar de cruzamentos, muito bem interceptados por Gatito e por nosso setor defensivo. Não conseguimos encaixar nenhuma jogada para marcar o 2º gol e matar o jogo, mas seguramos o placar até o final.

 O nosso treinador fez as seguintes substituições: aos 33 do 2º tempo sacou o já amarelado João Paulo e colocou Camilo; aos 38 tirou Pimpão e colocou Guilherme; aos 46 substituiu Roger por Marcos Vinícius.

 Gatito esteve muito seguro na partida e fez uma grande defesa no 1º tempo. Carli foi um gigante em campo e sem cometer faltas. Bruno Silva mais uma vez incansável. O jovem Matheus Fernandes parecia um veterano em campo. João Paulo foi outro destaque e ainda foi o autor do gol da vitória. Pimpão e Lindoso, aplicados, participaram bem da jogada do gol. Louvável a aplicação em campo dos demais atletas.

 Um destaque especial aos inúmeros alvinegros presentes na partida, que enfrentaram chuva e frio, mas em nenhum momento deixaram de cantar e incentivar a equipe.

Lances de jogo

1º tempo

- 3 min: um jogador uruguaio ganhou dos marcadores pelo lado direito, cruzou rasteiro, a bola atravessou nossa pequena área e Arnaldo cortou;
- 11 min: em ataque do time uruguaio pela esquerda, a bola foi cruzada para a nossa área e um atacante cabeceou com perigo, mas para fora;
- 13 min: a equipe adversária cobrou falta pela direita, a bola foi na nossa área, um uruguaio escorou na esquerda, junto à trave, a bola bateu na trave oposta, sobrou para outro uruguaio, que concluiu junto a Gatito, que defendeu parcialmente e no rebote outro adversário cabeceou por cima;
- 20 min: Pimpão cruzou da esquerda, Bruno Silva por pouco não alcançou e a bola saiu pela linha de fundo;
- 37 min: Pimpão cruzou da esquerda para a direita, Bruno Silva concluiu de primeira, a bola bateu em um zagueiro e sobrou para João Paulo dar uma cavadinha, tirar do goleiro e abrir o placar: 1x0 Fogão!
- 41 min: um uruguaio arriscou de fora da área e a bola saiu com perigo;
- 42 min: Emerson Silva escorregou, pegou mal na bola, que foi para a nossa área, um uruguaio ganhou de Arnaldo, rolou para o meio e o atacante, de frente para Gatito, mandou por cima da meta alvinegra.

2º tempo

- 25 min: Roger arriscou o chute da entrada da área e o goleiro defendeu.

Cartões

 Amarelo para João Paulo e Bruno Silva.

Escalação/substituições

 Gatito, Arnaldo, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo (Camilo); Pimpão (Guilherme) e Roger (Marcos Vinícius).

 Saudações alvinegras!

2 comentários:

Wesley Machado disse...

André, tudo bem? Quanto tempo! Vc sabe se foi o Lindoso que fez o lançamento para o Pimpão no lance do gol? Tive a impressão que sim. No mais, que sorte não ter entrado aquela bola em que o adversário chegou bem junto à trave. E também o lance em que o Emerson Silva falhou. Na sequência dos dois lances, Gatito foi fundamental. Como tirá-lo do time para a entrada do ídolo Jefferson? Penso que a substituição deve ser feita gradualmente. Jefferson pode ir entrando em alguns jogos do Brasileiro, em que o time seja poupado. Se bem que goleiro não costuma ser poupado. Ainda mais que Gatito, em grande fase, não vai querer dar brecha.

Cadré disse...

Ele mesmo, Wesley. Um primor de lançamento.

No primeiro tempo tivemos 3 lances perigosos contra: bola atravessada rasteira, que Arnaldo cortou; o lance na trave, seguido de grande defesa de Gatito; e a falha do Emerson. No segundo tempo neutralizamos eles por completo.

Em relação ao Jefferson, retorno será gradativo. Lembrando que poderá haver convocações do Gatito, que atravessa uma fase maravilhosa.

Um abraço.