sábado, 21 de outubro de 2017

A análise não pode ser tão simples assim

 Então, sobre a questão do protesto de torcedores, da indignação, revolta, chateação ou seja lá qual sentimento podemos citar, lendo alguns comentários, avaliações, sejam de jornalistas, sejam de outros alvinegros, considero que as análises não podem ser simples, focadas em um só ponto, como muitas delas foram.

 Não entrarei no mérito do nível de protesto, se exagerado ou não, se em local apropriado ou não, se desnecessário ou não. Irei me ater somente ao sentimento de muitos torcedores alvinegros, tomando como base o meu próprio.

 Após a partida contra o Avaí, quando assistimos uma péssima atuação do time alvinegro, mesmo com o nosso gol aos 50 minutos do 2º tempo, que nos deu pelo menos um ponto, os comentários nas redes sociais foram, em sua maioria, de indignação pela forma com que a equipe se comportou em campo.

 No dia seguinte surgiram comentários, principalmente de quem não é botafoguense, que não era hora para se criar crise no clube, entre torcedores e equipe. Foi dito que a equipe, por tudo que fez durante o ano, não era merecedora de tais críticas. Foi dito que a equipe é limitada, que já teria ido além de seus limites, então tal cobrança era exagerada e sem sentido.

 Acredito que a maioria esmagadora dos torcedores alvinegros não deseja criar qualquer tipo de crise. Essa maioria está vendo, já há alguns jogos, a queda acentuada de rendimento de muitos jogadores. Esses torcedores não têm visto nos olhos dos jogadores aquele brilho especial que se via nos jogos da Libertadores. Essa maioria de torcedores assistia na Libertadores os jogadores irem para a bola como um esfomeado vai em direção a um prato de comida, mas isso não é mais visto. Não estou dizendo que tem faltado vontade, até porque os jogadores têm corrido, não têm desistido dos jogos, tanto que marcou gols nos minutos finais contra Chapecoense e Avaí.

 Em minha opinião, após as eliminações na Copa do Brasil e, principalmente, na Libertadores, perdeu-se um pouco o foco, perdeu-se aquela atenção maior nas jogadas, perdeu-se aquele “algo a mais” nas atuações, "algo a mais" que muita diferença fez para nossos triunfos.

 O que os torcedores desejam e cobram é que seja retomada essa atenção maior, essa aplicação a mais, esse foco total em cada partida. Enfim, pedem e desejam que a equipe volte a colocar em campo aquele algo a mais que era visto na Libertadores. Tem o desgaste pelo ano, pelo elenco reduzido? Tem sim, mas repito, não parece que isso tem sido o fator principal para a queda de rendimento.

 Para quem está encarando como fim de festa, querendo apenas cumprir com as obrigações até o final do ano, é preciso ter em mente que ainda resta um objetivo muito importante a se buscar, que é a classificação para a Libertadores. Tal classificação não deve ser encarada como prêmio de consolação, até porque o retorno financeiro é grande, principalmente para um clube que atravessa dificuldades nessa questão e que no próximo ano será mais difícil ainda e podemos citar, como exemplo, o aumento no valor das parcelas do Ato Trabalhista.

 Pode-se até questionar a forma, o momento ou o local de demonstrar insatisfação, mas não se pode questionar o sentimento de muitos alvinegros, como o receio de uma não classificação, a chateação com a queda de rendimento do time e o desejo de que os atletas tenham conhecimento de tais sentimentos e que voltem a deixar em campo aquele algo a mais, pois com isso haverá, como já houve por parte dos torcedores, o devido reconhecimento.

 O Botafogo é grande e não se pode querer tirar de seus torcedores o desejo de querer mais, de ambicionar mais, de querer ver em campo atuações a altura da grandeza do clube.

 Saudações alvinegras.  

2 comentários:

ansliberato disse...

Jogador gosta de dinheiro. Estipula um premio que eles voltam a correr como antes.

Cadré disse...

Anselmo, não tenho a informação se haverá premiação por meta alcançada. Quando levam o clube a degraus mais altos, a valorização de cada um deles já é um fator positivo.

Os jogadores precisam ter em mente a importância da classificação para o clube, em termos técnicos e, principalmente, financeiros. Por isso cobramos dos mesmos.

Agradecemos a participação.

Saudações alvinegras!