domingo, 29 de outubro de 2017

Diante do contexto, um empate positivo

 O Botafogo foi até Belo Horizonte e empatou por 0x0 com o Atlético/MG. Se considerarmos os resultados da rodada, em que a maioria de nossos concorrentes à vaga na Libertadores também empataram, se considerarmos o fato de termos atuado na casa de outro concorrente à vaga e que mantivemos a diferença de seis pontos para o mesmo, podemos dizer que o empate não foi ruim. Acrescentem a isso que agora restam apenas 7 rodadas e nos encontramos na 5ª colocação, embora ainda dependemos do resultado do jogo de segunda-feira para saber se terminaremos a rodada nessa posição.

 O jogo na 1ª etapa foi equilibrado, o Glorioso começou melhor, mas o adversário aos poucos igualou. Chegamos com perigo com menos de um minuto, em cruzamento de Gilson que a zaga cortou. Logo depois, em chute cruzado, Gatito salvou com o pé. Além disso, apenas dois contra-ataques do adversário, originados em perdas de bola pelo time do Botafogo junto da linha de meio de campo.

 No 1º tempo o nosso lado esquerdo, que tinha dois laterais de origem, não foi bem. Outro que não produziu absolutamente nada foi Pimpão.

 No 2º tempo a equipe alvinegra se posicionou mais fechada, não dava muito espaço, tanto que o adversário chegou somente aos 16, em chute de fora. Por outro lado, também não chegávamos ao ataque. Aos 18 o treinador Jair Ventura substituiu Victor Luis por Guilherme.

 Em alguns jogos em que Pimpão não foi bem, considerei que, mesmo mal tecnicamente, ele vinha ajudando taticamente, mas hoje foi difícil entender o motivo de Pimpão continuar em campo e um exemplo foi aos 19, quando deu passe errado, gerando contra-ataque, não voltou e, por sorte, a conclusão foi por cima. Talvez a única boa participação dele no jogo foi aos 30, quando em bola cruzada por Arnaldo, ajeitou para conclusão de Guilherme.

 Vinícius substituiu Brenner aos 28 e aos 37 levamos um grande susto, em bola chutada na trave de Gatito. Aos 38, enfim, saiu Pimpão para a entrada de Dudu Cearense. Um minuto depois, após cruzamento, a bola foi cabeceada rente à trave de Gatito. E o jogo ficou nisso.  

Lances do Jogo

1º tempo

- 30 seg: em contra-ataque, Matheus Fernandes tocou para Gilson, que cruzou e quase a zaga marcou contra, ao cortar para escanteio;
- 4 min: em ataque da equipe adversária, a bola foi chutada, desviou no trajeto e Gatito salvou com o pé;
- 31 min: Victor Luis perdeu a bola junto da linha de meio de campo, a equipe adversária contra-atacou, a bola foi na esquerda, houve um chute cruzado e Gatito defendeu.

2º tempo

- 16 min: em chute da equipe adversária, de fora da área, a bola saiu com perigo;
- 30 min: Arnaldo cruzou da direita, Pimpão ajeitou, Guilherme cortou um marcador, chutou e o goleiro salvou;
- 37 min: um atacante adversário dominou fora da área, chutou forte, rasteiro e acertou a trave;
- 39 min: em cruzamento para a nossa área, a bola foi cabeceada e saiu bem perto da trave de Gatito.

Cartões

 Amarelo para João Paulo e Joel Carli. Foi o terceiro de João Paulo, que não enfrentará o Fluminense no próximo sábado.

Escalação/substituições

 Gatito, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis (Guilherme); Matheus Fernandes, Bruno Silva, João Paulo e Gilson; Pimpão (Dudu Cearense) e Brenner (Vinícius).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: