sábado, 4 de novembro de 2017

Previsível, diante de tamanha falta de ambição e futebol

 O Botafogo foi derrotado pelo Fluminense por 2x1 no Nilton Santos e desperdiçou grande oportunidade de se aproximar da vaga na Libertadores.

 O resultado não surpreendeu, diante do fraco futebol apresentado pelo alvinegro. O time do Botafogo abriu o marcador quando o cronômetro estava por completar um minuto de jogo, em contra-ataque armado por Pimpão, com a participação de Brenner e conclusão de Marcos Vinícius. Tivemos mais uma conclusão de Brenner aos 12 e outra de Matheus Fernandes aos 17, mas depois podemos dizer que o alvinegro parou em campo. O time deu a bola ao adversário e apenas se restringiu a se defender e tentar segurar a magra vantagem e assim o jogo foi para o intervalo.

 Esperávamos que a conversa no intervalo fizesse o Botafogo acordar para o jogo e voltar com outra postura no 2º tempo, mas não foi o que ocorreu, com a equipe voltando da mesma forma, assistindo o adversário jogar. Logo aos 30 segundos vimos a bola sacudir o travessão de Gatito.

 Aos 12, Marcos Vinícius, que  de positivo apenas o lance do gol, foi substituído por Gilson. Quatro minutos após essa substituição, um atacante recebeu no ataque e, com nossa defesa bem exposta, ajeitou junto da linha da grande área, chutou forte e venceu Gatito, empatando a partida. Um minuto depois, quase saiu a virada, em cruzamento perigoso.

 Com o time ainda mal em campo, o treinador alvinegro tirou Pimpão, outro que apareceu somente no lance do nosso gol, e colocou Guilherme em campo. Não conseguíamos chegar na meta adversária, então seria a vez de Léo Valencia entrar para tentar criar alguma coisa? Poderia, mas o treinador, aos 28 minutos, optou por trocar seis por meia dúzia, sacando Brenner e colocando Vinícius.

 A sensação era a de que o jogo terminaria empatado, já que ninguém mais criava dos dois lados, mas apenas parecia, já que aos 42, em contra-ataque do time adversário pelo nosso lado esquerdo, setor que estávamos com dois laterais esquerdos em campo, a equipe adversária chegou ao 2º gol. Um castigo merecido ao Botafogo, por tamanha falta de ambição na partida e por mostrar em campo um futebol paupérrimo.

 Li críticas ao nosso goleiro em relação aos gols. Não achei falha no 1º gol, mas no 2º sim. Ainda em relação ao 1º gol sofrido, acho que até certo ponto é normal para bons goleiros, mas os que são diferenciados poderiam pegar e Jefferson é um desses goleiros, que podemos dizer que estão fora da curva.

 Como foram mal os nossos laterais nesse jogo. Alguns por queda de produção, outros por limitações técnicas. E a meritocracia, não se aplica nesses casos?

 Os alvinegros já aplaudiram o time até em certas derrotas, pela forma como estas ocorreram, mas não há como querer tirar o direito do botafoguense em se desapontar, se indignar e se irritar com a derrota desse domingo. Ainda bem que ainda nos revoltamos com atuações como a de hoje, pois a hora em que nos conformarmos com derrotas como essa, é melhor desistir.

Lances do Jogo

1º tempo

- 1 min: Pimpão roubou a bola de um adversário, tocou para Brenner, recebeu de volta, avançou pela esquerda, cruzou rasteiro para a pequena área e Marcos Vinícius escorou para as redes: 1x0 Botafogo;
- 12 min: Brenner recuperou uma bola no campo de ataque e chutou perto da trave;
- 15 min: em ataque da equipe adversária pelo lado direito, a bola foi cruzada e concluída de cabeça para fora;
- 17 min: Brenner recebeu a bola, tocou de calcanhar para Matheus Fernandes, que ajeitou e chutou da meia lua, rente à trave.

2º tempo

- 30 seg: um jogador adversário dominou fora da área, arriscou o chute e acertou o travessão;
- 16 min: em ataque rápido do time adversário, que pegou nossa defesa exposta, um atacante dominou na entrada da grande área, chutou forte e empatou: 1x1;
- 17 min: em novo ataque da equipe adversária, a bola foi cruzada rasteira e por pouco não saiu o 2º gol;
- 42 min: a equipe adversária contra-atacou em velocidade pela direita, o jogador avançou, chutou quase sem ângulo, entre Gatito e a trave e virou o jogo: 1x2.

Cartões

 Amarelo para Arnaldo, Gilson e Victor Luis.

Escalação/substituições

 Gatito, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e Marcos Vinícius (Gilson); Pimpão (Guilherme) e Brenner (Vinícius).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: