sábado, 20 de outubro de 2018

Rumo ao abismo!


 O Botafogo foi derrotado pelo Bahia por 1x0 dentro do Nilton Santos, em mais uma atuação vergonhosa do alvinegro, diante de um concorrente direto na luta contra a degola. Com o resultado a equipe baiana ultrapassou o Glorioso na classificação.

 O Botafogo somente deu alguns lampejos de que poderia conseguir algo melhor durante os 18 minutos iniciais de jogo, depois foi a pasmaceira de sempre, com chutões, com passes errados, sem infiltração, sem criação, sem conseguir sair com qualidade da defesa para o ataque.

 A primeira chegada perigosa na etapa inicial foi dos baianos, aos 16 minutos, após passe na fogueira de Marcelo para Jean, o adversário ficou com a bola, mas a conclusão foi salva por Saulo. Eles assustaram novamente aos 29, após cruzamento rasteiro da esquerda, que cruzou a extensão da pequena área e um jogador adversário concluiu para fora. Já o alvinegro não criou uma única chance clara. Nos dois únicos ataques que poderiam gerar alguma chance, Pimpão desperdiçou ambos, isolando a bola em um desses ataques.

 Mesmo mal no 1º tempo, o time voltou do intervalo sem alterações. E mal a 2ª etapa começou, eles abriram o placar, aos 2 minutos, em bola aérea para a nossa área, que o jogador, em posição de impedimento, mandou para as redes. Eles poderiam ter ampliado aos 5, mas a conclusão foi perto da trave de Saulo.

 Aos 9 o treinador abriu a equipe, sacando Jean e colocando Erik (Jean, um dos poucos que se desdobravam em campo). Aos 15, Luiz Fernando conseguiu driblar dois adversários pelo lado esquerdo e, já dentro da área, chutou no canto, mas para fora.

 Aos 23, Pimpão foi substituído por Marcos Vinícius. A chance mais clara, na realidade a única oportunidade de gol na partida aconteceu aos 27, quando Bochecha enfiou um bolão para Erik, que recebeu na área, livre, concluiu na saída do goleiro, mas mandou para fora.

 Aos 32, o treinador demonstrou estar tão perdido quanto o time estava em campo. Ele tirou Bochecha para a entrada de Brenner. A equipe piorou ainda mais, tornando-se um bando em campo, com o sistema defensivo desguarnecido e uma penca de atacantes embolados e batendo cabeça na frente. Se tivesse que sair mais um gol no jogo, seria o 2º dos baianos e não o do empate alvinegro.

 Algumas observações:

 - O gol mostrou que o problema não é Carli, como alguns andaram falando, mas sim o sistema defensivo como um todo;
 - As nossas laterais, tanto direita, quanto esquerda, nem titulares, nem reservas conseguem produzir;
 - Os dois únicos ataques que pareciam promissores no 1º tempo foram desperdiçados por erros de Pimpão;
 - Erik entrou e o que mais fez foi escorregar. Teve uma chance clara para empatar, mas mandou para fora;
 - Outro que entrou e errou tudo que tentou foi Marcos Vinícius;
 - Na partida de hoje só consigo livrar o Bochecha de críticas. Tentou clarear jogadas, tentou dar velocidade a bola, sem necessariamente sair correndo improdutivamente. Conseguiu enxergar Erik livre, enfiou um bolão para o companheiro, mas não tem culpa se o colega perdeu a chance.

 Tem sido desalentador, desanimador, vergonhoso e revoltante assistir jogos do Botafogo, exatamente por faltar um mínimo de futebol bem jogado.

Cartões

 Amarelo para Lindoso e Marcelo.

Escalação/substituições

 Saulo, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Rabello e Gilson; Jean (Erik), Lindoso e Bochecha (Brenner); Pimpão (Marcus Vinícius) e Luiz Fernando; Kieza.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: