segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A vitória trouxe fôlego e o retorno de Gatito trouxe segurança


 Na partida desse domingo, no Nilton Santos, diante do Corinthians, o Botafogo teve como novidade o retorno de Gatito, após longo período de ausência. Desde o início da partida, era nítido que a presença do goleiro paraguaio na meta alvinegra transmitiu maior confiança e tranquilidade não só aos companheiros de time, como também aos torcedores. E o maior exemplo de como foi importante o retorno de Gatito aconteceu nos acréscimos da etapa final, quando defendeu com a perna uma conclusão à queima roupa e garantiu a vitória alvinegra por 1x0.

 Falando em vitória, ela foi merecida, já que o Botafogo foi superior ao adversário. Sem poder contar com Luiz Fernando e Marcelo, suspensos, o alvinegro começou marcando presença constante no campo de defesa do time paulista. A primeira conclusão a gol foi em chute cruzado de Gilson. Aos 11, após Marcinho disputar uma jogada no campo de ataque, a bola sobrou para Erik, que concluiu da marca de pênalti, o goleiro salvou com o pé, a bola bateu em Erik, foi em direção ao gol, a zaga cortou, Lindoso pegou o rebote, chutou e o goleiro defendeu firme.

 O Botafogo marcava bem a não dava espaços ao adversário, que chegou com certo perigo somente aos 24, em cruzamento rasteiro da direita, mas Gatito, atento, defendeu firme. Melhor em campo, finalmente o alvinegro chegou ao gol, após Erik roubar uma bola no ataque, avançar, driblar dois marcadores, chutar e a bola ser desviada para escanteio. Na cobrança do escanteio, aos 27, pelo lado esquerdo, Lindoso cabeceou, a bola desviou na marcação e entrou: 1x0 Fogão!

 A equipe alvinegra retornou do intervalo sem alterações. A partida mal reiniciou e Gatito foi exigido, mandando para escanteio uma conclusão no canto, após rebote. O nosso goleiro também demonstrava segurança nas bolas altas. Aos 8, Jean, um guerreiro em campo e que aparentemente sentiu um desconforto, foi substituído por Matheus Fernandes. Mesmo ocupando um pouco mais o campo de defesa do alvinegro, a equipe adversária tinha as iniciativas de ataque neutralizadas pela marcação do Botafogo.

 Aos 17, o treinador alvinegro colocou Pimpão na vaga de Renatinho. Mais fechado, a aposta seria em contra-ataques para matar o jogo. Tivemos um com Brenner, que avançou pela esquerda, mas tocou mal para o meio da área, onde estavam Pimpão e Erik. Tivemos outro, com Léo Valencia tocando para Erik na direita, junto da linha da grande área, mas o cruzamento rasteiro foi interceptado. E mais um, com Pimpão recebendo pela meia direita, avançando e chutando de longe, para fora.

 A equipe também ganhou jogadas pelo alto no ataque. Rabello cabeceou uma com perigo, porém por cima, Carli também teve sua chance, mas o goleiro defendeu o cabeceio e Lindoso mandou uma de cabeça na trave corintiana.

 Os acréscimos também proporcionaram emoções. Tivemos uma falta cobrada com perigo por Léo Valencia, exigindo do goleiro e, praticamente no último lance, Gatito defendendo com a perna uma bola escorada na pequena área à queima roupa.

 O adversário somente chegou quando erramos a saída de bola no campo de defesa, como em um lance em que Pimpão deu um lençol no adversário e depois errou o passe, saindo um cruzamento, com o atacante se jogando na área e pedindo penalidade. Na defesa milagrosa do Gatito, o jogador paulista concluiu livre, quando deveria estar marcado. Qualquer jogo é decisão e a atenção precisa ser total, do primeiro ao último segundo de jogo.

 A se destacar na partida desse domingo a raça demonstrada pela equipe. Que essa disposição seja vista nos próximos jogos e que possamos garantir a pontuação necessária para afastar qualquer risco.

Cartões

 Amarelo para Léo Valencia.

Escalação/substituições

 Gatito, Marcinho, Carli, Rabello e Gilson; Jean (Matheus Fernandes), Lindoso, Renatinho (Pimpão) e Léo Valencia; Erik e Brenner (Aguirre).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: