quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Empate fora encaminha vaga na Sul-Americana


 O empate do Botafogo diante do Santos, por 1x1, na Vila Belmiro, levou o alvinegro a 48 pontos, bem próximo de confirmar matematicamente a vaga na Copa Sul-Americana de 2019. Diante do cenário que se desenhava há algumas rodadas atrás, quando predominava o receio de rebaixamento, podemos nos dar por satisfeitos.

 O Glorioso iniciou o jogo buscando achar espaços na defesa adversária, chegou na frente em algumas oportunidades, porém sem chances claras de gol. A partir dos 15 minutos, o time da casa passou a frequentar nosso campo de defesa e por ali permaneceu, mas o sistema defensivo alvinegro neutralizava as ações.

 Levamos um grande susto aos 34, quando um jogador adversário recebeu na entrada da área, cortou a marcação, chutou forte e acertou o travessão. Logo a seguir, a bola foi cruzada da direita, sobrou para um atacante na entrada da pequena área, que chutou, Gatito salvou, mas no rebote o próprio atacante chutou novamente e abriu o placar.

 Depois do gol, o alvinegro tentou chegar ao empate em arremates de Marcinho, bloqueado, e Léo Valencia, que mandou para fora. Os laterais não estiveram bem na 1ª etapa. Marcinho parecendo afobado nos lances e, em um deles, cometeu falta e levou amarelo.

 A equipe alvinegra retornou do intervalo sem alterações, mas com uma postura melhor do que a apresentada na etapa inicial. O time buscava pressionar para chegar ao empate e quase conseguiu aos 6, após cobrança de escanteio pela esquerda, que Erik, posicionado no 2º pau, cabeceou na trave. Aos 14, enfim, o Botafogo chegou ao empate, quando Léo Valencia cobrou falta pela esquerda, Erik cabeceou para o meio da pequena área e Brenner fuzilou a rede adversária. Aos 17, após cruzamento da direita, Moisés apareceu livre na pequena área, de frente para o goleiro e cabeceou em cima do arqueiro santista, perdendo uma chance incrível.

 Aos 26, Renatinho substituiu Léo Valencia e aos 29 foi a vez Brenner dar lugar a Kieza. O jogo seguia sem alterações, então o treinador alvinegro tirou Erik e colocou Pimpão em campo, aos 34. Aos 41, em ataque alvinegro, Luiz Fernando teve o chute interceptado, a bola sobrou para Pimpão, que demorou demais a concluir e foi bloqueado, desperdiçando outra boa oportunidade.

 Nos últimos minutos a equipe adversária tentou imprimir pressão. Chegou com perigo aos 45, em chute forte e cruzado da direita, que Gatito espalmou. Aos 49, um grande susto, após escanteio da direita, com a bola sendo cabeceada, bateu na trave e no rebote Gatito segurou quase em cima da linha.

 Pelas alternâncias de domínio durante o jogo, o empate acabou por ser um resultado justo.

 O próximo jogo do Botafogo será segunda-feira, às 20 horas, diante do Paraná, no Nilton Santos. Será o penúltimo compromisso na competição e o último em casa em 2018.

Cartões

 Amarelo para Marcinho e Matheus Fernandes (3º dele, que ficará de fora diante do Paraná).

Escalação/substituições

 Gatito, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Rabello e Moisés; Lindoso e Matheus Fernandes; Erik (Pimpão), Léo Valencia (Renatinho) e Luiz Fernando; Brenner (Kieza).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: