terça-feira, 12 de março de 2019

Atuação "na conta do chá"

 O Botafogo derrotou o Madureira por 2x1 (gols de Jonathan e Kieza) pela 3ª rodada da Taça Rio. O jogo foi disputado no Nilton Santos nessa segunda-feira e a vitória, suada diga-se de passagem, manteve o alvinegro com chances nesse 2º turno.

 O Glorioso começou a partida perdendo uma oportunidade clara de gol, logo aos 4 minutos, quando Erik lançou Kieza, que avançou livre, entrou na área, tentou tirar do goleiro, que defendeu com o pé. A partir daí o ritmo demonstrado pela equipe em campo não agradou, não levando mais perigo para a meta adversária. O time do Madureira, quando chegava ao ataque, encontrava espaços, mas não conseguia tirar proveito dos mesmos. Porém, aos 11, um jogador adversário recebeu livre na grande área, entre nossos zagueiros, concluiu, Gatito fez excelente defesa, mas no rebote a bola bateu nas pernas de Marcinho e entrou. Gatito somente foi exigido novamente aos 22, quando defendeu um chute após passe errado na defesa.

 A partir daí o alvinegro aumentou o ritmo um pouco, tentando chegar ao empate, mas com enorme dificuldade para criar situações de gol, abusando das jogadas aéreas. No terço final da 1ª etapa, algumas oportunidades: aos 32, Cícero cobrou falta com força e acertou o travessão; aos 39, Kieza chutou mascado da entrada da área, o goleiro rebateu, a bola ficou com Ferrareis, que cruzou, Kieza dividiu com o goleiro e o juiz marcou falta.

 A partida foi para o intervalo com a vantagem mínima para o Madureira. O time não se encontrou no 1º tempo. Marcinho, Luiz Fernando e Kieza estavam mal no jogo, mas a equipe voltou sem alterações para a etapa final.

 Logo no início da etapa complementar, aos 2 minutos, Erik tocou um bolão para Kieza na área, mas o atacante tentou driblar o goleiro e foi desarmado pelo mesmo. Por volta dos 15 minutos, o Madureira ameaçou certa pressão, a torcida estava apreensiva, mas para alívio quem acabou marcando foi o Botafogo, aos 16, quando Gustavo lançou um bolão na área para Ferrareis, que dominou, rolou para trás, Jonathan chutou e marcou um belo gol, empatando a partida.

 Em busca do gol da vitória, o treinador alterou a equipe aos 26, tirando Ferrareis e colocando Pimpão (particularmente, preferia a saída de Luiz Fernando). Aos 30 quem saiu foi Gustavo para a entrada de João Paulo (achei Gustavo ligeiramente superior a Cícero na partida, mas o segundo tem maior poder de finalização, o que era uma arma na busca pelo 2º gol). Aos 34 Luiz Fernando foi sacado para a entrada do jovem estreante Igor Cássio (o garoto entrou com personalidade e buscou mostrar seu futebol).

 Aos 39 saiu o gol da vitória, em jogada construída por dois jogadores que foram mal na partida, amenizando assim as suas atuações. Marcinho recebeu na direita, cruzou na medida para Kieza, que cabeceou, a bola tocou no travessão, nas costas do goleiro e entrou: 2x1 Botafogo.

 A equipe ainda teve uma oportunidade para ampliar aos 42, quando Pimpão recebeu no ataque, tentou encobrir o goleiro e perdeu. A equipe adversária não fez por merecer outro resultado. A dificuldade que o alvinegro encontrou na partida foi fruto de atuações abaixo do esperado de alguns jogadores e da falta de maior organização da equipe em grande parte do jogo.

 Destaco Gabriel, Cícero, Jonathan e Gustavo, além da movimentação de Ferrareis.

Cartões

 Amarelo para Marcelo.

Escalação/Substituições

 Gatito, Marcinho, Marcelo, Gabriel e Jonathan; Gustavo (João Paulo), Cícero e Ferrareis (Pimpão); Erik, Kieza e Luiz Fernando (Igor Cássio).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: