sábado, 2 de janeiro de 2016

O que esperar do Botafogo em 2016?

 Antes de qualquer outra coisa, que não nos faça correr risco no Brasileiro. Que não vivenciemos mais tal sofrimento e decepção.

 Lógico que nesse exato momento a preocupação é grande, diante da indefinição do elenco e do desconhecimento da qualidade dos que estão chegando. Das poucas contratações concretizadas até aqui não tivemos nenhuma que empolgasse. Dos que chegam, principalmente os gringos, esperamos que possam surpreender positivamente, conforme ocorreu com Navarro, que chegou cheio de desconfiança por parte da torcida, mas respondeu em campo, em minha opinião, além do esperado. Infelizmente após fazer seu nome no clube, os olhos cresceram e ele preferiu sair.

 A quantidade de atletas chegando não é proporcional à quantidade que deixou o clube, mas podemos destacar algumas situações:

 - a diferença técnica entre série A e série B é grande e o clube acertou em fazer tal renovação no elenco. Causava preocupação a possibilidade dos dirigentes terem em mente manter a maioria do plantel devido ao acesso e título conquistado. Os jogadores receberam para defender o clube, cumpriram seus papéis muito bem, somos agradecidos, mas temos que olhar para frente e pensar grande. Podemos até questionar uma ou outra saída, mas nada além disso;

 - o Botafogo continua atravessando sérias dificuldades financeiras, precisa manter os pés no chão, não cometer loucuras e isso influencia e muito na hora de buscar novos atletas. Não é uma situação fácil e parece que vem olhando mais para o futebol sul americano, buscando trazer jogadores que possam contribuir, sem pedir tubos de dinheiro;

 - mesmo tendo retornado ao Ato Trabalhista, o que havia nos tranquilizado, o clube ainda recebe determinações de penhora de receitas, o que é lamentável;

 - a dificuldade em conseguir patrocinador também nos incomoda bastante. Não tem como afirmar que a dificuldade é por incapacidade de dirigentes, já que estamos cientes da crise financeira nacional, por outro lado há situações que parecem ser mais difíceis sempre conosco, que geram “novelas” e isso incomoda sim;

 - o número de sócios torcedores não alavanca e acaba trazendo dificuldades também, ou pelo menos não se torna parte de solução para os problemas financeiros. Talvez uma agilidade maior por parte do clube em tornar o sócio torcedor com direito a voto pudesse ajudar a melhorar esse número e, assim, trazer mais receita.

 Estão chegando o zagueiro Emerson, o lateral Diogo, os estrangeiros Carli (zagueiro), Larrea (volante), Nuñez (meia) e Lizio (meia), além de outras especulações. Espero que o planejamento não falhe, pois não queremos mais passar pela situação vivida em 2014.

 Torçamos muito para que o clube possa montar um elenco competitivo, mesmo que seja para o Brasileiro, aproveitando o Estadual para avaliações, mas sem perder o foco do mesmo, para não repetir a péssima campanha de 2014, a pior em anos.

 Apesar da apreensão, da preocupação, fica nossa torcida por um ano tranquilo.

 Saudações alvinegras!

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

Nenhum comentário: