domingo, 13 de março de 2016

1x1 no clássico: empate com gostinho amargo

 Pela 1ª rodada da Taça Guanabara, o Botafogo empatou por 1x1 com o Fluminense em jogo realizado em Volta Redonda. O resultado acabou por ter um gosto meio amargo, já que o gol de empate do adversário saiu nos acréscimos.

 O Botafogo teve o domínio territorial de praticamente toda a partida, porém não conseguiu criar tantas situações de gol. Por outro lado, o nosso setor defensivo tem se mostrado mais sólido, mas hoje, infelizmente, no único vacilo, sofremos o gol de empate.

 O conjunto vem apresentando melhora a cada partida, mas ainda precisamos de reforços, principalmente para o Brasileiro.

 No 1º tempo, com marcação adiantada, dominamos as ações, mas chegamos apenas em um chute torto de Ribamar e um perigoso de Airton, ambos para fora. Já o adversário não incomodou Jefferson.

 Logo no início do 2ª etapa abrimos o placar com Ribamar, podíamos ter ampliado em falta cobrada por Emerson no travessão e, também, com um pouco mais de capricho e qualidade, em contra-ataques que tivemos. O adversário continuava preso na nossa marcação, mas nos últimos 10 minutos recuamos um pouco, eles passaram a chegar, basicamente em cruzamentos na nossa área e, em um deles, após cobrança de escanteio, empataram, praticamente na última jogada da partida.

 Resultado injusto? A meu ver, sim, mas futebol é assim, não matamos a partida e, em um único vacilo, deixamos a vitória escapar.

 - Embora tenha participado do lance do gol, Gegê foi muito pouco efetivo na parte ofensiva, aparecendo mais no apoio a Diogo, na marcação pela esquerda.

 - Salgueiro também participou da jogada do gol e de uma ou outra boa jogada, mas ainda longe do que esperamos dele, faltando melhor condicionamento físico e entrosamento.

 - Com os dois citados acima sem criar muito, fica difícil também para Ribamar, mostrando que do meio para trás a coisa tem evoluído bastante, mas do meio para frente ainda precisamos melhorar muito.

 - Neilton substituiu Salgueiro, mas também pouco criou.

Lances do jogo

1º tempo
- 15 min: Airton chutou forte da entrada da área e a bola passou raspando o travessão.

2º tempo
- 03 min: Airton inicia contra-ataque no campo de defesa, toca para Salgueiro, que rola para Lindoso avançar e abrir na direita para Airton. O volante foi até a linha de fundo e cruzou na área, onde um zagueiro cortou parcialmente, Gegê chutou de primeira, a bola bateu no peito de Ribamar e entrou: 1x0 Fogão;
- 25 min: Emerson cobrou falta da entrada da área e a bola bateu no travessão;
- 27 min: Emerson cobrou falta do campo de defesa em direção a meta adversária, já que o goleiro estava adiantado, mas a bola foi para fora;
- 38 min: atacante fica de frente para Jefferson, mas nosso goleiro abafa a jogada e a conclusão do adversário vai para fora;
- 47 min: escanteio cobrado da direita, o zagueiro adversário ganhou no alto da nossa marcação e empatou o jogo: 1x1.

Cartões
Amarelo para Carli, Airton e Bruno Silva.
Aos 18 minutos do 1º tempo, Lindoso ganhou do marcador e sofreu falta quando ia ficar livre de frente para o goleiro, na entrada da área. Lance para cartão vermelho, mas o juiz deu apenas amarelo.

Escalação/Substituições
Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson e Diogo; Airton, Bruno Silva (Fernandes), Lindoso e Gegê; Salgueiro (Neilton) e Ribamar.

 Saudações alvinegras. 

2 comentários:

Marcos Paret disse...

Fala meu amigo. Acompanhei o jogo ontem aos trancos e barrancos, por causa da festa de uma sobrinha.

Só que mesmo vendo a partida por partes, percebia-se claramente que anulamos o time deles em praticamente 80% do tempo de jogo. O primeiro tempo foi inteiramente nosso e só na segunda etapa eles conseguiram umas 3 chegadas. Jefferson não fez nenhuma defesa difícil e se não fosse ruim naquele quesito de saída de gol, provavelmente não teríamos tomado o gol de empate.

Minhas conclusões..

a) o futebol-total pensado pelo R. Gomes, que não vingou no ano passado devido à fraqueza do elenco, vem dando resultados. Estou muito esperançoso de uma vitória contra o São Paulo aqui, na estréia do brasileiro;

b) não sei se somente para mim mas ontem, vi um Rodrigo Lindoso mais participativo e errando menos. Numa competição mais escamada, é jogador bom para a composição do elenco;

c) Salgueiro, finalmente, disse ao que veio, mormente pela bela primeira etapa que fez.

d) e, finalmente, os garotos do ataque - Se a diretoria contratar mesmo o tal atacante experiente, sairemos para 2017 com duas jóias prontas para arrebentarem no ataque: Luis Henrique e Ribamar.

Cadré disse...

Olá Paret,

O domínio de fato foi todo nosso, a marcação bem encaixada não possibilitou que eles chegassem. Poderíamos ter matado o jogo em alguns bons contra-ataques e na falta cobrada pelo Emerson, mas infelizmente não fizemos e eles, no nosso único vacilo defensivo, empataram.

O time vem adquirindo conjunto, o que é importante pela limitação técnica de alguns. Sobre o Lindoso, acho que para compor o elenco apenas.

Sobre nosso adversário na estreia do Brasileiro, até aqui, não vem fazendo jogos tão bons, pelo contrário.

Um abraço.