segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Analisando a luta por vaga na Libertadores

 Ainda restando a partida entre Grêmio e Sport, que será realizada nesta segunda-feira, a rodada 34 pode ser considerada boa para as pretensões do Botafogo, no que se refere à vaga para a próxima Libertadores.

 O Glorioso empatou com o Flamengo, partida que poderia ter superado o rival, mas, com o ponto conquistado no jogo, o alvinegro abriu vantagem sobre outros postulantes às vagas, já que estes foram derrotados na rodada.

 O Botafogo tem 55 pontos, é o 5º colocado e restam quatro rodadas para o fim da competição, ou seja, 12 pontos para serem disputados.

 Os seis primeiros colocados do Brasileiro se classificam para a competição internacional, sendo que os três primeiros entram diretamente na fase de grupos. Então não há diferença entre ficar em 4º, 5º ou 6º, já que todos eles disputarão a primeira fase da competição, constituída de dois mata-matas.

 Com os resultados da rodada 34:

- o Botafogo aumentou de 3 para 4 pontos sua vantagem sobre o 6º colocado (Atlético/PR). Os próximos jogos da equipe paranaense: Fluminense (fora), Sport (casa), Corinthians (fora) e Flamengo (casa);
- o alvinegro agora tem 5 pontos a mais que o 7º colocado (Corinthians). A equipe paulista terá ainda os seguintes jogos: Figueirense (fora), Internacional (casa), Atlético/PR (casa) e Cruzeiro (fora);
- a diferença para o 9º colocado (Fluminense) aumentou de 6 para 7 pontos. O rival carioca terá pela frente: Atlético/PR (casa), Ponte Preta (fora), Figueirense (fora) e Internacional (casa).

 Foi possível perceber que serão realizados confrontos diretos entre as equipes que disputam vagas na Libertadores, o que é interessante para o Glorioso, já que obrigatoriamente alguns perderão pontos.

 O nosso próximo adversário, Chapecoense (10º colocado), não pode ser descartado ainda, pois está 9 pontos atrás da gente. Seus próximos jogos são: Botafogo (fora), São Paulo (casa), Palmeiras (fora) e Atlético/MG (casa).

 E o 8º colocado? É o Grêmio, que ainda jogará na rodada, mas embora seja uma das equipes que estão na disputa por uma vaga no G6, existem algumas peculiaridades. A equipe gaúcha está na decisão da Copa do Brasil, contra o Atlético/MG (4º colocado do Brasileiro) e podemos ter as seguintes situações:

- se o Atlético for o campeão da Copa do Brasil, o G6 passa a ser G7, aumentando nossas chances, já que mesmo se perdêssemos duas posições até o fim do Brasileiro, ainda assim estaríamos classificados;
- se o Grêmio conquistar a Copa do Brasil, terá garantido sua classificação para a Libertadores e será assim uma equipe a menos a disputar uma vaga conosco.

 Depois da partida contra o Sport nesta segunda-feira, os quatro últimos jogos da equipe gaúcha serão os seguintes: São Paulo (fora), América/MG (casa), Santa Cruz (fora) e Botafogo (casa).

 Saudações alvinegras. 

Nenhum comentário: