domingo, 27 de novembro de 2016

Choque de realidade

 E o Botafogo chegou à quinta partida sem vitória, ao empatar com a Ponte Preta por 1x1, na Arena Botafogo. Após cinco vitórias consecutivas, que nos alçou na classificação do Brasileiro, parece que levamos um “choque de realidade”, nos fazendo lembrar de nossas limitações, tanto técnicas, de elenco, como as financeiras.

 Após a primeira das cinco vitórias citadas, passamos da 10ª para a 8ª colocação. Depois para a 7ª e finalmente o 5º lugar, posição que permanecemos por 6 rodadas. As 5 vitórias e o 5º lugar nos fizeram acreditar sim que a classificação para a Libertadores viria, surpreendentemente, de forma até tranquila, afinal teríamos, nas cinco últimas rodadas, três partidas na Arena Botafogo. As limitações, sobretudo de recomposição no time, por suspensão ou contusão, aliada à queda de rendimento de alguns, tornaram a tarefa mais difícil.

 A equipe alvinegra ainda está viva na luta pela vaga e, em que pese a situação estar mais difícil, depende apenas de si, em partida que será realizada contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela última rodada.

 O Glorioso começou jogando os primeiros cinco minutos no campo de defesa do adversário, mas não criou chances de gol. A primeira que teve foi aos 16 minutos, quando Diogo cobrou lateral para a área, a zaga cortou parcialmente e a bola sobrou para Lindoso chutar e Sassá desviar e mandar no canto, abrindo o placar. Poderíamos ter ampliado aos 20, em falta cobrada por Camilo, da esquerda, para cabeçada de Victor Luis, porém o lateral pegou muito mal na bola.

 Se a gente pouco criava, o time adversário também não chegava, mas aos 38 minutos Victor Luis perdeu a bola no ataque, um atacante adversário partiu em velocidade pela esquerda, deixou três marcadores para trás e, na área, chutou para fora. Após o lance, o mesmo jogador reclamou muito do juiz, pedindo um pênalti que não existiu e acabou sendo expulso.

 Com um jogador a mais em campo, o time alvinegro voltou para o 2º tempo ainda com dificuldade de criar situações de gol. Por outro lado, a equipe paulista passou a rondar mais a nossa área e aos 13 minutos Sidão precisou se esticar e espalmar para escanteio uma bola chutada de virada. Aos 20, após cruzamento da esquerda, o atacante escorou de cabeça junto ao 2º pau e empatou o jogo.

 Aos 21 o treinador sacou Dudu Cearense e colocou Pimpão no jogo. Um minuto depois, após cruzamento de Pimpão da direita, Sassá se antecipou aos marcadores, mas concluiu para fora. Aos 25 tivemos outra oportunidade, mas Sassá e Neilton se atrapalharam na área e perderam a chance.

 Aos 35 saíram Airton e Neilton e entraram Vinícius e Nuñez, porém tentamos apenas na base do abafa. Aos 50 tivemos uma bola parada no ataque, até Sidão foi para a área adversária, mas não aproveitamos e ainda sofremos o contra-ataque e por pouco não saiu o segundo gol deles.

 Depois do 0x0 com o Coritiba e da derrota por 2x0 para a Chapecoense, esse foi o terceiro tropeço seguido na Arena Botafogo.

Cartões

 Amarelo para Dudu Cearense, Diogo, Airton, Neilton e Camilo. Dudu e Neilton estão suspensos da próxima partida.

Escalação/substituições

 Sidão, Victor Luis, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo; Airton (Vinícius), Dudu Cearense (Pimpão), Lindoso e Camilo; Neilton (Nuñez) e Sassá.

 Saudações alvinegras.

2 comentários:

turco e Doido disse...

Ilustre botafoguense, a queda de produção de Camilo e Neílton tiraram a força do ataque do Botafogo, aliada a péssima atuação do Victor Luís, jogando pela direita. Talvez, a melhor opção fosse entrar com o Marcinho pela direita, Victor Luís na esquerda e o Diogo Barboza no meio, ao lado Camilo. O Diogo Barboza recuperou o ritmo de jogo. Infelizmente, o botafoguense sofre de depressão. Olhando os outros Blogs sobre o Glorioso, o time não presta para mais nada, o Jair Ventura é prepotente. Penso que a chance de classificação para a Libertadores ainda é viável. Ao contrário, a campanha do Botafogo é muito digna. Haja vista, que no início do campeonato, nem o mais fanático torcedor, como eu, pensaria que iríamos tão longe.O botafogo pode perfeitamente ganhar dos reservas do Grêmio em Porto Alegre. Ou que sabe, o Galo Mineiro consegue virar a situação, transformando o G6 em G7?

Cadré disse...

Então, a queda de rendimento de peças importantes e a falta de reposição à altura, já que devido às dificuldades financeiras nosso elenco é limitado.

Concordo que poderia ter colocado o Marcinho sim, embora seja difícil saber se o garoto corresponderia.

Em relação à campanha, de fato surpreendeu positivamente.

Sobre a Libertadores, quero acreditar que a classificação virá sim. Até coloquei no texto que chegamos a pensar que viria mais fácil, mas a realidade é que a competição é bem difícil. Pode ser por uma virada do Galo ou por tropeço do Corinthians em MG ou por nossa vitória. Das possibilidades, a que considero mais difícil é empate nosso e derrota do Atlético/PR, isso se não rolar as anteriores.

Saudações alvinegras.