domingo, 20 de novembro de 2016

Faltou ataque e faltou tranquilidade

 O Botafogo foi derrotado pelo Palmeiras por 1x0, em São Paulo, e acumula quatro partidas sem vencer, aliás, são quatro partidas sem nosso ataque funcionar, quatro partidas em que passamos zerados.

 Além da falta de gols, hoje também faltou tranquilidade a alguns jogadores alvinegros. O árbitro, daquele que costumam chamar de “caseiro”, irritava sim. Ele não aplicou NENHUM cartão ao time paulista, mesmo tendo ocorrido uma entrada forte de Zé Roberto em Alemão, que tirou nosso lateral do jogo ainda no 1º tempo. Ele deu cartão amarelo para Emerson Silva e Fernandes por faltas normais de jogo. Ele acrescentou apenas 3 minutos na 2ª etapa. Mesmo diante disso, nossos atletas deveriam ter em mente que, embora a derrota complique um pouco nossa situação, ainda estamos na zona de classificação e na luta por uma vaga na Libertadores e a perda de jogadores por suspensão, alguns por cartões infantis, dificultará ainda mais as coisas.

 Por exemplo, Sassá entrou aos 23 e recebeu amarelo um minuto depois, por reclamação e em outras jogadas voltou a reclamar, sob risco de expulsão. Fernandes, também amarelado, se arriscou posteriormente com algumas reclamações. Leandro entrou em campo aos 34 do 2º tempo e foi expulso aos 48, por entrada forte no adversário junto à bandeira de escanteio. Carli será outro que não enfrentará a Ponte Preta por receber amarelo aos 47 do 2º tempo, quando foi até o juiz, junto da linha lateral, para reclamar.  

 Sem poder contar com Victor Luis, Airton e Bruno Silva, Jair escalou Emerson Silva na zaga, deslocou Emerson Santos para fechar o lado direito, liberando um pouco mais Alemão e escalou também Dudu Cearense. O 1º tempo teve o alvinegro retraído, tentando segurar os avanços do líder do campeonato. Eles tiveram três chances na etapa, em duas Sidão salvou e na outra o atacante mandou para fora. Nós, mesmo retraídos, chegamos em conclusões ruins de Alemão, Pimpão e Carli. Alemão saiu contundido, em lance citado anteriormente, para a entrada de Fernandes.

 Voltamos para a 2ª etapa com a mesma formação. Logo com um minuto, Sidão foi obrigado a fazer grande defesa. Respondemos um minuto depois, com o goleiro espalmando um chute de Emerson Santos. Logo depois foi a vez de Neilton chutar para difícil defesa do goleiro. O alvinegro buscava atacar mais do que no 1º tempo e em um desses avanços, aos 17, sofremos um contra-golpe e com nossa defesa exposta, saiu o gol deles. Após o gol sofrido, o treinador resolveu colocar Sassá no time e mais tarde foi a vez de Leandro entrar, mas chances de gol, não tivemos mais nenhuma.

 Desde a partida contra a Chapecoense, gostaria que Sassá tivesse entrado como titular, afinal após dois jogos sem marcar gol, alguma tentativa deveria ser feita, mas ele entrou somente após sofrermos o 2º gol. Hoje achei que ele entraria de início, pelo mesmo motivo, mas, assim como no jogo anterior, entrou somente após sairmos atrás no placar. Essa é minha opinião, mas o treinador, que vive o dia a dia dos treinamentos e tem a responsabilidade da escalação, tem a dele. Simples assim.

 Depois de seis rodadas ocupando a 5ª colocação, após a derrota deste domingo, caímos para o 6º lugar. Nossos próximo jogo será sábado, às 20h, contra a Ponte Preta, quando teremos o retorno de Airton e Victor Luis e, provavelmente, o de Bruno Silva, que ficou fora devido à uma virose. Já Carli, Emerson Silva, Fernandes e Leandro não poderão atuar.

Lances do jogo

1º tempo

- 14 min: em cobrança de falta, a bola foi cruzada da esquerda para a direita, um jogador paulista apareceu livre, cabeceou e Sidão salvou;
- 24 min: Neilton avançou pela esquerda, cruzou na área, Pimpão raspou na bola, que sobrou para Alemão concluir por cima;
- 27 min: em cruzamento da esquerda para a direita, um adversário apareceu livre, tocou para o meio da área e o atacante mandou para fora;
- 29 min: um adversário dominou na entrada da área, cortou a marcação, chutou e Sidão espalmou;
- 39 min: em contra-ataque, Camilo tocou de cabeça para Neilton, a bola sobrou para Pimpão, que chutou e o goleiro defendeu;
- 44 min: Camilo cruzou rasteiro da direita, mas Carli concluiu muito mal, para fora, perdendo grande chance.

2º tempo

- 1 min: um atacante recebeu na área, chutou forte e Sidão salvou;
- 2 min: Emerson Santos chutou de longe, pela direita, o goleiro se esticou e mandou para escanteio;
- 4 min: Neilton chutou e o goleiro espalmou com dificuldade;
- 17 min: o time adversário atacou rápido, pegou nossa defesa aberta, a bola foi da direita para a esquerda, depois cruzada para o miolo da área, onde um atacante cabeceou para as redes, abrindo o placar;
- 34 min: chute forte do time adversário, Sidão defendeu e no rebote a bola foi chutada por cima.

Cartões

 Amarelo para Emerson Silva, Fernandes, Joel Carli e Sassá. Os três primeiros estão suspensos da próxima partida.
 Vermelho para Leandro (foi a 1ª expulsão de um jogador do alvinegro nesta competição).

Escalação/substituições

 Sidão, Alemão (Fernandes) (Leandro), Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo; Lindoso, Dudu Cearense (Sassá) e Camilo; Neilton e Pimpão.

 Saudações alvinegras.

6 comentários:

Unknown disse...

Caríssimo, bom dia!
Gosto de seus comentários e acompanho o Opinião há mais de um ano, porém esta é a primeira vez comento, com o intento de lhe parabenizar e também de desejar um 2017 de muito sucesso.
Iniciei o campeonato numa angustiante contagem regressiva rumo ao 46º ponto, depois fui surpreendido com a disposição, diria sorte também, da maior parte do grupo e por que não da sobriedade do novo JOVEM treinador.
É óbvio, que um para um clube GIGANTE o simples objetivo de não cair é pífio e vergonhoso, entretanto a nossa realidade administrativa e financeira é duríssima e como disse o Dirlei não há espaço para erros grosseiros como aqueles listados. Há uma situação que se repete e me incomoda, na hora de ser decisivo e impor a envergadura da CAMISA nós temos falhado, porém mantenho a fé de ver o NILTÃO lotado nas fases iniciais da Libertadores de 2017. Será incrível e surpreendente, pois vejam o Vasco, apesar dos títulos cariocas e da copa do Brasil de poucos anos atrás, hoje passando sufoco na série B.
Terminar em 6º, 7º ou 8º, depois da segundona, da dificuldade de grana e daquele início ridículo é para ser comemorado, ou algum doido pensou que poderíamos chegar em 3º ou 4º para irmos à Liberta/2017?????
Este segundo semestre foi surpreendentemente POSITIVO, apesar dos erros, e por conta do baixo nível dos nossos concorrentes, mantenho a confiança de um 2017 muito melhor, com o Jair Ventura e menos erros bisonhos dos departamentos de futebol e médico,
SAN !!!

Cadré disse...

Edson, obrigado pela participação e pelas palavras. Desejo-lhe também um excelente 2017!

Em relação aos seus comentários, concordo plenamente, tanto em relação à angústia inicial, à surpresa com o Jair, aos problemas financeiros e com eles a necessidade de acerto nas ações, à surpresa positiva com o nosso 2º semestre.

Também tenho a expectativa e o desejo de que 2017 será bem melhor para o nosso Glorioso.

Saudações alvinegras.

turco e Doido disse...

3
Estou chateado com o Carli. Não pelo gol perdido, mas, pelo 3º cartão amarelo tão ardentemente pedido por ele. Simplesmente o Carli forçou o cartão. Será que que ele esqueceu que o campeonato não terminou ontem? Será, devido a este temperamento irascível, que o Carli não tenha jogado em nenhum time grande argentino?

Cadré disse...

E não sem motivos, já que de fato o cartão foi recebido de forma infantil.

Um atleta experiente, estando pendurado, não pode reclamar de forma tão insistente, como ele fez.

Ele fará muita falta no sábado e o jogo é decisivo.

Saudações alvinegras.

turco e Doido disse...

Será que a derrota para a Chapecoense e o empate com o Curitiba, ambos na Arena Botafogo, vão impedir o Fogão de ir a Libertadores? VC falou numa possível entrada do Luis Henrique no time, mas, talvez, o pulo do gato fosse a efetivação do Renan Gorne como titular!

Cadré disse...

Então, sobre o Luis Henrique, foi por conta da entrada de Vinícius na partida anterior, sem nada produzir, assim como ocorreu em outras oportunidades. Achava que o Luis Henrique mereceria uma chance. Lógico que não vivendo o dia a dia de treinamentos não dá para saber o rendimento dos mesmos nos treinos, mas se ele é convocado para compor o banco é porque deve estar em condições de atuar. O Gorne deverá começar a receber oportunidades em 2017.

Sobre as chances de classificação, continuamos dependendo somente de nós mesmos, porém a dificuldade agora é um pouco maior que há duas rodadas atrás, mas vamos acreditar.

Saudações alvinegras.