sexta-feira, 14 de abril de 2017

Raça, empenho e aplicação tática na Colômbia

 O Botafogo foi até Medellín e derrotou o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, por 2x0. A partida foi pela 2ª rodada do grupo e o alvinegro manteve os 100%, com duas vitórias, e a liderança, ao lado do Barcelona de Guayaquil.

 A equipe atuou com raça, disposição, além de excelente aplicação tática, do jeito que os torcedores gostam. O treinador alvinegro escalou Emerson Santos na lateral direita e contou também com o retorno do zagueiro Joel Carli.

 O Glorioso entrou em campo com uma postura defensiva, tentando segurar o ímpeto do adversário e buscando sair em velocidade, em contra-ataques. O sistema defensivo funcionava bem, mas mesmo assim Gatito precisou fazer boa defesa aos 5 minutos e a dupla de zaga cortar um lance perigoso aos 22. Em relação aos contra-ataques, só chegamos com certo perigo aos 33, em conclusão de Camilo.

 Aos 37 levamos um susto em bola espirrada que atravessou a pequena área. Um minuto depois, nosso contra-ataque funcionou bem e Camilo, de cabeça, abriu o marcador.

 A equipe adversária tentou pressionar em busca do empate e teve uma boa chance aos 40, mas Gatito apareceu bem, mandando para escanteio e garantindo a vitória parcial na 1ª etapa.

 Logo no início do 2º tempo, após dividida no ataque, Pimpão sentiu e foi substituído por Guilherme. Com a vantagem, continuamos firmes no setor defensivo. O adversário somente chegou com perigo aos 17 minutos, em chute cruzado.

 Aos 21 foi a vez de Camilo ser substituído por Fernandes e aos 29 Sassá entrou no lugar de Roger.

 O time colombiano tentava pressionar, mas esbarrava no forte e eficiente sistema defensivo alvinegro. Sem levar maiores sustos na 2ª metade da etapa final, o Glorioso ainda encaixou excelente contra-ataque aos 47 e Guilherme mandou para as redes e "matou" o jogo.

 Uma vitória que nos enche de orgulho, pela postura em campo da equipe alvinegra, contra um adversário poderoso e na casa dele.

 Não gostaria de destacar um ou alguns jogadores, já que todos estão de parabéns pela forma como honraram a camisa Gloriosa do Botafogo.

 Nosso próximo compromisso pela Libertadores será semana que vem, contra o Barcelona, no Equador. Antes, no domingo, decidiremos a Taça Rio, contra o Vasco, no Nilton Santos.

Lances do jogo

1º tempo

- 5 min: em bola que saiu da esquerda e foi na nossa área, Gatito defendeu parcialmente;
- 22 min: a equipe adversária atacou pela direita e, depois de um chute cruzado, Emerson Silva cortou, houve nova conclusão após o rebote e dessa vez foi Joel Carli quem salvou;
- 33 min: o alvinegro chegou ao ataque pela esquerda, Camilo chutou cruzado e o goleiro defendeu com tranquilidade;
- 37 min: em jogada do time adversário pela esquerda, Emerson Santos cortou, a bola bateu em um adversário e atravessou a pequena área com muito perigo;
- 38 min: contra-ataque puxado por Pimpão pela esquerda, que tocou para Camilo no meio, este rolou para João Paulo na direita, que olhou para a área, cruzou na medida e Camilo cabeceou e abriu o placar: 1x0 Fogão!
- 40 min: um atacante adversário avançou pela esquerda, deixou a marcação para trás, entrou na área, chutou sem ângulo e Gatito defendeu para escanteio.

2º tempo

- 17 min: a equipe adversária atacou pela direita e a conclusão cruzada saiu com muito perigo;
- 25 min: em novo ataque pela direita, novamente houve um chute cruzado, mas dessa vez a bola passou por cima;
- 47 min: após corte de Lindoso no campo de defesa, Guilherme ficou com a bola, arrancou desde antes do meio de campo, Sassá puxou a marcação e Guilherme, já na entrada da grande área, cortou o marcador, chutou colocado e marcou: 2x0 Fogão!

Cartões

 Amarelo para Gatito, Emerson Santos e Sassá.

Escalação/substituições

 Gatito Fernandez, Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Camilo (Fernandes); Pimpão (Guilherme) e Roger (Sassá).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: