domingo, 9 de abril de 2017

Vitória no clássico para espantar qualquer ruído

 O Botafogo derrotou o Fluminense por 3x1, pela semifinal da Taça Rio e está classificado para a final, contra o Vasco. Os gols foram marcados por Igor Rabello, Dudu Cearense e Sassá.

 A equipe alvinegra poderia até empatar no Nilton Santos e entrou em campo com uma formação praticamente reserva, em função da partida da próxima quinta-feira, na Colômbia, pela Libertadores. As exceções foram Gatito Fernandez e Camilo. A primeira vitória em clássico este ano também serve para afastar ruídos de problemas internos no grupo e fazer a equipe embarcar para a Colômbia ainda mais confiante.

 Mal o jogo foi iniciado, abrimos o placar com Igor Rabello, de cabeça, com um minuto. Alguns minutos depois foi a vez do adversário ter excelente oportunidade, mas Gatito evitou o gol de empate.

 A equipe adversária tentava dominar as ações, mas não criava situações perigosas. Aos 26, após nova falta a nosso favor pelo lado direito, Dudu Cearense, adiantado, marcou o 2º gol.

 A partida foi para o intervalo com a boa vantagem alvinegra, porém não dava para esquecer que, na fase de grupos da Taça Rio, também abrimos 2x0 sobre o mesmo adversário, no 1º tempo e sofremos a virada na etapa final, após o time voltar desligado.

 Diferente do clássico anterior, desta vez o Glorioso voltou atento para a 2ª etapa e ampliou para 3x0 logo aos 2 minutos, em jogada iniciada por Guilherme e muito bem finalizada por Sassá. A excelente vantagem poderia ter sido diminuída aos 4 minutos, mas Gatito, muito bem no jogo, fez grande defesa.

 Apesar de movimentado, o jogo seguia sem oferecer grandes oportunidades de gol para ambos os lados, até que, aos 22, Igor Rabello cabeceou e obrigou o goleiro adversário a fazer difícil defesa.

 Sassá, sentindo o ombro, deu lugar a Vinícius aos 23 e aos 31 foi a vez de Guilherme sair, para a entrada de Pachu. Os dois atletas que entraram participaram de jogada aos 36, que terminou com Vinícius acertando a trave.

 Tendo a vantagem do empate, vencendo por três gols de diferença, a situação melhorou ainda mais para o alvinegro aos 37, quando um zagueiro adversário foi expulso. Nesse momento o nosso treinador colocou Matheus Fernandes em campo, sacando Lindoso.

 Com um jogador a menos em campo, a equipe adversária ainda conseguiu diminuir o placar em cobrança de pênalti aos 43 e chegar com perigo aos 46, obrigando Gatito a fazer nova grande defesa.

 Me agradou a partida de Gatito Fernandez, que vai ficando seguro na meta alvinegra. Tirando um vacilo aqui, outro ali, a trinca de volantes deu conta do recado. Camilo se movimentou bastante. Sassá se mostrou mais uma vez decisivo, mas precisa reclamar menos em campo, evitando cartões bobos. Guilherme, se ainda deixa a desejar tecnicamente, o mesmo não se pode falar da postura tática, já que ajuda bastante os companheiros na marcação e na cobertura.

 Agora é focar nas partidas pela Libertadores contra o Atlético Nacional e o Barcelona, ambos fora de casa e analisar quem poderá ficar no Rio, em condições de jogar a final da Taça Rio. A prioridade, obviamente, é a Libertadores.

Lances do jogo

1º tempo

- 1 min: em cobrança de falta pela direita, a bola foi na área adversária, Igor Rabello subiu e cabeceou no ângulo: 1x0 Fogão!
- 7 min: em ataque da equipe adversária, a bola foi tocada entre Gilson e Igor Rabello, um atacante recebeu livre, tentou driblar Gatito, mas nosso goleiro deu um tapinha na bola, junto aos pés do atacante e salvou a jogada;
- 18 min: em jogada que rondou nossa área, a bola foi chutada e Gatito defendeu com tranquilidade;
- 26 min: em cobrança de falta pelo lado direito, a bola foi lançada na área adversária e Dudu Cearense, em posição irregular, cabeceou e ampliou o placar: 2x0 Fogão.

2º tempo

- 2 min: Guilherme puxou contra-ataque pela direita, tocou boa bola para Sassá, que deixou o marcador para trás e na saída do goleiro concluiu forte e ampliou: 3x0 Fogão!
- 4 min: em bola cruzada na nossa área, um atacante cabeceou e Gatito se esticou e espalmou, evitando o gol;
- 7 min: em bom ataque alvinegro, Sassá tocou para Gilson, que pegou mal na bola, nem chutando, nem cruzando;
- 22 min: em cruzamento para a área adversária, Igor Rabello cabeceou bem e o goleiro espalmou para escanteio;
- 36 min: após chute de João Paulo, o goleiro espalmou, a bola sobrou para Pachu, que rolou para Vinícius chutar e acertar a trave;
- 42 min: um atacante adversário recebeu na esquerda, entrou na área, foi derrubado por Fernandes e o pênalti foi marcado pela arbitragem;
- 43 min: na cobrança do pênalti, o time adversário diminuiu: 3x1;
- 45 min: Camilo chutou de fora da área e o goleiro defendeu para escanteio;
- 46 min: Dudu Cearense bobeou no meio, perdeu a bola, o adversário contra-atacou, mas Gatito salvou novamente.

Cartões

 Amarelo para Sassá, Renan Fonseca, Gatito Fernandez, Camilo e Igor Rabello.

Escalação/substituições

 Gatito Fernandez, Fernandes, Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Dudu Cearense, Lindoso (Matheus Fernandes), João Paulo e Camilo; Guilherme (Pachu) e Sassá (Vinícius).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: