sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sassá entrou e manteve o Fogão na liderança

 O Botafogo visitou o Barcelona do Equador, pela Libertadores e empatou em 1x1, com gol de Sassá, em cobrança de penalidade máxima, mantendo-se na liderança de seu grupo, com sete pontos.

 O sentimento quando as equipes se dirigiram para o intervalo foi de frustração, afinal o Glorioso foi muito superior ao adversário, perdeu inúmeras chances de gol, entre elas um pênalti, mandou uma na trave, mas quem ficou em vantagem foi o time equatoriano, que aproveitou a única oportunidade que teve.

 Já quando o juiz apitou o final da partida, o sentimento passou a ser de alívio, pelo gol de empate conseguido aos 43 minutos. Alívio porque mesmo superior, com várias chances não aproveitadas, o jogo caminhava para o seu final, quando aconteceu o pênalti, convertido por Sassá. Podíamos ter vencido, mas o empate permitiu o nosso retorno ao Brasil com quatro pontos em seis disputados fora de casa. Das três partidas restantes, duas serão no Nilton Santos.

 Em minha opinião, hoje faltou um pouquinho mais de atenção e capricho em algumas jogadas. Alguns atletas não repetiram atuações anteriores, o que não significa que tenham ido mal. Como exemplo, senti falta de um Pimpão mais incisivo, como em jornadas anteriores. Bruno Silva recebeu cartão amarelo e me parece que foi o terceiro dele.

 O jogo mal começou e tivemos um pênalti, que Camilo desperdiçou aos 2 minutos. João Paulo ainda pegou o rebote, mas o goleiro foi mais feliz na jogada. Superior na partida, o Botafogo criava boas chances: aos 18, Emerson Silva cabeceou, o goleiro salvou e no rebote Pimpão acertou a trave; aos 23 um jogador adversário cortou quase em cima da linha o que seria um gol contra.

 Após as chances criadas e não aproveitadas, o alvinegro foi castigado aos 31, na primeira chegada mais perigosa do time adversário, que abriu o placar. Aos 35 quase Bruno Silva acertou uma bicicleta e aos 43 Camilo chutou forte e obrigou o goleiro a outra grande defesa.

 Particularmente, torcia pela entrada de Sassá, por considerar que era jogo para ele, mas a equipe voltou do intervalo sem alterações. Diferente da primeira etapa, o alvinegro, embora ainda se mantivesse superior ao adversário, não criava chances reais de gol. O nosso treinador enfim substituiu Roger por Sassá, aos 19 minutos.

 Se não éramos incomodados na defesa, somente voltamos a chegar com perigo aos 22, em chute de Bruno Silva. Aos 24 Lindoso deu lugar a Guilherme. Formação mais ofensiva em campo, em busca do gol. Aos 28 mais uma grande oportunidade perdida, desta vez com Sassá, de cabeça.

 A primeira chegada perigosa do adversário foi aos 32, mas Gatito estava atento e fez excelente defesa. Aos 34 um zagueiro deles recebeu o 2º amarelo e foi expulso. O nosso treinador tratou de mexer na equipe, colocando Fernandes na vaga de Emerson Santos. Com um jogador a mais em campo, o Glorioso buscou pressionar, mas mostrava-se ansioso, com pressa e isso atrapalhava, mas em cruzamento para a área adversária, um defensor saltou e interceptou a bola com o braço. O juiz marcou o pênalti aos 42 e aos 43 Sassá converteu com categoria, decretando o empate.

Lances do jogo

1º tempo

- 1 min: Camilo lançou Pimpão na esquerda, que tocou para Roger na área e o atacante foi agarrado: pênalti assinalado pelo juiz;
- 2 min: Camilo cobrou a penalidade, o goleiro defendeu parcialmente, João Paulo pegou o rebote, chutou e o goleiro defendeu novamente, agora para escanteio;
- 6 min: em jogada de bola aérea na nossa área, Emerson Silva cortou bem, de cabeça, para escanteio;
- 18 min: em cobrança de escanteio em nosso ataque, Emerson Silva cabeceou bem, para o chão, o goleiro defendeu parcialmente e Pimpão completou, sem ângulo, na trave;
- 23 min: Camilo recebeu na frente, um zagueiro se antecipou, tocou na bola, que encobriu o goleiro, mas outro equatoriano cortou quase em cima da linha. Na sequência Pimpão cruzou, Camilo ajeitou de cabeça, Roger rolou para João Paulo, que chutou e o goleiro defendeu;
- 27 min: ataque da equipe adversária, a bola foi chutada da entrada da área e Gatito defendeu com segurança;
- 31 min: o time equatoriano atacou trocando passes pela direita, nosso sistema defensivo falhou, um atacante ganhou de Victor Luis, driblou Gatito e abriu o placar;
- 35 min: Pimpão cruzou, o goleiro cortou parcialmente e Bruno Silva mandou de bicicleta, mas para fora;
- 43 min: após chute forte de Camilo, o goleiro rebateu a bola.

2º tempo

- 22 min: Bruno Silva pegou rebote na entrada da área, chutou forte, rasteiro e a bola saiu rente à trave;
- 28 min: João Paulo lançou Camilo na área, que ajeitou para Sassá cabecear, porém para fora, perdendo a chance;
- 32 min: Bruno Silva bobeou no campo de defesa, um adversário dominou, chutou cruzado e Gatito se esticou e fez grande defesa. No rebote um atacante chutou duas vezes, mas foi interceptado em ambas, por Emerson Santos e depois João Paulo;
- 42 min: em cruzamento para a área equatoriana, um zagueiro cortou a bola com a mão e o juiz marcou o pênalti;
- 43 min: Sassá cobrou o pênalti, deslocou o goleiro e empatou a partida: 1x1.

Cartões

 Amarelo para Emerson Silva, João Paulo e Bruno Silva (caso seja confirmado que foi o 3º dele, estará fora do jogo do dia 2 de maio, contra o próprio Barcelona).

Escalação/substituições

 Gatito Fernandez, Emerson Santos (Fernandes), Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso (Guilherme), Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Pimpão e Roger (Sassá).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: