quinta-feira, 10 de maio de 2018

Desnecessariamente sofrido


 O empate diante do Audax Italiano, por 1x1, no Nilton Santos, garantiu ao Botafogo a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana, porém o avançar de fase foi desnecessariamente sofrido. Enfrentando um adversário fraco tecnicamente, o alvinegro, com a vantagem por ter vencido a partida no Chile por 2x1, subiu ao gramado e iniciou a partida aparentemente em ritmo de treino, como se a fatura já tivesse liquidada e, por sorte, não recebeu um castigo no final do jogo, que seria uma vergonha e tanto.

 Se tivéssemos enfrentado um adversário melhor a classificação poderia não ter acontecido? Talvez, embora contra um adversário melhor o time alvinegro, possivelmente, teria outra postura em campo, com mais capricho, com mais atenção e sem afobação.

 Foram várias ligações diretas da defesa para o ataque, exatamente porque o nosso meio não funcionava, Renatinho não conseguia fazer a ligação e Lindoso não esteve bem no jogo. As jogadas pelos flancos também não eram produtivas, mas Luiz Fernando, embora voltando de contusão, esteve melhor que Léo Valencia. Marcinho foi outro que não esteve bem na partida. Se tiver que destacar alguém do nosso time, essa pessoa é o zagueiro Joel Carli, que não brinca em serviço.

 Mesmo com tantos problemas, o que mais pesou para o sufoco e o risco no final da partida foram os gols perdidos, um por Matheus Fernandes, outro por Kieza e outro por Pimpão, embora o adversário também tenha perdido um, praticamente sem goleiro.

 No 1º tempo o time chileno chegou aos 11 minutos, em cobrança de falta, com a bola atravessando a nossa área e saindo com perigo. O time alvinegro somente chegou com certo perigo aos 31, em cruzamento de Léo Valencia, que Rabello cabeceou para fora. Só conseguimos chutar a gol aos 44, com Léo Valencia, de dentro da área, mas o arremate foi fraco e o goleiro defendeu com tranquilidade. Aos 45 Brenner recebeu na direita, avançou, entrou na área, cruzou rasteiro, o zagueiro desviou e Léo Valencia não conseguiu concluir.

 Voltamos do intervalo com a mesma formação. Logo aos 5 minutos da etapa final, Renatinho chutou de longe e o goleiro defendeu em dois tempos. Aos 7, Brenner avançou pela esquerda, cortou a marcação, mas chutou por cima. Aos 13, Matheus Fernandes recebeu de frente para a área, arriscou o chute e abriu o placar para o alvinegro.

 Aos 18 o treinador alvinegro substituiu Léo Valencia por Kieza. Dois minutos após entrar, Kieza avançou pela esquerda, foi ao fundo, tocou para trás, Brenner escorou e acertou a trave. Aos 21 foi a vez de Pimpão substituir Luiz Fernando. Aos 26 Matheus Fernandes ganhou de um adversário no meio, avançou livre, concluiu, a bola foi desviada e saiu para escanteio. Aos 29, a bola foi na nossa área e sobrou livre para um adversário, com Jefferson caído, mas a conclusão, para nossa sorte, foi por cima.

 Aos 34 minutos Brenner saiu para a entrada de Jean. Aos 37, Kieza roubou uma bola no campo de defesa, avançou livre, entrou na área, mas preferiu rolar para Lindoso, com o passe saindo curto e o marcador cortou para escanteio. A velha máxima de “quem não faz, leva” se fez presente aos 39 minutos, com um jogador chileno arriscando de fora da área e empatando a partida.

 Tanto o placar, quanto a classificação, ficaram abertos. Poderíamos ter liquidado a fatura aos 44, quando Pimpão recuperou uma bola perto da linha de meio de campo, avançou, mas vendo a saída do goleiro, tentou encobri-lo e perdeu mais uma chance. Eles ainda tiveram um escanteio para cobrar no último lance do jogo, mas conseguimos segurar o resultado.

Cartões

 Amarelo para Brenner, Jefferson e Carli.

Escalação/substituições

 Jefferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho e Léo Valencia (Kieza); Luiz Fernando (Pimpão) e Brenner (Jean).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: