quinta-feira, 31 de maio de 2018

O que preocupa é que a derrota não surpreende mais


 O Botafogo foi até São Paulo e está retornando com uma derrota por 3x2 para o time homônimo da capital paulista. É preocupante chegarmos ao ponto de não nos surpreendermos com uma derrota, por já esperá-la. E qual o motivo para pensarmos assim? Simplesmente por que a equipe não vem se apresentando bem já há alguns jogos, não mostra evolução e erra demais, seja em passes, seja em marcação, seja em atenção. Ainda tem mais. O time do São Paulo entrou em campo parecendo disputar um título, enquanto o alvinegro parecia estar em campo treinando, tamanha a diferença de disposição entre as equipes.

 Além de todos os problemas relatados, é o segundo jogo consecutivo que somos prejudicados pela arbitragem. Se contra o Vitória tivemos um pênalti não marcado em ataque nosso, na frente do auxiliar que fica atrás do gol, nessa quarta foi marcada uma penalidade inexistente para a equipe adversária, também em lance na frente do auxiliar que fica atrás do gol. Vencíamos o confronto e o gol no pênalti mal marcado, logo após o nosso gol, também colaborou para a equipe se desconcentrar.

 Mal a partida teve início e João Pedro dividiu uma jogada com um adversário, caiu com as costas no chão e precisou ser substituído por Marcos Vinícius. Aos 10 minutos a equipe adversária acertou um chute no travessão de Jefferson. Aos 15, Lindoso rolou para Léo Valencia na entrada da área e o chileno encheu o pé e marcou um golaço.

 O gol poderia dar maior tranquilidade para a equipe em campo, mas logo depois, aos 18, Carli saiu jogando errado, o time adversário ficou com a bola, que foi na área, Rabello cortou, mas o juiz marcou pênalti, inexistente. Na cobrança, aos 19, a bola passou sob Jefferson e entrou. Não conseguíamos mais criar jogadas de ataque e aos 30 o time adversário atacou pela direita, a bola foi cruzada, passou por Rabello e Carli e sobrou para o atacante, que teve a tranquilidade de se abaixar, escorar com o peito no contrapé de Jefferson e virar o jogo.

 Só voltamos a arriscar alguma coisa aos 45, em chute de Marcos Vinícius, que passou por cima da meta adversária. Aos 48, Lindoso errou um passe, em seguida não conseguiu cortar e o time adversário contra-atacou, a bola foi chutada cruzada da entrada da área, pela esquerda e saiu o terceiro gol.

 No início do 2º tempo a equipe paulista teve um contra-ataque bem parecido com o que gerou o terceiro gol, mas dessa vez o chute cruzado foi defendido por Jefferson. O treinador alvinegro substituiu Luiz Fernando por Aguirre aos 8 minutos. Aos 9, após cobrança de falta pelo lado direito, Marcos Vinícius cabeceou e acertou o travessão. Na sequência dessa jogada, o time paulista contra-atacou em velocidade, mas a bola acabou saindo após o atacante tentar tirar de Jefferson.

 Aos 12 minutos, após cobrança de falta perigosa para a equipe paulista, Jefferson saltou e mandou para escanteio. Aos 22, em jogada de escanteio, a bola foi cabeceada no cantinho e Jefferson se esticou e espalmou, evitando o gol.

 A equipe adversária, com boa vantagem no placar, recuou bastante, deu campo ao Botafogo e esperava a chance para contra-atacar e ampliar o placar. Aos 34 o treinador alvinegro sacou Lindoso e colocou Pimpão. Três minutos após entrar, Pimpão escorou de cabeça um cruzamento de Léo Valencia, em cobrança de falta e diminuiu o placar para o alvinegro.

 Individualmente, destaco apenas Léo Valencia nesse jogo. A zaga falhou, os laterais muito mal, os volantes erraram muito. Os atacantes nas poucas bolas que receberam não produziram.

Cartões

 Amarelo para Marcos Vinícius, Matheus Fernandes e Joel Carli.
 Foi o 3º amarelo de Matheus Fernandes, que não enfrentará o Vasco no sábado.

Escalação/substituições

 Jefferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Lindoso (Pimpão), Matheus Fernandes, João Pedro (Marcos Vinícius) e Léo Valencia; Luiz Fernando (Aguirre) e Kieza.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: