domingo, 27 de maio de 2018

O Botafogo parece utilizar a tática "arame liso"


 O Botafogo recebeu o Vitória no Nilton Santos e não passou de um empate por 1x1, jogando dois pontos fora e terminando a rodada em 12º, uma posição abaixo da rodada anterior, lembrando que há duas rodadas estávamos em 6º. A equipe teve a semana inteira para treinar, mas não mostrou evolução em campo, pelo contrário, parece que estamos vendo uma involução.

 Hoje o time alvinegro entrou em campo tendo mais posse de bola, cercando o adversário, mas de forma totalmente sem objetividade, o que podemos chamar de cercar com “arame liso”, ou seja, sem causar qualquer problema ao adversário. Muitos toques para o lado e para trás. Sem qualidade para infiltrar na defesa adversária, geralmente a bola era devolvida ao nosso campo de defesa, para os zagueiros ou para Jefferson. Numa dessas, aos 38 minutos da 1ª etapa, Bochecha, dentro do grande círculo, atrasou desnecessariamente para Jefferson, que tocou para Marcinho, mesmo este não estando livre, e nosso lateral pareceu ir para a bola com menos vontade que o adversário, que roubou a bola, avançou e rolou para um companheiro apenas empurrar para as redes e abrir o placar. Falha tripla e lamentável.

 Ainda no 1º tempo, se não tínhamos a capacidade de criação, Jefferson se viu obrigado a dar um chutão em direção ao ataque, aos 43 minutos, com Kieza ganhando do marcador na corrida, entrando na área e enchendo o pé para empatar a partida. Fora isso, na 1ª etapa, somente tivemos um chute de Luiz Fernando aos 46 minutos, por cima da meta adversária.

 O Botafogo voltou do intervalo com Aguirre na vaga de Bochecha. Aos 5 minutos Aguirre dominou no meio de campo, abriu para João Pedro na meia direita, que avançou, entrou na área, cruzou e o zagueiro cortou para escanteio. Aos 11 o uruguaio recebeu fora da área, poderia abrir para Luiz Fernando livre pelo lado esquerdo, mas preferiu chutar e o goleiro defendeu em dois tempos.

 Mesmo sem se destacar, João Pedro tentava fazer a ligação do meio com o ataque, mas o treinador alvinegro o sacou aos 12 minutos e colocou Ezequiel, que tem como característica atuar pelo lado e avançado. Com a mexida, a equipe que parecia ter voltado um pouco melhor após o intervalo, caiu muito, ficando espaçada em campo. Aos 30, nova mexida, dessa vez foi Luiz Fernando que saiu, entrando Léo Valencia.

 Mesmo sem se encontrar na partida, o alvinegro poderia ter saído com a vitória, já que aos 37 minutos Lindoso perdeu grande oportunidade, após cruzamento de Léo Valencia e participações de Aguirre e Rabello, com a bola sobrando livre para o nosso volante, que chutou para fora. Aos 40, após cobrança de falta de Léo Valencia, o mesmo Lindoso, livre, cabeceou em cima do goleiro.

 Uma atuação muito ruim do Botafogo. É preocupante o que a equipe produz (ou não produz) em campo.

Cartões

 Amarelo para Matheus Fernandes.

Escalação/substituições

 Jefferson, Marcinho, Yago, Igor Rabello e Moisés; Lindoso, Matheus Fernandes, Bochecha (Aguirre) e João Pedro (Ezequiel); Luiz Fernando (Léo Valencia) e Kieza.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: