domingo, 3 de junho de 2018

Com mudança na aplicação e pegada, a vitória veio


 Uma importante vitória do Botafogo nesse sábado, no clássico contra o Vasco, na casa do adversário. O placar foi 2x1 e a vitória foi basicamente construída no 1º tempo, com o alvinegro, diferente das partidas anteriores, tendo apresentado em campo uma mudança na aplicação e com uma pegada maior do que estávamos vendo anteriormente. Lembrando que na rodada anterior o time parecia em ritmo de treino, enquanto o São Paulo parecia disputar uma final, o que fez diferença, ressaltando que o placar foi 3x2, com um gol deles oriundo de penalidade máxima inexistente, ou seja, se tivéssemos a aplicação de ontem o resultado poderia ter sido outro.

 Um fato para essa maior pegada foi nitidamente a presença do volante Jean como titular. Ele não deu espaços aos adversários, chegando junto, mas na bola. Até levou um cartão amarelo aos 40 da 1ª etapa, mas por ter sido obrigado a cometer uma falta junto da linha lateral, para impedir um contra-ataque, após passe na fogueira de Marcinho para Carli, que por sua vez não rifou de primeira e acabou perdendo a bola. Pela falta de ritmo e pela disposição mostrada em campo, Jean sentiu o desgaste e foi substituído aos 16 minutos da etapa final por Marcelo (volante), que não comprometeu.

 A equipe deu a bola ao adversário no 1º tempo, mas bem fechada, marcando bem, não permitiu espaços para o rival, que tocava sem conseguir criar situações de gol. Já o alvinegro dessa vez buscava sair de forma mais objetiva e foi feliz em duas jogadas, abrindo a vantagem de dois gols.

 Com a vantagem, a equipe alvinegra pareceu voltar um pouco mais relaxada para o 2º tempo e o time adversário mais empenhado, buscando imprimir pressão e, com isso, sofremos um gol logo aos 7 minutos, com um jogador recebendo livre na entrada da área e concluído forte. Que a equipe tire como lição que não se pode relaxar em nenhum momento na partida. A atenção precisa ser o tempo inteiro.

 Mal o jogo começou e Jean recebeu na esquerda aos 4 minutos, ganhou do marcador, avançou, cruzou para a pequena área, onde Kieza concluiu para as redes, abrindo o placar. O adversário chegou aos 6, em chute cruzado da entrada da área, que saiu com certo perigo. Aos 12, Marcos Vinícius, lesionado, foi substituído por Pimpão. Poderíamos ter ampliado aos 16, em cruzamento de Moisés, que Carli cabeceou e a bola saiu próximo da trave adversária. Aos 28 Pimpão avançou bem pela esquerda, mas o goleiro foi para a dividida e a bola saiu para escanteio.

 Melhor na partida, o Glorioso ampliou o placar aos 35 minutos, após cobrança de falta de Léo Valencia pela direita, com Rabello subindo, ganhando do marcador e cabeceando para o fundo das redes. A primeira defesa de Jefferson na partida somente aconteceu aos 39 minutos, em chute cruzado, que ele pegou firme.

 Na etapa final a equipe adversária buscou pressionar, imprimindo maior velocidade e o alvinegro um pouco mais relaxado. Eles arriscaram um chute aos 3 minutos, mas Jefferson defendeu bem. Aos 5, após chute de Moisés, o goleiro defendeu sem dificuldade e o time adversário foi para o ataque em velocidade, a bola foi chutada e Jefferson mandou para escanteio. Aos 7, não teve jeito, com um jogador adversário recebendo livre na entrada da área, chutando forte, a bola pegando efeito, Jefferson chegando a resvalar nela, mas não conseguindo evitar o gol.

 A partir dos 15 minutos a equipe alvinegra foi se reencontrando em campo. Aos 17, após falta da direita, Carli raspou de cabeça na área adversária, a bola ficou com Lindoso, mas ele chutou mal, para fora. Aos 19, Marcelo chutou de bem longe e a bola passou rente ao travessão. O time adversário teve uma boa oportunidade aos 22, quando um jogador recebeu na esquerda, foi ao fundo, rolou para trás, mas o atacante chutou por cima.

 Aos 24 o treinador alvinegro substituiu Aguirre, embora tenha se empenhado, tecnicamente ainda foi discreto, entrando Luiz Fernando em seu lugar. O jovem substituto não entrou bem no jogo e em alguns momentos nem parecia ter entrado descansado em campo. Aos 26, em falha do time adversário, Kieza recebeu no ataque, avançou, mas concluiu em cima do goleiro, perdendo excelente oportunidade. Aos 39, outra oportunidade para ampliarmos, quando Pimpão roubou uma bola, rolou para Luiz Fernando chutar, o goleiro espalmar e a zaga cortar para escanteio.

 Que a aplicação desse sábado seja repetida nas demais partidas do campeonato. Nosso próximo jogo será na quarta-feira, contra o Ceará, no Nilton Santos.

Cartões

 Amarelo para Pimpão, Jean, Lindoso e Marcinho;

Escalação/substituições

 Jefferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean (Marcelo), Lindoso, Marcos Vinícius (Pimpão) e Léo Valencia; Aguirre (Luiz Fernando) e Kieza.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: