segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Enfim, duas vitórias seguidas na competição


 O Botafogo conseguiu, pela primeira vez no Brasileiro, engatar duas vitórias seguidas. Depois de derrotar o América/MG no Nilton Santos, nesse domingo o alvinegro derrotou o Vitória por 4x3, em Salvador.

 Assim como no jogo do meio da semana, pela Sul-Americana, também em Salvador, o Botafogo sofreu um gol logo no início do jogo. Se contra o Bahia foi aos 4 minutos, nesse domingo o gol aconteceu com 40 segundos. É preciso entrar em campo mais atento, evitando sofrer gols dessa forma, que dificultam muito a missão durante as partidas.

 Após o gol, o time demorou um pouco para se equilibrar em campo, viu o time adversário chegar explorando o nosso lado esquerdo, mas apenas assustaram em alguns chutes cruzados que foram para fora. Aos poucos o time alvinegro foi melhorando e passou a chegar em contra-ataques em velocidade. Teve uma jogada que em minha opinião foi penalidade em cima de Kieza, que foi desequilibrado dentro da área.

 Aos 23 Kieza recebeu boa bola novamente, teve que arrematar duas vezes para acertar as redes baianas, quebrando um jejum após alguns jogos sem marcar. Logo depois, em nova jogada em velocidade, Luiz Fernando invadiu a área, mas perdeu grande chance ao concluir em cima do goleiro. O Botafogo fazia por merecer ir para o intervalo com vantagem no placar e ela veio aos 42, em um belo gol de Lindoso, após grande assistência de Erik.

 Com a vantagem alvinegra, era de se esperar o adversário forçando no início da etapa final e o Botafogo deveria ter atenção total, mas logo aos 6, em jogada aérea, um jogador baiano cabeceou livre e empatou. O gol baiano poderia abalar o time alvinegro, mas dois minutos depois, em outra boa jogada de Erik, Moisés cruzou e o zagueiro marcou contra, deixando o alvinegro novamente em vantagem no placar.

 Aos 18, em assistência de Bochecha, Erik marcou o 4º gol do Glorioso, que abria dois de vantagem. O alvinegro tentava encaixar mais contra-ataques, mas pecava em alguns passes. Aos 26 saiu Luiz Fernando e entrou Pimpão. Aos 32 foi a vez de Bochecha dar lugar a Matheus Fernandes e,  aos 40, saiu Kieza e entrou Brenner.

 Aos 41, em contra-ataque, Erik avançou, acabou não passando para Brenner ou Pimpão, livres pelo lado direito, preferiu individualizar e teve sua conclusão defendida pelo goleiro. Uma chance clara desperdiçada. Inevitável não temer que o gol perdido fizesse falta no final, apesar da vantagem de dois gols até ali. Aos 43, o susto final, quando em bola na nossa área, um atacante pegou a sobra e diminuiu. Daí até o apito final, um abafa baiano, mas que o alvinegro conseguiu suportar.

 Destaco na vitória as participações de Lindoso, Bochecha e Erik.

Lances do jogo

1º tempo

- 40 seg: bola lançada nas costas de Moisés, o jogador adversário dominou, driblou o próprio Moisés, chutou cruzado e abriu o placar: 0x1;
- 19 min: Kieza é lançado, invade a área, é tocado na perna, se desequilibra e o juiz não marcou pênalti;
- 22 min: em lançamento da defesa para o ataque baiano, um jogador adversário ganhou de Rabello e de Carli, chutou cruzado e a bola saiu perto;
- 23 min: Kieza recebe no ataque, pela esquerda, entra na área, tem o chute bloqueado, pega o rebote, chuta novamente, no canto e empata a partida: 1x1;
- 29 min: Luiz Fernando recebe um bolão na direita, avança, invade a área, mas conclui em cima do goleiro e perde excelente oportunidade;
- 42 min: Erik arranca desde o campo de defesa, cruza a linha de meio de campo, abre um bolão para Lindoso na esquerda, que invade a área e conclui com uma cavadinha na saída do goleiro e vira o placar: 2x1 Fogão!

2º tempo

- 6 min: jogador baiano recebe na esquerda, passa por Marcinho, cruza para a entrada da pequena área e um companheiro, livre, cabeceia para as redes, empatando: 2x2;
- 8 min: Erik avançou pela meia esquerda, tocou para Moisés, que cruzou rasteiro e um zagueiro, tentando cortar, mandou para as próprias redes: 3x2 Botafogo!
- 18 min: Lindoso tocou para Marcinho na direita, o lateral inverteu para a esquerda, Bochecha tocou de primeira para a pequena área, Erik se antecipou ao goleiro e conclui para as redes: 4x2 Fogão!
- 41 min: em contra-ataque, Erik avançou com apenas um marcador a acompanha-lo, tinha Brenner e Pimpão livres pelo lado direito, mas preferiu driblar o marcador, depois concluiu e o goleiro defendeu. Uma chance incrível para matar o jogo foi desperdiçada;
- 43 min: a bola foi para a nossa área, Jean tentou cortar, mas sobrou para um atacante baiano, que driblou Saulo e diminuiu: 4x3.

Cartões

 Amarelo para Erik, Rabello, Marcinho e Carli.

Escalação/substituições

 Saulo, Marcinho, Carli, Rabello e Moisés; Jean, Lindoso e Bochecha (Matheus Fernandes); Erik e Luiz Fernando (Pimpão); Kieza (Brenner).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: