domingo, 16 de setembro de 2018

Nesse momento, a vitória é que interessa. E ela veio!


 Fim de jogo no Nilton Santos e, para alívio dos alvinegros, o Botafogo saiu vencedor. A vitória por 1x0 diante do América/MG trouxe alívio nessa estressante luta para fugir da degola. Até o final do campeonato, mais do que boas apresentações, que bom futebol, é conquistar vitórias. Nesse final de manhã/início de tarde de domingo a vitória veio, apertada que seja, mas veio, diante de 25 mil alvinegros presentes no Nilton Santos.

 O Botafogo começou bem a partida, impôs certa pressão, manteve o time mineiro no campo de defesa, mas não criava situações de gol. A primeira oportunidade foi aos 21, em bola de cabeça de Carli, que passou por cima. Dois minutos após, Luiz Fernando construiu boa jogada, tocou para Marcinho, que cruzou para Lindoso abrir o placar. A bola ainda tocou em um adversário, mas o juiz confirmou o gol para Lindoso. Após o gol, o Botafogo começou a marcar um pouco mais atrás, sem dar espaços ao time adversário, que em todo o 1º tempo somente chegou em chute rente à trave, aos 14.

 O Glorioso retornou do intervalo sem alterações. Em campo não víamos a mesma organização da primeira metade do 1º tempo, mas o time continuava correndo e se empenhando bastante em campo. Na etapa final havia mais espaços em campo. Com a vantagem no placar para a equipe alvinegra, era de se esperar que os mineiros se lançassem mais ao ataque. Eles chegaram com perigo aos 8, após corte ruim de cabeça de Moisés, mas a conclusão foi pela linha de fundo. O alvinegro conseguiu uma boa jogada ofensiva somente aos 13, mas Luiz Fernando mandou para fora.

 Aos 13, o treinador sacou Jean, que já tinha cartão amarelo, e colocou Matheus Fernandes. Aos 20 quem saiu foi Luiz Fernando, para a entrada de Pimpão. Sem conseguir criar situações de gol, o Botafogo, por outro lado, se portava bem defensivamente, mas aos 21 levou um grande susto, quando em chute cruzado, Moisés chutou em cima de Saulo e, por sorte, a bola foi pela linha de fundo.

 Aos 28 o treinador alvinegro substituiu Kieza por Aguirre, que teve uma boa chance aos 33, mas a conclusão foi para fora. O Botafogo, no terço final da partida, se preocupou em segurar a vantagem e tentar encaixar algum contra-ataque para matar o jogo. Não conseguiu o 2º gol, mas segurou a vantagem mínima até o apito final.

 Gilson, mesmo no banco de reservas, levou cartão vermelho, ao discutir com um jogador mineiro, que ainda estava em campo. O adversário também foi expulso.

 O empenho e a dedicação da equipe nesse domingo foram bons. A participação de nossa dupla de zaga também. Jean se desdobrou enquanto esteve em campo. Lindoso pareceu querer dar a volta por cima após domingo passado e foi premiado com o gol. Léo Valencia teve boa participação, sobretudo no 1º tempo e, mesmo com algumas limitações, não vejo nesse elenco alguém que possa atuar melhor naquele setor. Embora bastante participativo, correndo bastante, senti falta de maior produtividade de Erik nesse domingo, já que não conseguiu dar boa sequência em muitas jogadas que tentou. Luiz Fernando foi fundamental na construção da jogada que resultou no gol.

 O Botafogo agora fará uma pequena excursão pela Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na próxima quinta-feira enfrentará o Bahia pela Sula-americana e no domingo, pelo Brasileiro, terá o Vitória pela frente.

Lances do jogo

1º tempo

- 1 min: Lindoso recuperou a bola no meio, avançou, rolou para Léo Valencia na esquerda, que chutou de primeira e mandou por cima do travessão;
- 14 min: em ataque do time mineiro, a bola foi chutada da meia lua e saiu rente à trave de Saulo;
- 21 min: em bola cruzada para a área adversária, um toque de cabeça para lá, outro para cá e Carli apareceu e cabeceou por cima do travessão;
- 23 min: Luiz Fernando fez excelente jogada, saindo da esquerda para a direita, abriu para Marcinho, que cruzou para a entrada da pequena área, com Lindoso aparecendo e cabeceando para as redes: 1x0 Fogão!
- 30 min: Luiz Fernando arriscou de bem longe e o goleiro pegou fácil.

2º tempo

- 8 min: em bola cruzada para a nossa área, Moisés cortou mal de cabeça, um jogador mineiro pegou a sobra, chutou cruzado da esquerda e a bola saiu;
- 13 min: Léo Valencia recebeu na esquerda, cruzou para o miolo da área e Luiz Fernando, livre, cabeceou por cima;
- 21 min: um atacante recebeu na área, avançou pela esquerda, chutou cruzado, Saulo não foi na bola, Moisés tentou cortar, chutou, a bola bateu em Saulo e saiu perigosamente para escanteio;
- 33 min: Léo Valencia acha Aguirre na área, mas a conclusão do uruguaio saiu torta, para fora.

Cartões

 Amarelo para Jean.
 Vermelho para Gilson.

Escalação/substituições

 Saulo, Marcinho, Carli, Rabello e Moisés; Jean (Matheus Fernandes), Lindoso e Léo Valencia; Erik, Kieza (Aguirre) e Luiz Fernando (Pimpão).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: