quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Vitória para retomar a confiança


 Após 4 derrotas em 4 jogos no returno do Brasileiro, enfim o Botafogo voltou a vencer na competição. O adversário foi o Goiás, o local o estádio Nilton Santos e o placar 3x1, gols de Gabriel, João Paulo e Léo Valencia. A sequência negativa e um adversário embalado e líder do 2º turno causavam apreensão sobre como a equipe alvinegra se comportaria em campo, mas o que se viu agradou, se comparado às péssimas atuações anteriores.

 Devido ao aproveitamento muito ruim depois do retorno pós Copa América, o clube desligou o então treinador Barroca e na partida diante do Goiás quem comandou o time foi Bruno Lazaroni. Se foi resultado da mudança de treinador não se pode afirmar, mas o que se viu em campo foi outra postura da equipe, buscando sair um pouco mais rápido da defesa para o ataque e com a diminuição dos passes improdutivos para trás e para o lado. Dessa vez até as jogadas aéreas levaram mais perigo ao adversário, como no gol do Gabriel, no gol anulado do Cícero e na bola que o Fernando mandou no travessão.

 A vitória quebrou a sequência negativa, fez retomar a confiança e manteve o alvinegro a certa distância do Z4, até porque alguns clubes que se encontram atrás do Glorioso têm vencido nas últimas rodadas, como o CSA, que nessa rodada derrotou o Inter.

 O treinador alvinegro teve que escalar uma defesa quase toda modificada, tendo somente Gabriel representando os titulares. Completaram a defesa, Cavalieri, Fernando, Marcelo e Yuri, esse último como opção do Bruno Lazaroni e o jovem teve uma atuação bem segura, até ser substituído por desgaste físico.

 Até as substituições no time, contestadas nos jogos anteriores, foram normais, com Lucas Barros substituindo Yuri, desgastado fisicamente, Alan Santos na vaga de Cícero e Léo Valencia no lugar de Luiz Fernando. O chileno, inclusive, com 3 minutos em campo marcou o 3º gol, que deu uma certa tranquilidade ao time e à torcida.

 Destaco no jogo a atuação de João Paulo, que foi bem demais e ainda foi premiado com um gol, em lance de puro oportunismo. Gustavo foi outro a atuar muito bem. Quem ficou devendo, mais uma vez, foi Luiz Fernando.

Lances do jogo

1º tempo

- 7 min: Pimpão cruzou da direita, mas João Paulo concluiu mal e o goleiro defendeu com tranquilidade;
- 8 min: após cobrança de falta da direita, a bola foi em direção da nossa área, foi cabeceada, subiu e Cavalieri defendeu;
- 16 min: Luiz Fernando recebeu na esquerda, no bico da grande área, cortou para o meio, chutou e a bola saiu;
- 30 min: Gabriel dominou no campo de defesa, lançou para Diego Souza na meia lua, que ajeitou para Gustavo chutar e o goleiro espalmar para escanteio;
- 31 min: João Paulo cobrou o escanteio, Marcelo cabeceou do 1º pau em direção ao 2º e Gabriel escorou para as redes;
- 37 min: em jogada perigosa pela esquerda da equipe goiana, houve um bate-rebate na nossa área e a zaga afastou;
- 39 min: João Paulo cobrou falta da direita, Fernando cabeceou e a bola bateu no travessão;
- 41 min: João Paulo cobrou falta da esquerda, Cícero cabeceou para as redes, mas o lance foi anulado por impedimento.

2º tempo

- 2 min: Pimpão avançou livre pela direita, mas passou errado para Luiz Fernando;
- 3 min: João Paulo cobrou escanteio pela direita, Diego Souza cabeceou na entrada da pequena área e o goleiro espalmou;
- 11 min: a equipe goiana marcou um gol, mas foi invalidado após intervenção do VAR por toque da bola no braço de um jogador do Goiás durante a jogada;
- 19 min: Diego Souza deu boa bola para Gustavo, que invadiu a área, chutou em cima do goleiro, a bola se dirigiu a meia altura em direção da entrada da área e João Paulo cabeceou fora do alcance do goleiro e ampliou: 2x0 Fogão!
- 30 min: um jogador goiano pegou uma sobra na entrada da área, chutou colocado e a bola passou rente ao travessão;
- 31 min: em jogada da equipe adversária pelo lado direito, a bola foi chutada cruzada, Marcelo deixou passar, um jogador goiano se aproveitou junto ao 2º pau, chutou, Cavalieri rebateu, a bola bateu em Marcelo e entrou: 2x1;
- 35 min: Cícero cruzou na medida para Diego Souza, que cabeceou mal, a bola ficou com Pimpão na direita, que rolou para trás e Léo Valencia concluiu para as redes: 3x1 Fogão!
- 49 min: em chute cruzado da equipe adversária, Cavalieri defendeu em dois tempos.

Cartões

 Amarelo para Cícero, Pimpão, Marcelo e Diego Souza (os quatro estavam pendurados e não enfrentam o Palmeiras).

Escalação/Substituições

 Cavalieri, Fernando, Marcelo, Gabriel e Yuri (Lucas Barros); Cícero (Alan Santos), Gustavo e João Paulo; Pimpão, Diego Souza e Luiz Fernando (Léo Valencia).

 Saudações alvinegras!

Um comentário:

Silvio Cesar disse...

Hoje 13 10 2019 apos mais uma derrota.
O que está errado?
Diretoria fraca incapaz de montar um time que pelo menos seja competitivo.
Diretoria incapaz de ter ideias para não ficar refém de orçamentos amadores.
Diretoria incapaz de ter um planejamento sem contar com copa do Brasil e Sul-americana.
Diretoria que no meu entender como Botafoguense e incapaz de ter a torcida ao seu lado.
Diretoria que é incapaz de
seguir a diante se caso o Botafogo se transforme em empresa.
Sinceramente me cinto envergonhado em ser not
afiguense neste momento.