sexta-feira, 26 de maio de 2017

1º lugar do grupo, mesmo com o revés

 O Botafogo terminou a fase de grupos da Libertadores como 1º colocado do seu grupo. Embora o alvinegro tenha sido derrotado por 1x0 pelo Estudiantes, na Argentina, conseguimos terminar na frente do Barcelona, já que este foi derrotado pelo Atlético Nacional, por 3x1, o que nos deixou com melhor saldo de gols.

 Com a 1ª posição no grupo, faremos o jogo de ida das oitavas de final na casa do adversário e decidiremos a vaga no Nilton Santos. Além disso, ficaremos no “pote 1” do sorteio para as oitavas de final, etapa na qual enfrentaremos uma das equipes que terminaram a fase de grupos em 2º lugar, que são: Barcelona (Equador), The Strongest (Bolívia), Emelec (Equador), Atlético/PR, Jorge Wilstermann (Bolívia), Godoy Cruz (Argentina), Nacional (Uruguai) e Guarani (Paraguai).

 Isso não quer dizer que enfrentaremos equipes mais fracas, mas podemos dizer que, teoricamente, são menos difíceis do que os brasileiros Atlético/MG, Palmeiras, Grêmio e Santos e os argentinos River Plate, San Lorenzo e Lanús, que figuram como primeiros colocados de seus grupos. Repito, teoricamente, pois entre os segundos colocados há equipes tradicionais, difíceis, assim como algumas que atuam em locais com altitude elevada.

 Sobre o jogo em si, começamos bem recuados, com o adversário com o comando das ações, mas sem assustar. A equipe alvinegra encontrava dificuldades para chegar no campo de ataque, já que Guilherme não conseguia fazer as jogadas em velocidade e Roger, sem ser municiado, pouco fazia. Para piorar, aos 24, em bola lançada na nossa área, nossos zagueiros foram no mesmo jogador e a bola sobrou para outro argentino, livre na entrada da pequena área, que só teve trabalho para tocar para as redes. Victor Luis até tentou chegar para fazer a cobertura, mas não conseguiu.

 O Glorioso somente chegou na 1ª etapa em chute fraco de João Paulo aos 28 e em jogada de linha de fundo nos últimos minutos, com Emerson Santos, que a zaga cortou para escanteio.

 No 2º tempo levamos um grande susto logo com um minuto de jogo, em jogada pela direita, que nosso sistema defensivo vacilou, um jogador foi ao fundo, tocou para trás e o atacante concluiu para fora e perdeu grande chance para ampliar.

 Diferente do 1º tempo, tivemos um pouco mais de posse de bola na etapa final, mas não conseguíamos assustar o goleiro adversário. Aos 25 minutos o nosso treinador tirou os já amarelados João Paulo e Victor Luis e colocou Joel e Fernandes. Com apenas 2 minutos em campo, Joel recebeu cartão amarelo por falta cometida (talvez a única coisa que tenha feito no jogo).

 Na parte final do jogo é que surgiram duas oportunidades, uma para a gente e outra para eles: aos 35, após escanteio pela direita, a bola foi escorada no 1º pau e Bruno Silva, na área, por pouco não conseguiu completar; aos 37 Gatito salvou após um contra-ataque, que nos pegou com a defesa aberta, já que o time subiu desordenadamente para o ataque, fazendo nosso treinador pedir tranquilidade e atenção.

 Aos 41 minutos Dudu Cearense substituiu Lindoso, mas a equipe argentina parecia satisfeita, já que a vitória simples a garantia na Sulamericana e o alvinegro precisava apenas evitar sofrer outro gol, beneficiado pela derrota do Barcelona.

 Agora é aguardar o sorteio que ocorrerá em junho, para saber o adversário que enfrentaremos nas oitavas de final, cujos jogos de ida serão realizados apenas em julho.

Cartões

 Amarelo para Victor Luis, João Paulo, Joel e Igor Rabello;

Escalação/substituições

 Gatito Fernandez, Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis (Fernandes); Lindoso (Dudu Cearense), Bruno Silva, João Paulo (Joel) e Gilson; Guilherme e Roger.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: