sexta-feira, 19 de maio de 2017

Na raça, no limite, como deve ser

 O Botafogo conseguiu uma vitória maiúscula diante do Atlético Nacional, garantindo, com uma rodada de antecedência, a classificação para as oitavas de final da Libertadores. O gol alvinegro foi marcado por Pimpão.

 A atuação ocorreu da forma como nós, torcedores, sempre pedimos, com raça, com dedicação, usando da última gota de suor para atingir o objetivo. Sabemos que há limitações no elenco, mas a equipe consegue se igualar a qualquer adversário quando atua em seu limite, quando se desdobra e isso foi visto em campo nessa quinta-feira.

 O próprio Jair Ventura, em entrevista pós-jogo, disse que sempre pede total empenho dos atletas e que fala para eles que atuando no limite, mesmo que ocorra resultado negativo, sabem que fizeram o melhor em campo.

 Foi uma noite e tanto, com festa e muito apoio vindo das arquibancadas do Nilton Santos, com a equipe honrando em campo a camisa que vestiam e, no final, com a classificação para a próxima fase.

 O jogo mal havia iniciado e, aos 2 minutos, Roger acertou a trave colombiana, após contra-ataque rápido. Aos 8 levamos um susto, mas Carli conseguiu cortar. Sabíamos que a partida seria difícil, já que o adversário é forte, mas a arbitragem não me passava segurança. Tivemos um bom ataque aos 30, mas foi marcado um impedimento inexistente.

 O jogo seguia equilibrado, o Botafogo com a postura mais fechada, tentando explorar contra-ataques. Aos 32 Gatito fez boa defesa e um minuto depois foi a vez de Emerson Santos afastar o perigo. Os times foram para o intervalo com o empate sem gols no placar.

 Se no início do 1º tempo tivemos uma chance com Roger e acertamos a trave, no início da 2ª etapa tivemos outra, com Pimpão, em grande passe de Lindoso e dessa vez não desperdiçamos. Logo depois, em contra-ataque, Pimpão concluiu, mas teve o chute bloqueado. Como somente a vitória servia para o adversário, os espaços passaram a aparecer para o alvinegro. Aos 15, Pimpão arriscou de longe e o goleiro fez grande defesa.

 Aos 21 o nosso treinador fez uma alteração que eu torcia que fizesse. Tirou Roger e colocou Guilherme. E as oportunidades para “matarmos” o jogo surgiam. Victor Luis, em cobrança de falta, exigiu muito do goleiro. Aos 31, após contra-ataque, Guilherme perdeu grande oportunidade e aos 34 o goleiro se antecipou a Bruno Silva.

 Jair, com alguns jogadores extenuados em campo, sacou Pimpão aos 36 para a entrada de Gilson e aos 41 foi a vez de Camilo ser substituído por Dudu Cearense.

 O tempo passava e, bem postado defensivamente, o Botafogo não era incomodado. Ainda chegamos com perigo aos 42, em chute de Dudu Cearense. Após o apito final pudemos, enfim, comemorar a classificação.

 A equipe, como um todo, está de parabéns pela dedicação mostrada em campo. Pimpão voltou a fazer grande partida e ser decisivo. Um destaque para dois jogadores que não são titulares, mas que jogaram muito ontem: Igor Rabello e Lindoso.

Lances do jogo

1º tempo

- 2 min: em contra-ataque, Pimpão recebe na esquerda, toca para Camilo, que avança, tenta driblar o goleiro e a bola sobra para Roger chutar e acertar a trave;
- 8 min: em jogada da equipe adversária pela direita, Victor Luis foi batido, a bola foi na área, Gatito não conseguiu defender, mas Joel Carli, mesmo com dificuldade, conseguiu cortar;
- 32 min: A bola foi lançada na nossa área e antes que um jogador adversário chegasse na bola, Gatito se antecipou e mandou a bola para longe;
- 33 min: em bola perigosa na nossa área, dessa vez foi Emerson Santos que afastou o perigo.

2º tempo

- 5 min: Lindoso recebeu no campo de ataque, enfiou excelente bola para Pimpão, que concluiu na grande área, deslocando o goleiro e mandando para as redes: 1x0 Fogão!
- 9 min: Emerson Santos puxou contra-ataque pela direita, rolou para Pimpão, mas a conclusão saiu prensada;
- 15 min: Pimpão chutou de longe e o goleiro se esticou e espalmou para escanteio;
- 24 min: Victor Luis cobrou falta da entrada da área e o goleiro espalmou para escanteio;
- 31 min: em contra-ataque, Pimpão recebeu na esquerda, tocou para Guilherme na área, que tentou driblar o goleiro, perdeu o ângulo e a oportunidade do segundo gol;
- 34 min: Guilherme lançou Bruno Silva na área, mas o goleiro chegou primeiro e afastou o perigo;
- 42 min: Dudu Cearense chutou, o goleiro “bateu roupa”, mas o rebote ficou com eles.

Cartões

 Amarelo para Pimpão.

Escalação/substituições

 Gatito Fernandez, Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Camilo (Dudu Cearense); Pimpão (Gilson) e Roger (Guilherme).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: