sexta-feira, 12 de maio de 2017

Brasileirão chegando na área

 O Campeonato Brasileiro da série A terá início nesse final de semana e o Botafogo estreará contra o mesmo adversário com que terminou a competição em 2016. Iremos até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio e espero que possamos repetir o resultado obtido, também no sul, na última rodada de 2016: vitória por 1x0.

 Quero acreditar que o alvinegro, bem diferente do que ocorreu ano passado, não esteja desacreditado pela maioria, afinal, em 2016, passou de “rebaixado” por muitos para classificado para a Libertadores. Já neste ano nos deram como eliminados nas duas primeiras fases da competição sul americana e cá estamos na fase de grupos, com plenas possibilidades de classificação para as oitavas de final.

 Lógico que deve haver descrente, que até pode não se manifestar, devido ao exemplo do ano passado. Alguns por convicções próprias, outros por pura imbecilidade.

 A base para o Brasileiro é o time que vem disputando a Libertadores, salvo se tivermos contratações (o clube acabou de trazer o lateral direito Arnaldo, que atuou pelo Ituano).

 A estreia no Brasileiro de 2016 (derrota por 1x0 para o São Paulo, em Volta Redonda) teve a seguinte formação: Helton Leite, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Leandro; Neilton e Ribamar. Nesse jogo tivemos ainda as entradas de Salgueiro, Anderson Aquino e Sassá, respectivamente nas vagas de Bruno Silva, Leandro e Neilton.

 Hoje temos Gatito como titular, mas com a expectativa de Jefferson brevemente estar de volta na nossa meta. Nas primeiras rodadas de 2016 tivemos Helton Leite bem inseguro, fazendo com que o clube buscasse a contratação de Sidão.

 Em 2016 estreamos com Luis Ricardo, que infelizmente se lesionou seriamente durante a competição. No momento contamos com o recém contratado Arnaldo e aguarmos que Luis Ricardo, recuperado, tenha plenas condições de jogo. Outras opções, o jovem Marcinho e Jonas estão contundidos e temos o recém promovido Fernando.

 Da zaga que estreou em 2016, Emerson Silva se firmou este ano como titular, embora não possa atuar na estreia devido a uma contusão. O seu companheiro na zaga titular é o argentino Joel Carli. Outras opções para a zaga são os jovens Marcelo, Igor Rabello e Emerson Santos, além de Renan Fonseca, que embora tenha perdido espaço, permanece no grupo.

 Na lateral esquerda, quem participou da estreia em 2016 foi Victor Luis e é ele quem permanece como titular esse ano. Seu suplente atual é Gilson.

 Se o meio de campo que estreou ano passado foi Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Leandro, domingo provavelmente iremos com Airton, Bruno Silva, João Paulo e Camilo. Sobre Airton, ontem foi informado que, embora expulso na última rodada de 2016, ele terá condições de atuar. Particularmente, se houver um mínimo de dúvida sobre a questão, deveria “preservar" o volante e evitar qualquer problema futuro. Durante a competição teremos a opção de Montillo, que sentiu e não joga domingo. Lindoso, Fernandes e Leandro continuam como opções no elenco, assim como Dudu Cearense e Matheus Fernandes. Recém promovido, o jovem Wenderson é outra opção para o meio.

 O ataque na estreia em 2016 teve Neilton e Ribamar, mas ambos estão fora do clube. O provável ataque para domingo é Pimpão e Roger. Outros atacantes que vem sendo bastante utilizados são Sassá e Guilherme. Torço para que o jovem Renan Gorne, outra opção no elenco, possa ter a sua oportunidade no time.

 Que o Glorioso estreie com vitória no próximo domingo e faça um excelente Brasileirão.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: