quarta-feira, 3 de maio de 2017

Uma atuação para esquecer

 O Botafogo poderia ter saído do Nilton Santos já classificado, mas em noite de muitos erros, de atuações fracas de vários jogadores, acabou adiando para a próxima rodada, também no Nilton Santos, a possibilidade de classificação. O Barcelona, que nos derrotou por 2x0, se classificou antecipadamente para a próxima fase.

 A atuação do Botafogo, principalmente na 1ª etapa, foi muito ruim. A equipe alvinegra entrou em campo com três jogadores de características ofensivas (Guilherme, Sassá e Pimpão), não conseguiu ter o domínio do jogo, deixou muitos espaços defensivos e até escanteios a favor foram mal cobrados.

 A equipe esteve muito vulnerável defensivamente e o fato de Airton ter levado cartão amarelo logo aos 3 minutos acabou por preocupar ainda mais. O adversário, em contra-ataque, abriu o placar aos 6 minutos, após vacilo defensivo.

 O alvinegro poderia ter empatado aos 11, mas Emerson Santos perdeu a chance de cabeça. Aos 18 novamente atacaram pelo nosso lado direito, mas Emerson Silva salvou para escanteio. Um minuto depois, em contra-ataque, Camilo achou Guilherme livre, que desperdiçou a chance do empate. Se a gente desperdiça no ataque, o adversário não: em contra-ataque aos 23 e com novo vacilo defensivo, o placar foi ampliado.

 O time alvinegro até tentava chegar na frente, mas errava bastante. Aos 29 Sassá teve o chute bloqueado, em raro bom ataque. Fora isso, foram chutes de Guilherme, por cima e rebatido pelo goleiro e uma conclusão de João Paulo, também rebatida pelo goleiro.

 Perigo mesmo foi o Botafogo que sofreu, em contra-ataques aos 34, finalizado com chute rente à trave e aos 37, que Emerson Silva salvou quando a bola se dirigia para a nossa meta.

 Fomos para o intervalo com dois gols de desvantagem, mas pelo que foi a 1ª etapa, poderia ter sido pior. Ainda tivemos Emerson Silva e Camilo sentindo lesões e não retornando para o 2º tempo, sendo substituídos por Marcelo e Roger.

 No 2º tempo o adversário, em vantagem, se fechou mais e o Botafogo também se ajustou um pouco melhor em campo, mas a 1ª chance foi deles, em cobrança de falta que tocou na nossa trave.

 O jogo seguia com os equatorianos fechados e o Botafogo tentando criar, sem sucesso, situações de gol, até que aos 21 tivemos uma, mas Sassá não aproveitou. Um minuto depois foi a vez de Roger, de cabeça, desperdiçar. O treinador substituiu Airton por Fernandes aos 35 e um minuto depois Sassá concluiu na pequena área e o goleiro rebateu. Definitivamente não era dia de mandarmos a bola para as redes.

 Hoje o conjunto e a compactação da equipe não funcionaram. Muitos jogadores estiverem abaixo do que podem render, como, por exemplo, Emerson Santos, Joel Carli e Pimpão.

 Nosso próximo jogo será contra o Atlético Nacional, também no Nilton Santos, pela penúltima rodada da fase de grupos e uma vitória simples nos classifica. Se o Estudiantes não derrotar o Barcelona no Equador, até um empate com o Atlético nos fará avançar de fase. Nessa partida não poderemos contar com Airton e Marcelo, suspensos pelo 3º cartão amarelo. Uma coisa é certa, não podemos repetir a fraca atuação do jogo dessa terça-feira.

Lances do jogo

1º tempo

- 6 min: em contra-ataque, um atacante recebeu na esquerda, passou fácil por Carli, invadiu a área e concluiu na saída de Gatito, abrindo o placar;
- 11 min: Camilo cruzou da direita e Emerson Santos, sem marcação, cabeceou por cima e perdeu a chance;
- 16 min: Camilo chutou de fora, a bola desviou e foi para escanteio;
- 18 min: em novo ataque deles pela esquerda, o atacante recebeu na área, chutou e Emerson Silva cortou para escanteio;
- 19 min: em contra-ataque rápido, Camilo tocou para Guilherme, que avançou livre, demorou a decidir a jogada e a zaga se recuperou e interceptou;
- 23 min: Carli tocou de cabeça da intermediária para o meio, a bola foi rebatida de volta para nosso campo de defesa, um atacante se antecipou a Emerson Silva e Gatito, tocou na bola e ampliou o placar;
- 29 min: após tabela no ataque, Sassá recebeu na área, mas teve o chute bloqueado pela zaga;
- 33 min: Guilherme chutou da entrada da área e o goleiro rebateu para o alto;
- 34 min: em outro contra-ataque, um atacante recebeu na meia lua, chutou rasteiro e a bola saiu raspando a trave;
- 35 min: após tabela no ataque, João Paulo recebeu, entrou na área, chutou e o goleiro rebateu;
- 37 min: Airton errou passe no meio, um atacante avançou, rolou a bola para o companheiro, que concluiu e, quando a bola se dirigia para as nossas redes, Emerson Silva se esticou e salvou, mandando para escanteio.

2º tempo

- 1 min: o time adversário cobrou falta pela esquerda, sem ângulo e a bola acertou nosso travessão;
- 21 min: Pimpão puxou contra-ataque pela direita, rolou para o lado, Roger chutou da meia lua, o goleiro rebateu e Sassá concluiu por cima;
- 22 min: Emerson Santos cruzou da direita, Roger mergulhou e cabeceou para fora;
- 36 min: após escanteio da esquerda, Sassá concluiu na pequena área, o goleiro rebateu e após bate-rebate na área, a zaga equatoriana cortou a bola.

Cartões

 Amarelo para Airton, Marcelo e Pimpão;
 Airton e Marcelo receberam o terceiro amarelo e não podem enfrentar o Atlético Nacional.

Escalação/substituições

 Gatito Fernandez, Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva (Marcelo) e Victor Luis; Airton (Fernandes), João Paulo e Camilo (Roger); Guilherme, Sassá e Pimpão.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: