domingo, 19 de maio de 2019

Derrota merecida


 O Botafogo foi derrotado merecidamente pelo Goiás na tarde desse domingo, por 1x0, em Goiânia. Com uma exibição fraquíssima, tanto coletiva, como individualmente, o alvinegro só sofreu o gol aos 41 minutos da etapa final, mas poderia tranquilamente ter saído atrás no placar bem antes disso. O time alvinegro termina a 5ª rodada em 7º lugar, caindo duas posições em relação à rodada anterior.

 Com erros em demasia na saída de bola, o time alvinegro permitia contra-ataques perigosos do time goiano, como aos 7 minutos do 1º tempo, em bola perdida por Jonathan, mas a conclusão do jogador adversário saiu prensada e Gatito defendeu.

 O Glorioso deu um certo alento aos seus torcedores aos 15 minutos, com Erik pegando rebote após chute prensado de Gustavo, mas errando o passe para o meio da área adversária. Logo a seguir, aos 18, Erik fez boa jogada pela direita, tocou para Gustavo, que tirou dois marcadores, chutou cruzado, a bola resvalou na marcação e saiu raspando a trave. Porém ficou nisso, já que a partir daí quem teve maior volume ofensivo foi a equipe adversária.

 Aos 19, após cruzamento da esquerda, a bola foi cabeceada junto ao 2º pau, cruzou a extensão da pequena área alvinegra e a zaga afastou. Aos 24, em cruzamento fechado da esquerda, a bola encobriu Gatito, bateu na trave e na sobra foi chutada para fora. Aos 31, Gustavo passou errado, gerou contra-ataque, mas a bola foi chutada para fora. A pressão continuava. Aos 36, após novo cruzamento da esquerda, um atacante subiu livre e cabeceou para fora.

 Diante de tanta pressão sofrida, o Botafogo foi para o intervalo no lucro, com o 0x0 no placar. Mesmo não tendo ido bem na etapa inicial, a equipe retornou sem alterações para o 2º tempo.

 Logo no início da etapa final, aos 9, após choque de cabeça com um jogador adversário, Diego Souza precisou ser substituído por Igor Cássio. Logo após a substituição, Alex Santana arriscou de longe e o goleiro defendeu sem dificuldades. Com o jogo lento, sem chances sendo criadas, o treinador substituiu João Paulo por Pimpão aos 22, também para fortalecer a marcação pelo lado direito, mas o atacante mais uma vez não foi bem na partida.

 A equipe adversária chegou com perigo aos 31, após jogada pela esquerda, com a bola sendo chutada cruzada e Gatito defendendo. Um minuto depois, em chute de longe, a meia altura, Gatito mandou para escanteio. Aos 36, a última alteração do alvinegro, com Luiz Fernando substituindo Alex Santana. O Botafogo continuava errando as saídas de bola. Aos 41, a equipe adversária atacou pela direita, a bola foi cruzada em direção a nossa área, um atacante subiu entre Carli e Fernando e cabeceou com tranquilidade no canto, marcando o gol da vitória do Goiás.

 Após o gol, o Botafogo se lançou ao ataque, o que poderia ter feito antes, evitando proporcionar volume ofensivo ao time adversário. Na base do abafa, aos 45, Igor Cássio cruzou da direita, Jonathan cabeceou junto ao 2º pau e o goleiro mandou para escanteio.

 Bem difícil dizer quem se salvou na equipe nesse domingo. Foi uma partida abaixo da crítica da grande maioria dos jogadores. Com a equipe mal em campo, ao se aproximar os 40 minutos da etapa final, não seria mais inteligente se segurar e fortalecer o meio? Afinal, naquela altura, sem produzir ofensivamente, um empate manteria o time alvinegro a frente do próprio Goiás e do Internacional.

 O próximo jogo do Botafogo será pela Sul-Americana, quarta-feira, no Paraguai, diante do Sol de América. Pelo Brasileiro, o alvinegro encara o líder Palmeiras, sábado, em Brasília, com mando de campo nosso, sem Joel Carli, que recebeu o 3º cartão amarelo.

Cartões

 Amarelo para Joel Carli, Alex Santana e Igor Cássio.

Escalação/Substituições

 Gatito, Fernando, Carli, Gabriel e Jonathan; Gustavo; Alex Santana (Luiz Fernando), João Paulo (Pimpão), Cícero e Erik; Diego Souza (Igor Cássio).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: