domingo, 5 de maio de 2019

Enfim, um padrão de jogo vem se desenhando


 O Botafogo conseguiu emplacar a segunda vitória consecutiva no Brasileiro. Pela 3ª rodada, no Nilton Santos, o alvinegro superou o Fortaleza por 1x0, com de Alex Santana e terminou a rodada na 6ª colocação.

 Obviamente que três rodadas apenas não permitem maiores conclusões, nem para o bem, nem para o mal, mas alguns achavam que apenas mudar o treinador não resolveria e o que estamos vendo em campo com o novo trabalho tem mostrado o contrário. Anteriormente não víamos absolutamente nada, tanto tática, como tecnicamente, e agora a equipe começa a demonstrar certa evolução, com o treinador Barroca conseguindo aos poucos fazer os jogadores assimilarem a forma como quer a equipe atuando. Ainda há muito a evoluir, principalmente no que se refere à parte ofensiva, pois o time tem criado poucas chances de gol, porém a mudança de postura em campo serve de alento.

 O time alvinegro controlou bem o jogo, mas ainda assim foi a equipe adversária que assustou primeiro, logo aos 7 minutos, após cruzamento da esquerda, com o atacante subindo entre Carli e Gabriel e cabeceando a bola na trave. O time alvinegro teve a primeira boa oportunidade somente aos 19 minutos, quando Diego Souza dominou na direita, junto a linha de fundo, cruzou, Erik cabeceou na entrada da pequena área, o goleiro se esticou e espalmou para escanteio. Aos 26, Gilson recebeu de Gabriel, avançou pela esquerda, cruzou e Erik cabeceou para fora. Um minuto depois, Erik recuperou a bola junto da linha de meio de campo, avançou pela direita, driblou um marcador, invadiu a área, concluiu e o goleiro salvou.

 Defensivamente, fomos ameaçados aos 30, em chute rasteiro dado da esquerda, que passou próximo da meta de Gatito, e aos 37, em falta cobrada em direção a nossa área, com a bola sendo cabeceada para fora, mas com certo com perigo.

 O Glorioso retornou do intervalo sem alterações e foi o time cearense que chegou primeiro, aos 7 minutos, com chute forte de longe, que resvalou em Gilson e saiu para escanteio. Fernando, que vinha bem na partida, sentiu desgaste físico e foi substituído aos 12 minutos por Marcinho. Junto a essa alteração, tivemos outra, que foi a saída de Gustavo para a entrada de Alex Santana.

 Aos 16, a equipe adversária atacou pela esquerda, um atacante driblou Marcinho com certa facilidade, cruzou rasteiro, mas Gabriel se antecipou e afastou o perigo. Aos 24, Pimpão tocou para Diego Souza na área, pela direita, o atacante avançou, foi ao fundo, cruzou na medida para Erik, que cabeceou, o goleiro deu um tapinha salvando o gol, mas a bola sobrou para Alex Santana, que concluiu para as redes: 1x0 Fogão!

 A equipe adversária tentou chegar ao empate em chute de longe, a meia altura, aos 31, mas Gatito se esticou e espalmou. Aos 41 o treinador alvinegro substituiu Erik por Yuri, o time conseguiu controlar o restante da partida e garantiu a vitória.

 Hoje tivemos a estreia do jovem Fernando na lateral direita e, embora ainda seja cedo, afinal foi apenas o primeiro jogo dele, considero que o setor ficou bem mais seguro defensivamente.

Cartões

 Não foram aplicados cartões para jogadores alvinegros.

Escalação/Substituições

 Gatito, Fernando (Marcinho), Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo (Alex Santana); João Paulo, Cícero, Erik (Yuri) e Pimpão; Diego Souza.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: