quinta-feira, 30 de maio de 2019

Assim dá gosto


 Depois de ter vencido o Sol de América por 1x0 no jogo de ida da Sul-Americana, na partida da volta o Botafogo recebeu e goleou a equipe paraguaia por 4x0 no Nilton Santos. O placar foi bem construído e acabou sendo até pouco pelas situações criadas e, enfim, bem trabalhadas pela equipe.

 Se uma cobrança em jogos anteriores era a falta de objetividade, o não saber explorar o maior percentual de posse de bola, com muitos toques para os lados e para trás, ontem a coisa fluiu, o time trabalhou e trocou passes em velocidade e para a frente, gerou boas situações ofensivas e isso ficou bem refletido no placar final.

 O time como um todo esteve bem postado e focado na partida. O único que destoava dos demais na 1ª etapa era Alex Santana, que acabou sentindo uma lesão ainda na etapa inicial e foi substituído por Gustavo, cuja escalação no time titular já era cobrada por vários torcedores.

 O alvinegro não demorou para abrir o placar. Logo aos 7 minutos, em cobrança de escanteio efetuada por João Paulo pela direita, Cícero subiu mais que os defensores, cabeceou forte no canto alto e fez 1x0 para o Fogão! Aos 19, após boa troca de passes entre Erik e Diego Souza, Gilson recebeu no meio da área, girou o corpo tirando um marcador, concluiu e o goleiro salvou o gol. Aos 28, Erik puxou contra-ataque desde o campo de defesa, lançou Diego Souza, que avançou pela meia direita, deu um excelente passe para Luiz Fernando na área, a zaga tentou bloquear, a bola sobrou para o próprio Luiz Fernando, que girou o corpo e concluiu para as redes: 2x0 Fogão!

 Uma tranquilidade no placar e um futebol que convencia. A primeira chegada mais contundente da equipe paraguaia aconteceu aos 30 minutos, mas a bola foi chutada por cima da meta de Gatito. Aos 32, Luiz Fernando dominou na entrada da área, chutou forte e o goleiro mandou para escanteio. Mal no jogo, Alex Santana errou um passe aos 37, gerou contra-ataque, mas a conclusão saiu por cima do gol defendido por Gatito. O volante alvinegro sentiu uma lesão nessa jogada e deu lugar a Gustavo.

 O time paraguaio tentou pelo alto aos 40, em escanteio, mas a bola foi cabeceada para fora. Aos 42, em contra-ataque rápido do Botafogo, Erik tocou para Luiz Fernando, daí para Gilson, que rolou para trás na área, a bola ficou livre para João Paulo, que ao invés de chutar preferiu passar e errou a assistência, perdendo grande oportunidade para ampliar.

 A equipe paraguaia quando chegava ao ataque não levava tanto perigo à meta de Gatito, como aos 44, em jogada aérea, com a bola sendo cabeceada e o goleiro alvinegro defendendo sem problemas. Aos 45, em boa troca de passes no campo de ataque, Luiz Fernando recebeu na esquerda, arriscou o chute e mandou para fora. O jogo foi para o intervalo com a vantagem alvinegra de 2x0 e foi pouco diante do volume de jogo do time.

 Após o retorno do intervalo, o Glorioso manteve o volume e criou uma oportunidade logo aos 5 minutos, quando Luiz Fernando lançou Erik na direita, a bola chegou até Gustavo na entrada da área, que chutou forte, o goleiro espalmou e a zaga cortou. Dois minutos depois, Luiz Fernando recebeu no campo de ataque, tocou para Gilson na esquerda, que cruzou, a bola passou por Erik, mas não por Gustavo, que posicionado no 2º pau escorou para as redes: 3x0 Fogão!

 A classificação estava assegurada, mas as chances de gol continuavam. Aos 22, Diego Souza recebeu livre na área, tentou driblar o goleiro, mas foi desarmado. Aos 26, enfim o gol de Diego Souza, em jogada iniciada por Cícero, que recuperou a bola no campo de defesa, avançou para o ataque, tocou um bolão na direita para Erik, que rolou no meio da área para Diego, que dominou, chutou e ampliou o placar: 4x0 Fogão!

 Após o 4º gol, o treinador alterou a equipe, aos 28, tirando Diego Souza e Luiz Fernando e colocando em campo, respectivamente, Igor Cássio e Lucas Barros. O artilheiro da equipe na competição, Erik, teve uma boa oportunidade aos 31, quando recebeu na esquerda um bom lançamento de Gustavo, mas a conclusão do atacante foi bloqueada. Aos 37, Igor Cássio recebeu na direita, cruzou, Lucas Barros cabeceou junto ao 2º pau e o goleiro mandou para escanteio.

 Uma vitória incontestável do Botafogo. A fragilidade da equipe adversária não pode diminuir a grande atuação do Botafogo, pois já enfrentou outras equipes frágeis na temporada e não conseguiu mostrar bom futebol.

 Luiz Fernando parece estar retomando a confiança, marcando um gol e tendo atuação muito boa. Diego Souza participou bastante do jogo e foi premiado com o gol. Cícero também teve boa participação na partida, marcou um gol e ainda iniciou a jogada do gol de Diego Souza. Gilson também fez um bom jogo. Dos que entraram: Gustavo bem no jogo; Lucas Barros agradou jogando aberto pela esquerda, mais avançado; e Igor Cássio procurou se movimentar bastante, abrindo espaços na zaga adversária. A equipe, como um todo foi muito bem.

Cartões

 Não foram mostrados cartões para jogadores alvinegros.

Escalação/Substituições

 Gatito, Fernando, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana (Gustavo) e João Paulo; Erik, Diego Souza (Igor Cássio) e Luiz Fernando (Lucas Barros).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: