segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Entendendo o Estadual/2016

 No último final de semana teve início o Estadual do RJ/2016 e o Botafogo estreou com vitória sobre o Bangu, por 2x0. O Glorioso compõe o grupo B da competição.

 Vamos tentar entender o regulamento do campeonato, bem diferente da versão 2015:

Grupos A e B

 São 16 equipes disputando a competição, divididos em 2 grupos: A e B.

 Na 1ª fase as equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B, totalizando oito rodadas.

 As quatro melhores colocadas de cada grupo se classificam para o Grupo C.

Grupo C - Taça Guanabara

 O grupo C será na realidade a Taça Guanabara. Os pontos obtidos na fase anterior não são transferidos para esta, então as equipes começam zeradas. Os times do grupo C jogam entre si em sete rodadas e o melhor colocado ao final das mesmas será o campeão da Taça Guanabara.

 Mas não para por aí. Ainda do grupo C saem os semifinalistas do Estadual, que serão os quatro primeiros colocados do grupo.

Semifinais do Estadual

 As semifinais do Estadual serão disputadas em jogo único, sendo:

 - 1º do grupo C x 4º do grupo C;
 - 2º do grupo C x 3º do grupo C.

 As equipes classificadas em 1º e 2º lugar no grupo C terão a vantagem do empate na semifinal.

Decisão do Estadual

 A final do Estadual será disputada em duas partidas. Em caso de igualdade de pontos, o Campeão Estadual de 2016 será o de melhor saldo de gols nos dois jogos. Persistindo o empate, o campeão sairá na disputa de penalidades máximas.

Grupo D

 O regulamento é complexo e dentro do campeonato há um outro caminho, específico para  as equipes classificadas entre o 5º e o 8º lugar nos Grupos A e B. Estas equipes irão compor o Grupo D.

 As equipes do Grupo D se enfrentam em sete rodadas, com o 1º e 2º colocados se classificando para a Taça Rio, juntamente com o 5º e 6º colocados lá do Grupo C.

Taça Rio

 A Taça Rio terá os seguintes confrontos:

 - 5º colocado do Grupo C x 2º colocado do Grupo D;
 - 6º colocado do Grupo C x 1º colocado do Grupo D.

 Estes dois confrontos da Taça Rio serão disputados em jogo único, em campo neutro. Em caso de empate, a disputa para avançar para a final se dará em cobrança de penalidades máximas.

 A final da Taça Rio também será disputada em jogo único, em campo neutro. Em caso de empate o campeão será conhecido por meio de cobrança de penalidades máximas.

Rebaixados

 Os dois últimos colocados do Grupo D estarão rebaixados. Poderá haver necessidade de jogos de desempate, caso mais de duas equipes terminem com a mesma pontuação na última posição, ou duas ou mais na penúltima e apenas uma na última posição.

Nenhum comentário: