domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vitória ao apagar das luzes

 O Botafogo venceu a quinta partida no estadual, após 5 rodadas, mantendo-se com 100% de aproveitamento. A vitória, mais uma vez, foi apertada, por 2x1, com o gol da vitória saindo aos 45 do 2º tempo, em cobrança de pênalti.

 O time, embora tivesse o domínio da partida, não conseguia incomodar o adversário, já que falhava no setor de criação. O adversário teve uma chance clara e não aproveitou, com Jefferson salvando. No lance seguinte tivemos chance parecida, só que Luis Henrique não desperdiçou.

 A vantagem poderia deixar a partida mais tranquila, mas logo após o nosso gol, assim como em algumas partidas este ano, voltamos a ter problema com jogada aérea em nossa área. A bola cruzada foi apenas observada por Emerson, mas bem aproveitada pelo atacante, que não bobeou e encheu o pé, empatando a partida.

 Se o adversário tivesse um pouco mais de qualidade técnica, poderíamos ter ido para o intervalo em desvantagem.

 Voltamos do intervalo com Ribamar na vaga de Nuñez, que havia errado tudo que tentou na 1ª etapa. Mal o 2º tempo começou e Luis Henrique teve duas chances, uma em arremate na saído do goleiro e outra após cruzamento de Ribamar.

 Sem poder de criação, as chances escassearam. Por outro lado, o adversário, retraído, parecia satisfeito com o empate. O treinador então sacou Gegê, que hoje repetiu as atuações que tanto irritavam a torcida e colocou Neilton em seu lugar.

 Gegê, encarregado de criar as jogadas estava mal no jogo e foi merecidamente substituído, mas o triste foi que o time passou a atuar com três volantes e três atacantes. Os três homens de frente passaram a depender de jogadas de criação de Lindoso, Airton e Bruno. Isso constata a falta de opção no elenco e que precisamos de um meia de criação nesse time!

 O jogo seguia e, com o adversário fechado, a gente tentava chegar ao 2º gol. Luis Henrique deu dois chutes perigosos e Bruno Silva teve uma chance de frente para o goleiro.

 Quando parecia que a partida terminaria empatada, Neilton arriscou de fora da área e a bola foi no braço do zagueiro. O próprio Neilton cobrou a penalidade máxima e garantiu nossa vitória.

 Nosso próximo compromisso será na quarta-feira, contra o Fluminense, em Cariacica/ES.

 O zagueiro Renan Fonseca sentiu uma contusão durante o 2º tempo e foi substituído por Joel Carli.

Lances do jogo

1º tempo
- 14 min: contra-ataque perigoso desperdiçado pelo adversário, após falha de Diogo;
- 17 min: Luis Ricardo tocou para Gegê, que chutou colocado da entrada da área, com a bola passando perto da meta adversária;
- 20 min: nossa zaga cochilou, o atacante recebeu livre na área, chutou e Jefferson salvou, mandando para escanteio;
- 21 min: Lindoso lançou Luis Henrique, que entrou na área e concluiu entre as pernas do goleiro e abriu o placar: 1x0 Fogão;
- 25 min: bola lançada na nossa área, Emerson ficou apenas olhando e o atacante pegou de primeira e fez um golaço, sem chances para Jefferson: 1x1.

2º tempo
- 02 min: Luis Henrique recebeu na frente, concluiu, mas desta vez a bola tocou na perna do goleiro, voltou para Luis Henrique chutar novamente, mas na rede pelo lado de fora;
- 03 min: Ribamar cruzou da direita, Luis Henrique dominou na área, mas chutou mal;
- 28 min: Luis Henrique recebeu na área, pela direita, chutou cruzado e o goleiro se esticou e mandou para escanteio;
- 34 min: Luis Henrique recebeu na área e deu um bolão para Bruno Silva, livre, mas a bola bateu no joelho e ele perdeu o domínio;
- 37 min: após jogada de Neilton, Luis Henrique chutou e a bola passou bem perto da meta adversária;
- 44 min: após chute forte de Neilton, da entrada da área, a bola foi no braço do zagueiro e o árbitro marcou o pênalti;
- 45 min: Neilton cobrou a penalidade e desempatou para o Fogão: 2x1.

Cartões

 Não foram aplicados cartões para o Botafogo.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca (Joel Carli), Emerson e Diogo; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Gegê (Neilton) e Gervasio Nuñez (Ribamar); Luis Henrique.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

4 comentários:

Marcos Paret disse...

OLá amigo!

Eu acho que a coisa referente à falta de poder de criação (referência sua e de quem viu o jogo), pode sim ser resolvida com a entrada do Salgueiro, desde que ele não sinta nada em relação à adaptação. E de mais a mais, parece que o departamento de futebol tá ligado no caso do Lizio, aquilo sobre ele ser muito fininho e precisar de reforço muscular.

Se fizerem isto da forma correta, sem apressar os atletas, acho que podemos sair para a outra metade da temporada (a que importa) com 2 meias bem interessantes.

Cadré disse...

Olá Paret,

A torcida é para que o Salgueiro possa nos ajudar muito, mas acho que ainda assim precisamos de um meia que chegue para ser titular, além de um atacante experiente, para não ficar a carga somente em cima dos garotos.

Marcos Paret disse...

Mas vc não acha que o Airton está, com esta fase de mudança, chegando num patamar que tanto reclamam ter sido o do Arão (e que para mim, se ele vingar, fará com que esqueçamos de vez o traíra)?

O que eu vejo daqui é um Airton, agora, muito consciente do que pode produzir, muito inteligente e se o Salgueiro vingar, capaz de, com o uruguaio, formar uma meiuca bem interessante, desde que o terceiro homem (o volante-volante) seja bom. Aí já não sei se este será o Bruno ou o Lindoso, ambos ainda muito inconstantes.

Cadré disse...

Paret, o Airton é a boa surpresa neste início de temporada. Não esperava tanto dele. A questão é ele saber manter o equilíbrio emocional, evitar ser punido e ganhar sequência. Ele fez uma boa jogada na área adversária, mas faltou o toque final, faltou o toque para tirar o 10, talvez ali tenha faltado o tal "cacoete" de atacante.

Entre Bruno e Lindoso, para atuar mais fixo, prefiro o Bruno. Ainda tenho resistência ao Lindoso, posso mudar de opinião caso ele evolua. Gostaria que o Fernandes entrasse na vaga do Lindoso, mas que não sei porque não ganha chances com o treinador.