quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Fogão vence e, finalmente, convence

 A sexta vitória do Botafogo, após seis rodadas, foi conseguida em clássico contra o Fluminense e o placar foi 2x0. Depois de assistirmos alguns jogos em que dissemos "venceu, mas não convenceu", desta vez foi diferente. O time alvinegro demonstrou aplicação e foi superior ao adversário, garantindo sua classificação para a fase seguinte, a Taça Guanabara.

 Logo nos primeiros minutos de jogo, Gegê chutou com perigo, mostrando que o Glorioso estava disposto a buscar a vitória. Não demorou e aos 6 minutos o próprio Gegê, de cabeça, abriu o placar.

 O alvinegro continuou com o domínio da partida, o adversário havia chegado apenas em um chute de longe, antes que Ribamar escorasse um cruzamento para as redes e ampliasse o placar.

 Mesmo com a vantagem, o alvinegro continuava comandando as ações, tanto que o treinador fez uma substituição de ordem técnica/tática aos 36 do 1º tempo.

 O Fogão voltou do intervalo sem alterações e o adversário com mais uma mudança. Nos primeiros minutos da 2ª etapa nos postamos de maneira mais defensiva, talvez na expectativa de encaixarmos um contra-ataque. Com mais posse no início do 2º tempo, o adversário teve uma chance em bola na nossa área, com 1 minuto, em que Carli não alcançou (o único vacilo dele no jogo), mas o arremate foi por cima. Logo em seguida eles chegaram de novo e Diogo salvou, se antecipando ao chute do atacante e mandando para escanteio.

 Aos poucos fomos retomando o controle da partida. Nosso treinador colocou Neilton na metade da etapa final, na vaga de Luis Henrique, mas não chegávamos com perigo como na etapa inicial. Eles assustaram em cabeçada para trás de Diogo, que Jefferson defendeu e em chute do atacante na nossa área.

 Fizemos mais uma mudança, com Gegê dando lugar ao estreante Salgueiro. O uruguaio entrou demonstrando muita vontade, muita raça e participou de uma bela jogada de ataque, concluindo com perigo. Seguros em campo, conseguimos manter a grande vitória de 2x0 até o final.

 Uma grande atuação do zagueiro Joel Carli. Atuando ao lado do argentino, considerei que o jovem Emerson também evoluiu e esteve atento nas interceptações e antecipações.

 Airton também fez uma partida muito boa.

 Ainda deixamos alguns espaços pelo nosso lado direito de marcação, de onde saíram alguns cruzamentos, mas tal situação foi corrigida no 2º tempo.

 Luis Henrique é muito promissor, é muito jovem e até por isso precisa de orientação quanto a verificar se há um companheiro melhor colocado nas jogadas e passar a bola.

Lances do jogo

1º tempo
- 03 min: Gegê recebeu de Lindoso na entrada da área, girou o corpo, chutou e a bola saiu perto da meta adversária;
- 06 min: Diogo cruzou da esquerda, Gegê se antecipou aos zagueiros e cabeceou para as redes: 1x0 Fogão;
- 17 min: chute dado pelo adversário de fora da área, após rebote, que passou perto;
- 23 min: Luis Ricardo cruzou da direita e Ribamar, na área, escorou de primeira e ampliou: 2x0 Fogão;
- 30 min: contra-ataque perigoso do Botafogo, mas Luis Henrique não passou a bola e foi desarmado;
- 33 min: jogada rápida do adversário pela direita, a bola foi na área, mas a nossa defesa interceptou para escanteio.

2º tempo
- 01 min: bola cruzada da direita, Carli esticou a perna, não alcançou, o atacante dominou, porém chutou por cima;
- 04 min: Diogo salvou, cortando para escanteio antes da finalização do atacante;
- 06 min: Ribamar puxou contra-ataque, rolou para Gegê, que cruzou errado para Bruno Silva;
- 22 min: Diogo cortou de cabeça para trás e Jefferson se esticou e mandou para escanteio;
- 30 min: o atacante dominou na área e na saída de Jefferson concluiu para fora;
- 39 min: fizemos boa troca de passes no ataque e a jogada foi finalizada com chute de Salgueiro por cima.

Cartões
 Amarelo para Ribamar, Bruno Silva e Joel Carli.

Escalação/Substituições
 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson e Diogo; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê (Salgueiro); Ribamar e Luis Henrique (Neilton).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: