domingo, 18 de abril de 2021

Mais uma eliminação - previsível

 E o Botafogo teve a façanha de, em menos de uma semana, ser eliminado em duas competições. Se na quarta-feira o clube saiu da Copa do Brasil, após empate e derrota nos pênaltis para o ABC, equipe da série D, nesse sábado, ao ser derrotado pelo Fluminense por 1x0, no Maracanã, a equipe alvinegra não tem mais chances de se classificar para as semifinais do Estadual.

 Diferente da eliminação na Copa do Brasil, quando era esperada a passagem de fase, embora as atuações não estivessem agradando, a saída do Estadual foi um fato previsível, já que os vários tropeços diante de equipes consideradas pequenas tornaram a situação na competição bem delicada. Era preciso vencer o clássico, vencer o Macaé na última rodada e ainda torcer por outros resultados. Soma-se a isso o fato do time vir atuando muito mal, há vários jogos, sem padrão, sem conjunto, sem enxergarmos evolução tática e técnica.

 Em entrevista pós-clássico, o treinador alvinegro elencou alguns motivos que, segundo ele, levaram o alvinegro a essa situação:

jogaram quarta-feira a noite em Natal, retornaram para o Rio na quinta e tiveram que jogar o clássico já no sábado a tarde;

- alegou que o adversário teve a semana cheia para treinar;

- foram vários jogos em campos ruins, agora é que o time voltou a jogar em um gramado bom, o do Maracanã;

- resumir o trabalho que está sendo feito por conta de um jogo apenas não é justo;

- considera que o trabalho a nível de resultado esse sim foi ruim, pois não entregou os resultados esperados; 

- algumas peças não encaixaram bem no time;

- as lesões atrapalharam também;

- tem havido pouco tempo para treino devido à sequência de jogos;

- o aspecto emocional tem pesado para a questão da ineficiência ofensiva e o trabalho para melhorar essa questão, como treinos de repetição, é prejudicado pela falta de tempo para treinamentos.

 Sobre as alegações do treinador, a sequência de jogos afeta vários clubes. Começamos o Estadual com o time principal e nem por isso se observa a equipe ganhar conjunto.

 Sobre a alegação que o Fluminense teve a semana cheia para treinar, digo que o adversário nem atuou bem e nos venceu por conta da nossa visível fragilidade. Além disso, antes do jogo diante do Volta Redonda, também tivemos uma semana para treinar e na partida o que presenciamos não agradou nem um pouco.

 Ele disse que não é justo avaliar o trabalho por conta de um jogo, já eu digo que não é justo da parte dele dizer isso, afinal o trabalho vem sendo contestado pela sequência ruim de jogos. Nos últimos 5 jogos foram 4 empates (contra Madureira, Portuguesa, Volta Redonda e ABC) e a derrota para o Fluminense. Não fosse aquela virada ao apagar das luzes diante do Nova Iguaçu, estaríamos com uma sequência de 9 jogos sem vitórias. Ele mesmo admitiu que a nível de resultado o trabalho não é bom, então foi incoerente em dizer "avaliação por apenas um jogo".

 As lesões atrapalharam, mas um elenco mal montado e com a qualidade não ideal dá nisso, pois a saída de um ou dois por lesão faz diferença, pois faltam peças de reposição. Mas segundo o treinador as contratações ocorreram seguindo critérios, tudo dentro de um planejamento. Se o planejamento é esse que vemos até o momento, preocupa bastante.

 Agora, com o torcedor revoltado com duas eliminações em sequência, ouvir jogador e treinador falar em lado positivo, em olhar o copo cheio, sendo esse lado positivo o tempo para treinar daqui em diante, é triste. Saímos da Copa do Brasil para o ABC, equipe da série D, estamos fora do poderoso Estadual, mas eles enxergam lado positivo. Repito, é triste.

Saudações alvinegras.  

Nenhum comentário: